Buscar

P1 - Direito Internacional Privado I (2021 1) (PAE 3) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO I (UERJ 2021.1) (PAE 3)
PROVA FINAL
PRAZO PARA ENTREGA PELO AVA: 22h59min do dia 08/09/2021
NOME: _______________________________________________________________
MATRÍCULA: __________________________________________________________
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu, aluna/o identificado pelo nome e matrícula constante do cabeçalho desta prova, ao submetê-la por meio da plataforma AVA, declaro, sob as penas da lei, que realizei esta avaliação de forma individual e sem consulta a nenhum/a outro/a colega ou pessoa. Declaro também que o texto de cada resposta – exceto aqueles trechos reproduzidos entre aspas e com referência em nota de rodapé – é de minha exclusiva autoria e foi elaborado apenas por mim, como fruto de esforço intelectual e crítico individual. 
ORIENTAÇÕES
(1) A prova é escrita e individual. (2) Todas as respostas devem ser juridicamente fundamentadas e, quando apropriado, com referência ao dispositivo legal aplicável (basta a identificação do dispositivo legal, não sendo necessário transcrever o texto normativo). (3) A correção levará em conta, dentre outros aspectos, (a) a precisão técnica e teórica da resposta, (b) a consistência e sequência lógica da argumentação, bem como (c) a qualidade do texto. (4)  Ao entregar esta avaliação, a/o aluna/o declara, sob as penas da lei, que fez a avaliação de forma individual e sem consulta a nenhum/a outro/a colega ou pessoa. (5) A consulta à legislação, doutrina e jurisprudência é permitida, desde que a consulta seja feita direta e individualmente pela/o aluna/o. (6) Se necessário, eventual citação à doutrina e jurisprudência deve ser feita sempre entre aspas e acompanhada de referência em nota de rodapé que permita identificar com precisão o texto doutrinário ou julgamento citado. Respostas que simplesmente reproduzam uma sequência de citações de dispositivos legais, doutrina ou jurisprudência são insuficientes. Da mesma forma, respostas curtas (“sim”, não”, “está correto”, “está incorreto” etc.) seguidas de meras referências à doutrina (“Nesse sentido, leciona Jacob Dolinger”, “Como afirmado por Carmen Tiburcio”) ou à jurisprudência (“já decidiu o STJ”, “segundo precedente do TJRJ”) são igualmente insuficientes. (7) É indispensável que cada resposta traga a argumentação e análise jurídicas próprias de cada aluna/o, como fruto de esforço intelectual e crítico individual, escritas em suas próprias palavras.  Alunas/os que estudem por meio de cadernos e resumos de outras/os colegas devem ter a atenção redobrada para não reproduzirem em suas respostas, como se suas fossem, o texto da/o colega. (8) Considera-se que todo texto que não esteja entre aspas na resposta é de autoria e foi escrito exclusivamente pela/o aluna/o. (9) As respostas devem ser escritas neste próprio arquivo.  (10) Este arquivo da prova está à disposição no AVA a partir das 18h50 do dia 8 de setembro de 2021. O mesmo arquivo, contendo as respostas, deve ser submetido exclusivamente pela página da disciplina no AVA da UERJ até as 22h59 do dia 08/09/2021. Não serão aceitas respostas enviadas por e-mail. (11) A avaliação foi concebida e preparada para que possa ser feita, com tranquilidade, em cerca de 1h. O espaço de 4h alocado para a prova (das 18h50 às 22h59) foi pensado para permitir que cada aluna/o escolha o melhor momento para realização da prova, e não porque a prova demande 4h para resolução. Reserve, por isso, tempo suficiente para poder submeter o arquivo por meio do AVA, incluindo tempo suficiente para lidar com eventuais imprevistos e falhas tecnológicas. 
QUESTÕES
QUESTÃO 01 (4,0 pontos) – O art. 9º da Lei chinesa de Direito Internacional Privado, de 28.10.2010, prevê o seguinte: 
“No direito estrangeiro aplicável a uma determinada questão jurídica não se incluem as regras de conexão daquele país estrangeiro”. 
Já o art. 2596, caput do Código Civil e Comercial argentino prevê o seguinte: 
“Quando um direito estrangeiro for aplicável a uma relação, também se aplica o direito internacional privado desse país [estrangeiro]. Se o direito estrangeiro aplicável remete ao direito argentino, são aplicáveis as normas do direito argentino interno”. 
Compare esses dois dispositivos com a solução adotada pelo direito internacional privado brasileiro para o mesmo problema jurídico. 
QUESTÃO 02 (3,0 pontos) – Disserte especificamente sobre a relação entre o problema da qualificação no direito internacional privado e a categoria jurídica (conceito-quadro) da regra de conexão. 
[Atenção: Respostas que simplesmente tratem separadamente sobre qualificação e sobre a categoria jurídica, sem relacioná-las, não atendem à questão. A resposta deve especificamente abordar a relação entre os dois institutos] 
QUESTAO 03 (3,0 pontos) – Bento de Albuquerque Santiago era professor de direito brasileiro que viveu e morreu domiciliado no Rio de Janeiro. Ele sempre quis deixar, depois que morresse, metade de seus bens para o centro acadêmico da faculdade onde lecionava, mas ele tinha receio da reação de seus filhos e nunca encontrou o momento adequado para conversar com eles sobre esse desejo. 
Durante uma viagem de trabalho à Itália, o professor Santiago se sentiu repentinamente mal e foi levado para um hospital, onde permaneceu internado por dois dias. Logo depois de sair do hospital, muito assustado com o ocorrido, ele – sem que ninguém soubesse – escreveu de próprio punho, em uma folha de papel, seu testamento no quarto de seu hotel na Piazza di Spagna em Roma. No testamento, ele deixou metade dos seus bens para o centro acadêmico da faculdade. O documento foi assinado apenas pelo professor Santiago. Ao regressar ao Brasil, o professor Santiago entregou o testamento a uma amiga, que o guardou até a sua morte. 
Após sua morte, iniciado no Rio de Janeiro o processo judicial de confirmação do testamento, surgiu litígio entre os seus filhos e o centro acadêmico a respeito da validade formal do testamento. Todos concordam com as seguintes proposições, as quais devem ser consideradas corretas para o presente caso e não precisam ser discutidas na resposta: (1) segundo o direito internacional privado brasileiro, a validade formal de um testamento é, como regra, regida pelo direito do local onde feito (locus regit actum); (2) de acordo com o direito civil italiano, o testamento seria formalmente válido, mesmo sem a assinatura de nenhuma testemunha; (3) de acordo com o direito civil brasileiro, o testamento seria formalmente inválido, porque não fora lido e assinado na presença de pelo menos três testemunhas; (4) o conteúdo do testamento é válido, ou seja, o senhor Santiago poderia – não fosse a discussão sobre o vício de forma do testamento – ter deixado metade dos seus bens para o centro acadêmico. 
Os filhos do professor Santigado alegam, porém, que o direito italiano não pode ser aplicado à validade formal do testamento no presente caso, porque a sua feitura em Roma ocorreu em fraude à lei brasileira, que exige a assinatura de no mínimo três testemunhas para que o testamento particular seja válido. Diante da fraude à lei, a validade formal do testamento deve ser regida pelo direito brasileiro. 
Você é advogada/o do centro acadêmico. Analise o caso e, à luz do direito internacional privado brasileiro, exponha os argumentos que sustentaria na ação para defender a validade formal do testamento tendo em vista a alegação de fraude à lei suscitada pelos filhos do professor Santiago. 
REPOSTA À QUESTÃO 01
REPOSTA À QUESTÃO 02
REPOSTA À QUESTÃO 03

Outros materiais