Buscar

A atividade física e promoção da saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A atividade física tem extrema importância quando se fala em saúde e sua promoção, levando em conta a saúde mental, física e social. O fator saúde não é encontrado somente como um fator estático, ele tem sido estudado e discutido de maneira muito ampla sempre sendo trabalhado como um aspecto para a melhora da saúde física, mental e social. Para que a pessoa se mantenha saudável ela deve então se manter em constante movimento, sendo assim, praticando uma atividade física mesmo que essa seja de uma intensidade baixa. Dessa maneira fica fácil entender que a atividade física tem boa influencia na promoção da saúde. Pode-se afirmar que a atividade física pode ser considerada uma boa estratégia de promoção da saúde não só pela intervenção que ela trás, mas também por modificar o comportamento de quem a pratica, assim conduzindo um estilo de vida saudável. A atividade física tem sido já há bastante tempo tratada como uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ela pode trazer inúmeras vantagens parra os seus praticantes quando feita de maneira adequada para cada individuo. Diversas pesquisas tem nos mostrado que a atividade física promove uma qualidade de vida muito maior para quem pratica e também pode prevenir inúmeras doenças. Assim como é citado em (COELHO e BURINI, 2009)
as recomendações populacionais parecem ser adequadas para a prevenção de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemias em adultos saudáveis , o tratamento não medicamentoso dessas doenças requer uma prática mais sistemática de atividades físicas
Isto nos faz entender então que a atividade física tem suma importância tanto na prevenção de doenças quanto na manutenção da saúde, tanto que hoje o sedentarismo é um dos principais fatores para o aparecimento de doenças relacionadas a falta de atividade física e a incapacidade de realiza-la. Levando em conta que na atualidade o sedentarismo é tratado como fator primordial para doenças como Hipertensão Arterial, diabetes, problemas circulatórios e tantos outros, o estudo da Epidemiologia é essencial para a realização de atividades que a comunidade possa realizar, lembrando que essa estuda os fenômenos de saúde-doença e as causas delas em grupos de pessoas. Quando falamos em epidemiologia, seria interessante buscar a realização de varias ações para com a sociedade a fim de averiguar os níveis de saúde física, comportamental e social para que assim houvesse um melhor entendimento das pessoas que vivem ali. Avaliar uma pesquisa para conhecermos a condição de vida, o nível de atividade física e a resposta cardiovascular de cada individuo dentre um grupo de pessoas, seria provavelmente uma das primeiras ações ao realizar uma pesquisa epidemiológica. Saber como cada indivíduo responde a uma atividade física é a primeira maneira de saber o que e como pode ser feito por cada pessoa, levando em conta que cada pessoa responde de forma diferente a uma atividade, sendo capaz ou não de realizar a mesma. Outro fator que seria importante associar a capacidade de realização da atividade é o ambiente externo em que se vive e que se pratica tal atividade, levando em conta que este pode ou não gerar um estresse e um desconforto físico e mental para o indivíduo. Para que estas atividades sejam realizadas deve sempre procurar um educador físico para que não seja feito algo acima do que a pessoa seja capaz de realizar e assim sendo prejudicada e recebendo uma resposta ruim do seu corpo diante o exercício físico feito.
Todo educador físico sendo ou não responsável por parte da saúde física das pessoas da comunidade, deve apresentar algumas atividades físicas as pessoas que estão sendo tratadas em sua volta, sendo que já foi comprovado que esta melhora a condição de vida das pessoas que praticam. Realizaria sempre atividades em grupos para melhor interação dos alunos que ali estivessem. Começando com um alongamento em dupla sempre trabalhando todo o corpo para que não apareça alguma lesão muscular pela falta deste, logo após esta atividade começaríamos um trabalho de exercícios de contração isométrica sem aquisição de pesos em series cronometradas, atividade esta realizada em duplas para o auxilio de equilíbrio entre as duas pessoas. Logo após feito isso iniciaríamos uma caminhada em um ritmo leve aumentando a velocidade progressivamente até que demonstrem ter a capacidade de iniciar uma corrida leve, sempre respeitando os limites de cada individuo, atividade esta que teria tempo e distancia indeterminados aumentando a dificuldade conforme o passar do tempo para que cada pessoa possa se adaptar dentro de suas possibilidades e capacidades aeróbicas.

Outros materiais