Buscar

Introdução de fauna e flora exótica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução de fauna e flora exótica
Alunos: Emannuelly Amaral e Lucas Verciane
Docente: Délcio César Cordeiro Rocha
Disciplina: Conservação e Manejo da Fauna
1
O que é?
Espécie exóticas são todas aquelas que se estabelecem pela mão do homem para um território em que estavam originalmente ausentes. Esse transporte pode ser voluntário ou involuntário.
2
Termos
Fauna silvestre nativa: Táxon nativo e restrito a uma determinada área geográfica. 
Fauna Alóctone: A que não é originária da região, que veio de fora.
3
Figura 2: Fauna silvestre brasileira
termos
Fauna silvestre exótica: Todas as espécies que não ocorram naturalmente no território brasileiro, possuindo ou não populações livres na natureza, geralmente introduzida pelo homem.
Figura 2: Javali
4
Termos
Fauna doméstica: Todas as espécies que através de processos tradicionais de manejo tornaram-se domésticas, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem.
5
Figura 3
termos
Espécies exóticas invasoras: Espécie introduzida que avança, sem assistência humana, e ameaça habitats naturais ou seminaturais.
Espécie estabelecida: Espécie exótica que consegue se reproduzir e estabelecer populações autossustentáveis.
Figura 4: Abelha européia
6
Como começou? 
A introdução das espécies exóticas, começou na necessidade do homem de levar consigo, animais e plantas em suas longas viagens, para tornar o ambiente mais familiar. 
7
Quando começou?
Foi provavelmente a partir do sec. XVI, quando as viagens transcontinentais se tornaram mais frequentes, que houve uma maior difusão.
8
No Brasil
Destaque-se aqui o importante papel dos Portugueses. Com a chegada dos viajantes vieram também os cães, os gatos, os porcos e os ratos, que de acordo com relatos da época, extinguiram em poucos anos algumas espécies de aves. 
9
O problema das espécies exóticas 
A propagação das espécies exóticas é hoje a segunda maior causa de perda de biodiversidade na natureza. Os efeitos dessa disseminação são avassaladores do ponto de vista ambiental, econômico e de saúde.
10
Praga?
Nas espécies animais, em particular, quando existem relações de predador-presa, a abundância de uns é razoavelmente regulada pela abundância dos outros. 
Já no caso das plantas, é perfeitamente possível que uma exótica invasora acabe por destruir completamente uma comunidade de espécies autóctones, acabando por conduzi-las à extinção.
11
                                                                    
Remanescente de Mata Atlântica em São Paulo (Cidade universitária USP) invadido por palmeira de origem australiana. No lugar de dezenas de espécies nativas diferentes como angicos, palmitos, perobas e canelas, somente ela – dispersada por pássaros generalistas.
Remanescente de Mata Atlântica em São Paulo (Cidade universitária USP) invadido por palmeira de origem australiana. No lugar de dezenas de espécies nativas diferentes como angicos, palmitos, perobas e canelas, somente ela – dispersada por pássaros generalistas.
12
Figura 5:
Há dois cenários:
Ou a espécie introduzida carece de uma mais valia competitiva e desaparece ou sobrevive com dificuldade sem deixar marcas na paisagem 
Ou, encontra um ecossistema favorável, porventura sem inimigos naturais e com recursos inadequadamente preparados para a enfrentar, e multiplica-se por vezes exuberantemente transformando-se numa praga.
13
Estudos
Helena Bergallo, professora e pesquisadora do Laboratório de Ecologia de Mamíferos do Departamento de Ecologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), coordena uma equipe que há dez anos trabalha no mapeamento e avaliação do impacto causado pelas espécies exóticas. 
14
Estudos
Para ela, a solução seria realmente exterminar alguns animais para impedir que outras espécies fossem extintas. Como exemplo ela cita o sagui-da-serra-escuro, o Callithrix aurita, que consegue cruzar com outras espécies, porém existe o risco de gerarem filhotes estéreis. 
15
Figura 6: Sagui-da-serra-escuro
Principais problemas 
Competição – seja por espaço ou por recursos, algumas espécies invasoras acabam prevalecendo em ambientes já modificados ou no qual elas não encontrem predadores naturais. 
16
Principais problemas
Predação – Vários animais de estimação e de criação acabam predando pequenas espécies da fauna nativa. 
Transmissão de doenças – Animais e plantas invasoras podem transportar também fungos, bactérias, vírus e outros pequenos seres nocivos às espécies nativas. 
17
8
O pombo doméstico é uma espécie invasora que domina as cidades, sendo uma das aves mais vistas em ambiente urbano e causador de várias doenças.
18
Figura 6:
Principais problemas
Hibridização – Uma invasora que encontre outra espécie nativa semelhante pode acabar cruzando e gerando descendentes híbridos, perdendo as características da espécie nativa original. 
19
Figura 7:
Principais problemas
Alteração do habitat – Algumas espécies modificam o local onde se fixam, alterando a composição da serapilheira, do regime de fogo e queimadas, dos recursos hídricos, da oferta e diversidade de alimentos, entre outros.
20
Conclusão 
Atualmente, continuam-se a introduzir espécies por todo o mundo e de certa forma é natural que assim seja. Não seria desejável que tivéssemos de continuar a consumir apenas pão de bolota e parece razoável, e desejável até, que possamos incluir na nossa dieta, o milho, o trigo, a batata, a galinha, ou o peru. 
21
Pense nisso ! 
É curioso que passados dois mil anos consideremos como um património natural a preservar, muitos biótipos mediterrânicos que não são mais do que uma criação do Homem. 
Será que daqui a dois mil anos os nossos descendentes irão procurar preservar os eucaliptais com o mesmo entusiasmo com que nós protegemos os nossos soutos (povoamentos de castanheiros)?
22
Referências 
Acesso dia 23/08/217, entre 14h e 16h
http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=2&cid=88752&bl=1&viewall=true#Go_1
http://ciclovivo.com.br/noticia/especies_exoticas_da_fauna_e_flora_afetam_biodiversidade_nativa_brasileira/
http://www.redeprofauna.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=143
http://www.informarubatuba.com/fauna-tamoia-12-especies-exoticas
http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-que-sao-e-quais-sao-os-principais-animais-exoticos-brasil/
https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/plantas-invasoras-lista/
http://www.redeprofauna.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=143
http://blogvisaoy.blogspot.com.br/2014/07/o-progressivo-desaparecimento-da-fauna.html
https://es.dreamstime.com/fotos-de-archivo-collage-de-la-granja-image21584623
http://amaiabru.olhares.com/foto/72410
http://infograficos.estadao.com.br/public/cidades/palmeira-jucara/
23

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando