Buscar

AV HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL

Prévia do material em texto

HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL
	
	Avaiação Parcial: CEL0484_SM_201702506053 V.1 
	 
	Aluno(a): FRANCISCA ANTONIA DA SILVA
	Matrícula: 201702506053
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 24/09/2017 18:07:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702807617)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os gregos são considerados os primeiros a se preocupar em estudar, em conservar os fatos do passado. Sobre a concepção dos gregos a respeito da história é correto dizer que:
I - para Homero, história é um exercício de observação. A função do historiador é julgar  as ações, verificar os erros e falhas.
II - para Tucídides, quem viu pode relatar os fatos, quem não viu, não estaria habilitado.
III - Heródoto foi considerado o pai da História.
		
	
	apenas as opções I e II estão corretas.
	
	apenas a opção III está correta
	
	apenas a opção I está correta
	 
	todas as opções estão corretas.
	
	apenas a opção II está correta
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702568606)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	História e Arqueologia, sendo ciências com o olhar voltado ao passado, acabam se aproximando. Esse contato, no entanto, não se dá de maneira simples, exigindo por parte de cada uma cuidados e um olhar crítico constante. Sobre essas considerações, qual afirmação está CORRETA:
		
	
	A tensão reside na dificuldade de estabelecer os limites entre as disciplinas, o que gera erros de parte a parte.
	
	História e Arqueologia se confundem, sendo inclusive nuances de uma mesma disciplina. Devem ser vistas como estudos subordinados, sendo a História mais importante.
	 
	historiadores e arqueólogos olham para o tempo, mas tem objetos diferentes de pesquisa; o primeiro pensa o homem e suas relações, o segundo, objetos e artefatos.
	
	A Arqueologia é, de fato, um ramo da História, seu papel é estudar os artefatos do passado e dar apenas subsidios aos arqueólogos. 
	
	Os arqueólogos tem parte importante nesta crise, uma vez que tem o velho hábito de observar as demais disciplinas como auxiliares do seu trabalho.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702572388)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Mas a preocupação do futuro atormenta-me menos pelos Troianos... que por ti, quando um Aqueu de cota de bronze te levar consigo, chorosa, arrancando-te a luz da liberdade. Talvez então, em Argos, teças para uma outra; talvez leves a água da fonte... sofrendo mil constrangimentos porque um destino brutal pesará sobre ti." Essa fala do troiano Heitor à sua mulher (Ilíada, VI) pode ser tomada como prova de que, no mundo homérico:
		
	 
	às mulheres, de qualquer condição, cuja comunidade era derrotada na guerra, estava reservada a escravidão
	
	os homens, tanto gregos quanto troianos, temiam as guerras porque, para os perdedores, elas significavam a morte.
	
	as mulheres eram tratadas com mais respeito e sensibilidade do que viria a acontecer a seguir nos períodos arcaico e clássico.
	
	os vencedores, na guerra, poupavam a vida dos guerreiros derrotados em troca da escravização do restante da população.
	
	os troianos, ao contrário dos gregos, estavam mais preocupados com o seu bem estar particular do que com o coletivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703209884)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos personagens mais conhecidos da Ilíada, obra em que é narrada a Guerra de Troia, é Aquiles. A lenda que envolve sua origem relaciona seu nascimento e seus dons aos deuses. Podemos resumir esse mito da seguinte maneira:
		
	 
	Aquiles era filho de uma deusa e um homem comum. Apesar disso foi considerado um dos mais poderosos guerreiros de seu tempo mesmo mantendo o status de mortal.
	
	Aquiles foi assassinado no início do combate. Seu adversário foi o rei Príamo de Troia e sua morte representou uma virada nos rumos da guerra.
	
	Aquiles, após a morte, recebeu o status de divino. Passou a ser adorado em várias poleis gregas, sobretudo em Atenas onde possuía um templo na Acrópole.
	
	Aquiles, por ser filho de Poseidon, julgava-se mais poderoso que outros deuses. Desta forma, foi amaldiçoado e acabou morrendo com uma flecha no calcanhar.
	
	Aquiles, por ser indicado como o guerreiro aqueu mais poderoso, é responsável pela derrubada das muralhas de Troia. Após a introdução do cavalo na cidade, ele ordenou a destruição da muralha.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201702572385)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Chegamos à terra dos Ciclopes, homens soberbos e sem leis, que, confiando nos deuses imortais, não plantam nem lavram; entre os quais tudo nasce, sem que a terra tenha recebido semente nem cultura [...] Não têm assembléias que julguem ou deliberem, nem leis [...] e cada um dita a lei a seus filhos e mulheres, sem se preocuparem uns com os outros. (Homero. Odisséia) O texto elaborado na Grécia antiga observava na existência daqueles Ciclopes estranhos:
		
	
	a proeminência de um individualismo guerreiro e um descompromisso para com as ações coletivas.
	
	uma indiferença para com a religião politeísta e uma extrema afabilidade nas relações familiares.
	 
	uma ausência de regras comuns de convivência e de um espaço coletivo de deliberação política.
	
	uma possibilidade de expansão da democracia e de instalação de colônias fora da Grécia.
	
	uma sofisticação de costumes e de comportamentos ainda não conspurcados pela vida da Polis.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702565939)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Se utilizarmos como parâmetro o sentido moderno do termo Estado, sobretudo com implicações de unidade política, tal palavra não pode ser aplicada à Grécia Antiga. Esse dado pode ser comprovado pelo fato que:
		
	
	todas as poleis possuíam um deus protetor diferente.
	 
	as cidades eram independentes nos assuntos de seu próprio interesse e, por vezes, até guerreavam entre si.
	
	prevaleciam padrões culturais diferenciados nas várias regiões.
	
	as cidades eram independentes nos assuntos de seu próprio interesse, mas apresentavam-se externamente como uma federação.
	
	não havia unidade de língua e religião entre as várias populações urbanas.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702565921)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A religiosidade grega era cercada de obrigações para os cidadãos das polis. Vivenciá-la em plenitude era também uma questão de cidadania. Podemos afirmar acerca desse traço cultural dos helenos o seguinte aspecto:
		
	
	a religiosidade grega, embora pré-cristã, tinha elementos semelhantes tais como: a noção de pecado e os cultos as divindades.
	
	fazia parte da religiosidade humana a ida aos santuários dos deuses onde eram realizados sacrifícios, inclusive, humanos
	 
	os deuses gregos eram seres humanos superlativizados, ou seja, tinham os mesmos defeitos e qualidades, porém em dimensão muito maior. Gozavam ainda da imortalidade.
	
	a religiosidade grega era vivenciada de forma distinta nas diversas polieis.
	
	a religiosidade, assim como a política, era uma atividade destinada apenas aos cidadãos, ou seja, aos homens adultos. Mulheres e crianças estavam vetadas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703462631)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O século V aC assistiu a mudanças importantes no pensamento grego. Vários filósofos se dedicaram a discutir a formação do cidadão. Alguns deles, entendiam que o mais importante no aprendizado do bom cidadão, era a arte da boa retórica. Para estes pensadores, era fundamental, para o debate político na praça pública, a capacidade de convencer, persuadir, através do domínio da argumentação, que deveria ser construída, com base em argumentos racionais. A persuasão era mais importante que a verdade, uma vez que esta podia ser relativa. Quem eram esses filósofos?
		
	
	Mitológicos
	
	Socialistas
	
	Pré-socráticos
	
	Marxistas
	 
	Sofistas9a Questão (Ref.: 201702789691)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Alexandre, sucessor de Filipe II rei da Macedônia, continuou os feitos de seu pai e ampliou o domínio sobre a região das comunidades gregas. O evento que permitiu aos monarcas macedônios tamanho êxito foi, sem dúvida: 
		
	
	a disputa crescente entre as poleis de Tebas e Chipre pela hegemonia regional.
	
	os problemas decorrentes das invasões persas à região, o que provocou muita fragilidade.  
	
	a desagregação da Civilização Micênica, líder regional do período.
	
	a tentativa de Esparta de conquistar sozinha o território troiano, enfraquecendo a região.
	 
	as contendas internas entre as poleis, o que culminou na Guerra do Peloponeso.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702575634)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Paidéia (educação) ateniense fortaleceu-se em torno da valorização da retórica e da filosofia. Esta busca esteve relacionada a:
		
	
	Ao incentivo governamental
	
	Guerras contra os Persas
	 
	A Democracia
	
	Reforma de Sólon
	
	Guerra do Peloponeso

Continue navegando