Buscar

Introdução aos Biomas e Solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ECOLOGIA
FORMAÇÃO DO SOLO
AGENTES: MATERIAL DE ORIGEM, TOPOGRAFIA, CLIMA
PROCESSOS: ADIÇÃO, REMOÇÃO, TRANSFERÊNCIA E TRANSFORMAÇÕES
“BOLA DE LAVA”ALTAS TEMPERATURAEVAPORAÇÃOCONDENSAÇÃOCHUVASRESULATNDO NA CONSOLIDAÇÃO DO MATERIAL DE ORIGEM
A VARIAÇÃO NA AMPLITUDE TÉRMICA FOI RESPONSÁVEL POR PARTICULAR O MATERIAL DE ORIGEM (QUANTO MAIS DISTANTE O OCEANO, MAIOR A VARIAÇÃO DE AMPLITUDE TÉRMICA- SOLO ESQUENTA RÁPIDA E RESFRIA RÁPIDO)
INTEMPERISMO- QUEBRA DE PARTÍCULAS DO SOLO (CLIMA, RELEVO, TEMPO)
EX: INTEMPERISMO BIOLÓGICO- AÇÃO DE ORGANISMOS, COMO RAÍZES DE PLANTAS, LÍQUENS E FUNGOS
EROSÃO: REMOÇÃO/TRANSFERÊNCIA DO MATERIAL PARTICULADO DO SOLO
HORIZONTES DO SOLO- VARIAÇÃO NA QUANTIDADE DE NUTRIENTES, GRANULOMETRIA DO SOLO
EX: UM SOLO RICO EM ROCHAS POSSUI MAIS NUTRIENTES, PORÉM, ESSES NUTRIENTES NÃO SÃO SOLUBILIZADOS.
APENAS O QUE ESTÁ NA SUPERFÍCIE PODE SE LIXIVIADO E SOLUBILIZADO PARA OS ORGANISMOS 
SEM SOLO É IMPOSSÍVEL QUE UMA VEGETAÇÃO TERRESTRE CRESÇA. OS SOLOS PROPORCIONAM UMA FONTE DE ÁGUA ARMAZENADA, UMA RESERVA DE NUTRIENTRES MINERAIS, UM MEIO EM QUE O NITROGÊNIO ATMOSFÉRICO PODE SER FIXADO PARA SUA UTILIZAÇÃO PELAS PLANTAS E O SUPORTE QUE PERMITE ÀS PLANTAS SE ERGUEREM E EXPOREM SUAS FOLHAS À LUZ SOLAR.
BIOMAS
BIOMA: CONJUNTO DE PLANTAS E ANIMAIS QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS SIMILARES DEVIDO A SIMILARDADE DE SEUS HABITATS;
CONJUNTO DE HABITATS OU ECOSSISTEMAS COMO REPRESENTATIVIDADE NO GLOBO
BIOMA ≠ECOSSISTEMA
BIOMA TRATA-SE DE UMA ESCALA GLOBAL, ENQUANTO QUE ECOSSITEMA SÃO REPRESENTANTES DOS BIOMAS EM ESCALA LOCAL
TODO BIOMA TEM GRADIENTES DE CONDIÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS RELACIONADAS À TOPOGRAFIA E GEOLOGIA LOCAIS.
AS VARIAÇÕES LOCAIS EM TOPOGRAFIA PODEM IGNORAR OS PADRÕES CLIMÁTICOS. POR EXEMPLO, A TEMPERATURA CAI COM O AUMENTO DA ALTITUDE E UM EFEITO DISSO É A VEGETAÇÃO NA PARTE ALTA DE UMA MONTANHA TROPICAL TENDER A ASSEMELHAR-SE À VEGETAÇÃO DE ALTITUDES BAIXAS NAS LATITUDES SETENTRIONAIS.
SOLO
QUANDO AS SUPERFÍCIES DESSAS ROCHAS SÃO DECOMPOSTAS PELO CALOR, FRIO, DEGELO, ELAS ORIGINAM UMA DIVERSIDADE DE TIPOS DE SOLO QUE REFLETEM NA SUA ORIGEM GEOLÓGICA.
SOLO: CAMADA SUPERFICIAL E FISICAMENTE ALTERADA DA CROSTA TERRESTRE, ATÉ CERCA DE 3M DE PROFUNDIDADE. É COMPOSTA POR 4 ELEMENTOS BÁSICOS: ARGILA, SÍLICA, AREIA E ROCHAS.
SOLO ARGILOSO: RETÉM MAIS ÁGUA E NUTRIENTES, É RESPONSÁVEL PELA DRENAGEM DO SOLO (PARA SER CONSIDERADO UM SOLO ARGILOSO DEVE POSSUIR >35% DE ARGILA)
SOLO ARENOSO: RETÉM MENOS NUTRIENTES POIS PASSA POR UM PROCESSO RÁPIDO DE LIXIVIAÇÃO (PARA SER CONSIDERADO UM SOLO ARENOSO DEVE POSSUIR >80% DE AREIA)
OU SEJA, O SOLO RESULTADO DA INTERAÇÃO A LONGO PRAZO ENTRE CLIMA, ORGANISMOS, TOPOGRAFIA E MATERIAL DE ORIGEM
BIOMAS- CARACTERÍSTICAS
FLORESTA PLUVIAL TROPICAL
REPRESENTA O PICO DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA. É O BIOMA MAIS PRODUTIVO DA TERRA (PRODUTIVIDADE FOTOSSINTÉTICA). TAL PRODUTIVIDADE RESULTA DA RADIAÇÃO SOLAR ALTA RECEBIDA DURANTE TODO O ANO E A CHUVA REGULAR E ABUNDANTE. A PRODUÇÃO É MAIS ALTA NO DOSSEL FLORESTAL DENSO DE FOLHAGEM PERENE.
ÁRVORES JOVENS PERMANECEM EM UM ESTADO DE SUPRESSÃO E SÓ CRESCEM SE UMA CLAREIRA SE FORMAR NO DOSSEL.
A DIVERSIDADE DE ÁRVORES DE FLORESTAS PLUVIAIS FORNECE UMA CORRESPONDENTE DIVERSIDADE DE RECURSOS PARA HERBÍVOROS. UMA DIVERSIDADE DE FOLHAS E UMA CONSTANTE SEQUÊNCIA DE PRODUÇÃO DE FRUTOS E SEMENTES ASSEGURA ALIMENTO PARA TAIS ESPÉCIES, COMO MORCEGOS FRUGÍVOROS.
QUASE TODOS OS NUTRIENTES MINERAIS NUMA FLORESTA PLUVIAL ESTÃO CONTIDOS NAS PRÓPRIAS PLANTAS, ONDE ESTÃO PROTEGIDOS DE LIXIVIAÇÃO. QUANDO UMA FLORESTA É DESMATADA OS NUTRIENTES SÃO LIBERADOS E LIXIVIADOS, A REGENERAÇÃO COMPLETA DO SOLO E DO ESTOQUE DE NUTRIENTES PODE LEVAR SÉCULOS.
SAVANA
A VEGETAÇÃO DA SAVANA CONSISTE CARACTERISTICAMENTE EM CAMPO COM PEQUENAS ÁRVORES ESPARSAS, MANADAS DE HERBÍVOROS PASTEJADORES INFLUENCIAM A VEGETAÇÃO, FAVORECENDO AS GRAMÍNEAS.
CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS: SATURAÇÃO HÍDRICA E NUTRIENTES ESPARSOS NO SOLO.O CRESCIMENTO DE PLANTAS É LIMITADO PELA SECA E HÁ UMA FORTE SAZONALIDADE.
CAMPOS TEMPERADOS
OCORRE NA ESTEPES, PRADARIAS E PAMPAS; SOFREM SECA SAZONAL
DESERTO
SÃO QUENTES E ÁRIDOS, SENDO DESPROVIDOS DE VEGETAÇÃO. A VEGETAÇÃO DE DESERTO ENQUADRA-SE NO PADRÃO DE COMPORTAMENTO DE SER PERENE COM PROCESSOS FISIOLÓGICOS LENTOS. CACTOS E OUTRAS SUCULENTAS E ESPÉCIES ARBUSTIVAS PODEM FECHAR SEUS ESTÔMATOS E TOLERAR PERÍODOS LONGOS DE INATIVIDADE BIOLÓGICA. A RELATIVA POBREZA DE VIDA ANIMAL NOS DESERTOS ÁRIDOS REFLETE A PRODUTIVIDADE BAIXA DA VEGETAÇÃO.
FLORESTA TEMPERADA
VEGETAÇÃO COMPOSTA POR ÁRVORES DECÍDUAS, PERDEM SUAS FOLHAS NO OUTONO E TORNAM-SE DORMENTES, APÓS TRANSFERIREM MUITO DO SEU MATERIAL MINERAL PARA SEU CORPO LENHOSO. OS SOLOS SÃO RICOS EM MATÉRIA ORGÂNICA, QUE CONTINUAMENTE É DECOMPOSTA E REVOLVIDA POR MINHOCAS E OUTROS ANIMAIS DETRITÍVOROS.
A VARIABILIDADE DE MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO TAMBÉM INFLUENCIA A BIOTA QUE PODE OCORRER. A MATÉRIA ORGÂNICA SE ACUMULA COM TAXAS DIFERENTES EM SOLOS DISTINTOS, E VARIAÇÕES LOCAIS NO BALANÇO ENTRE MATERIAIS MINERAIS E ORGÂNICOS NO SOLO CONTRIBUEM PARA A COMPLEXIDADE DE MOSAICOS AMBIENTAIS.
UM MAPA DE BIOMA NÃO REPRESENTA UM MAPA DE DISTRIBUIÇÕES DE ESPÉCIES. ELE MOSTRA ONDE ENCONTRAMOS ÁREAS DE TERRA DOMINADAS POR VEGETAIS COM ASPECTOS, FORMAS E PROCESSOS FISIOLÓGICOS CARACTERÍSTICOS.
DIFERENCIA-SE UM BIOMA A PARTIR DA VARIAÇÃO NA PROPORÇÃO DE GRAMÍNEAS, ARBUSTOS E ÁRVORES
ÁRVORES, ARBUSTOS E GRAMÍNEAS COMPETEM POR ESPAÇO E RECURSOS, OU SEJA, UMA PRESSÃO COMPETITIVA
ECOSSISTEMAS
CAATINGA- A POUCA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA IMPEDE QUE OS NUTRIENTES ESTEJAM DISPONÍVEIS PARA A FAUNA E A FLORA
MOSAICO FITOFISIONÔMICO (VÁRIOS TIPOS DE VEGETAÇÃO)-NO MEIO DE TANTA ARIDEZ, A CAATINGA COM SUAS “ILHAS DE UMIDADE” E SOLOS FÉRTEIS PODEM PRODUZIR QUASE TODOS OS ALIMENTOS.
AMAZÔNIA- SOLO POBRE, PORÉM A FLORESTA O ADUBA CONSTANTEMENTE. QUANDO O SOLO É DESMATADO TORNA-SE RAPIDAMENTE INFÉRTIL (EM UM PERÍODO DE 3 ANOS) POIS NÃO HÁ MAIS A “ADUBAÇÃO” NATURAL
AS ÁRVORES DEVEM TEM UM BALANÇO POSITIVO DE CARBONO (FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO), OU SEJA, DEVEM FOTOSSINTETIZAR MAIS DO QUE RESPIRAM. PARA QUE ISSO OCORRA É NECESSÁRIO A CONSTÂNCIA DE RECURSOS COMO ÁGUA E LUZ PARA A FOTOSSÍNTESE SER CONSTANTE E SEU LENHO (TRONCO) POSSA CRESCER.
CERRADO- DINÂMICA DO FOGO; AS GRAMÍNEAS ALIMENTAM O FOGO DE QUEIMADAS NATURAIS, QUE PROMOVEM A GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE CERTAS ESPÉCIES DE PLANTAS.
BIOMAS- CARACTERÍSTICAS
FLORESTA SETENTRIONAL DE CONÍFERAS
FLORA ARBÓREA MUITO LIMITADA, PODENDO SER DOMINADA POR PINHEIROS.
AS ÁREAS OCUPADAS PELA TUNDRA E PELAS FLORESTAS SETENTRIONAIS DE CONÍFERAS FORAM OCUPADAS POR GELEIRAS DURANTE O ÚLTIMO PERÍODO GLACIAL.
TUNDRA
ARBUSTOS BAIXOS, GRAMÍNEAS, MUSGOS E LÍQUENS.
COMO RESULTADO DAS ATIVIDADES HUMANAS, A ATMOSFERA CONTÉM UMA CONCENTRAÇÃO CRESCENTE DE DETERMINADOS GASES, COMO O DIÓXIDO DE CARBONO. PREVÊ-SE QUE ESSAS MUDANÇAS POSSAM LEVAR A UM AUMENTO NA TEMPERATURA E ALTERAÇÕES NOS PADRÕES CLIMÁTICOS. CONSIDERANDO A INFLUÊNCIA DO CLIMA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE BIOMAS, PREVÊ-SE QUE O MAPA DE BIOMAS SE ALTERE SIGNIFICATIVAMENTE.
SUCESSÃO ECOLÓGICA: AS CONDIÇÕES SÃO DESFAVORÁVEIS E O SOLO CARENTE DE NITROGÊNIO, UM RECURSO ESSENCIAL PARA AS PLANTAS. LÍQUENS SÃO OS PRIMEIROS A COLONIZAR, POIS ELES PODEM FIXAR NITROGÊNIO ATMOSFÉRICO EM FORMAS UTILIZÁVEIS. À MEDIDA QUE A DISPONIBILIDADE DE NITROGÊNIO NO SOLO AUMENTA, DIVERSAS ESPÉCIES DE SAMAMBAIAS, ERVAS E ÁRVORES ENTRAM NA SUCESSÃO. APÓS UM SÉCULO OU DOIS, ÁRVORES DE SUCESSÃO TARDIA SOMBREIAM MUITAS DAS PRIMEIRAS COLONIZADORAS.

Outros materiais