Buscar

Estudo Dirigido Patologia 2017

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Patologia
1.Quais são os 5 sinais que definem que o sujeito está morto?
R: 
2. Quais são as 5 alterações que ocorrem no individuo após a morte?
R: Algor Mortis: Uma vez cessadas as funções vitais, o corpo esfria a uma média de 1,0 °C a 1,5 °C por hora, considerando no de caso de Manaus o corpo demora mais para esfriar e no caso da serra catarinense no inverno o corpo esfriar mais rápido. (Frio da morte) .
Rigor Mortis: Endurecimento dos músculos do cadáver e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. (Rigidez cadavérica).
Livor Mortis: O livor mortis representa os livores (palidez) cadavéricos, que surgem 20 a 45 minutos após a morte. Em 10 a 12h os livores já ocupam todo o plano inferior. Os livores ocorrem porque depois da morte o sangue fica sujeito apenas à gravidade, acumulando-se nas zonas mais baixas do corpo (variando consoante a posição do cadáver). O que acontece então é que o cadáver adquire uma tonalidade descolorada em algumas áreas (onde havia superfície de contacto). (Palidez cadavérica).
Alterações Oculares: O canal lagrimal para secretar a lagrima o globo ocular fica seco e assim fazendo com que a retina fique seca. (Olho branco).
Putrefação: É o quinto estágio da decomposição do corpo. Causada por bactérias e outros microrganismos, tem odor ruim por causa da fermentação das bactérias. (Podridão do corpo).
3.O que são pigmentos?
R: São substancias exógenas ou endógenas que impregnam os tecidos dando coloração para eles.
4. Diferencie pigmentos endógenas e exógenos.
R: Exógenos: É tudo o que vem de fora como a inalação de fumaça, fumo, poluição... A inalação dessas partículas sólidas irão para os alvéolos pulmonares, macrófagos, linfáticos (vasos), gânglios e pleura (causando manchas).
Endógenos: É causado por pigmentos produzidos pelo próprio organismo e está dividida em dois grupos:
-Pigmentação Hemáticos: São produzidos a partir de degradação da hemoglobina;
-Pigmentos melânicos: São oriundos de melanina;
Pigmentos Meáticos: Se originam de hemoglobina, proteínas compostas por quatro cadeias polipeptídicas e quatro grupos heme com ferro no estado ferroso. A lise dessa estrutura origina os pigmentos denominados hemossiderina e bilirrubina.
Pigmentos Melânicos: É produzido por melanoblasto, a melanina tem cor castanho-enegracida, sendo responsável peça coloração das mucosas, pele, globo ocular, neurônios, cabelo e etc. O processo de síntese da melanina é controlado por hormônios principalmente da hipófise, da supra renal e pelos hormônios sexuais.
5. O que é antracose?
R: Pigmento do carvão. Inalação de partículas sólidas que irão para os alvéolos pulmonares, macrófagos, linfáticos (vasos), gânglios preto e pleuras (manchas).
Origem: Inalação de fumaças, fumo, poluição ambiental.
Obs: mineiros de carvão irão ter pneumoconiose (fibrose pulmonar ocupacional).
6. O que é argiria?
R: Condição causada por exposição imprópria a formas químicas de prata, pó,de prata ou compostos de prata. O sintoma mais relevante da argiria é que a pele fica azulada ou azulada-cinza. Pode ser encontrada de forma geral ou local.
7. O que é lipofuscina?
R: É considerado um pigmento de desgaste celular, mais comum em idosos e com o aumento/acumulação de lipofuscina doenças como a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, certas doenças lisossómicas, acromegalia, atrofiapor desnervação, miopatia lipídica ou centronuclear, doença pulmonar obstrutiva crónica. Órgãos visados: cérebro, coração e fígado.
8. Cite 3 causas de aumento e 3 causas diminuição de melanina.
R: Aumento: Ambientais: a radiação ultravioleta A é mais importante para a pigmentação que a radiação ultravioleta B.
Sardas: manchas após a exposição solar. A melanina fica retida nas células epiteliais e nós macrófagos.
Agressões: agressões seguidas de processo inflamatório, como depilação, extração agressiva de comedóes e cicatrização pós-cirúrgicas, podem levar ao aumento na produção de melanina se a região for exposta ao sol. Nesses casos, o processo recebe o nome de melanogênese pós-inflamatória.
Diminuição: Albinismo: Um grupo de doenças hereditárias caracterizadas por pouca ou nenhuma produção de melanina.
Vitiligo:  redução no número ou função dos melanócitos, Doença que causa despigmentação da pele na forma de manchas.
Cicatrizes
9. Qual a diferença de hematina e hemossiderina?
R. A hematina é um pigmento derivado da hemoglobina, formado na presença de acido ou bases forte e a hemossiderina é um pigmento hemoglobínico formado na presença de O² obrigatoriamente intracelular. 
10. O que é icterícia? Cite 3 causas.
R. Causas pré-hepáticas: (Bilirrubina indireta) hemólises e anemias hemolíticas e infartos pulmonares 
Causas hepáticas: (Bilirrubina direta e indireta) hepatites, colestases, cirroses e tumores.
Causas pós- hemáticas: (Bilirrubina direta) obstruções da via biliar como cálculos, tumores, compressões.
11. Diferencie calcificação distrófica de metastica e cite 2 possíveis causas de cada 1 delas.
R.

Continue navegando