Buscar

ENS.CLIN.IV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SAÚDE DO IDOSO ENSINO CLINICO IV
	1) A Miocardiopatia é a segunda causa direta de morte súbita mais comum. Como a miocardiopatia dilatada geralmente não é diagnosticada até seus estágios avançados, o prognóstico em geral é ruim. Fonte: NASCIMENTO, M. T. F. do. Fundamentos do Cuidado Crítico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 274. Sobre a miocardiopatia dilatada, considere as afirmativas a seguir. I. Homens negros, em particular, estão em risco máximo de miocardiopatias; outros fatores de risco incluem hipertensão, gravidez, infecções virais e uso de álcool. II. Homens brancos, em particular, estão em risco máximo de miocardiopaticas, outros fatores de risco incluem hipotensão, gravidez, infecções bacterianas e uso de álcool. III. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função diastólica. Ela resulta de fibras musculares miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo direito. IV. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função sistólica. Ela resulta de fibras musculares miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo esquerdo. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
R: I e IV
2) O Eletrocardiograma (ECG) é um exame que exige interpretação para diagnóstico e conduta correta. Dentre as alternativas, especifique qual desses tipos de patologias o ECG usado sozinho não oferece acurácia diagnóstica, ou seja, não se o utiliza o ECG para confirmação diagnóstica. Assinale a ÚNICA que não corresponde a verdade.
R: Insuficiência cardíaca 
3) O Edema Agudo de Pulmão constitui urgência clínica e motivo frequente de internação hospitalar. Sobre este agravo assinale a alternativa INCORRETA 
R: A abordagem inicial a pacientes com EAP inclui: controle da hipotensão arterial com administração de volume 
4) Constitui uma característica fisiológica do envelhecimento, exceto:
R: Aparecimento da hipertensão arterial 
5) (FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO)A Lei n.º 8.842/1994 dispõe sobre a política nacional do idoso. Tal lei delimita, em seu artigo 10, como competências dos órgãos e entidades públicos na área de promoção e assistência social:
R)propiciar ao idoso o acesso aos locais e aos eventos culturais, mediante preços reduzidos, em âmbito nacional 
6) Os tratamentos para angina incluem mudanças no estilo de vida, medicamentos, procedimentos especiais e reabilitação cardíaca. Os objetivos principais do tratamento são.
R: diminuir as demandas de oxigênio do miocárdio e aumentar o aporte de oxigênio.
7) A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um estado patológico do sistema respiratório caracterizado pela limitação do fluxo de ar. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas: I -A terapia com oxigênio não é recomendada, pois este gás é altamente tóxico a portadores de DPOC. II -O fumo do cigarro é um fator de risco para DPOC, portanto uma medida preventiva é a cessação da utilização do tabaco. III -A utilização de broncodilatadores, a hidratação oral ou venosa, a posição de Fowler e avaliação do nível de consciência são importantes cuidados frente a um pacte com DPOC. IV -Além de um programa de reabilitação pulmonar, o enfermeiro ajuda o paciente a controlar o autocuidado ao enfatizar a importância do reconhecimento precoce dos sinais de agudização como por exemplo a diminuição da frequência respiratória de estabelecer metas realista.
R: Apenas as afirmativas II e III. 
8) Quais são as possíveis complicações que podem ocorrer após o IAM?
R: Choque cardiogênico, arritmias e ICC

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando