Buscar

Historia do Direito AA4

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0105_SM_
	Aluno(a): LUCIANO PASTOR
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 13/11/2017 00:17:20 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708323866)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	CÓDIGO CIVIL DE 1916
Art. 229. Criando a família legítima, o casamento legitima os filhos comuns, antes dele nascidos ou concebidos (arts. 352 a 354).
Art. 233. O marido é o chefe da sociedade conjugal, função que exerce com a colaboração da mulher, no interesse comum do casal e dos filhos (arts. 240, 247 e 251). (Redação da Lei nº 4.121, de 27.8.1962)
 
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
§ 5º - Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.
Tendo como referências os fragmentos legais acima e a História do Direito na República Velha, período em que se deu a promulgação do Código Civil de 1916, pode-se afirmar que a mudança do tratamento dado pela legislação brasileira às famílias comprova que:
		
	
	O Direito não se modifica ao longo do tempo. As poucas mudanças que acontecem na legislação decorrem do fato do Direito e da História sofrerem movimentos cíclicos.
	 
	O Direito é construído em sociedade, sendo resultado de seu tempo histórico, sem causar rupturas ou modificações na legislação de acordo com as mudanças ocorridas em sociedade, pois a lei deve ser genérica, abstrata, absoluta e imutável. Assim, o Código Civil de 1916 apresentava concepções que refletiam seu tempo histórico e que se modificaram com o tempo, contudo, a Constituição Federal de 1988 continua considerando o casamento a única forma legítima de formação familiar.
	
	O Direito é construído por meio da influência de pensamentos abstratos racionais, sem interação com a realidade. O Direito é visto enquanto resultado do pensamento racional que se dá sem a interação da sociedade, desconsiderando aspectos como a cultura, a religião, a política, pois a lei sempre estará acima da realidade, com a predominância de permanências na sua construção. Assim, o conceito de família presente no Código Civil de 1916 foi confirmado pela Constituição de 1988.
	 
	O Direito é construído em sociedade, sendo resultado de seu tempo histórico, podendo sofrer modificações decorrentes da própria mudança da sociedade, causando rupturas e novos entendimentos na legislação para se adequar ao novo momento histórico e social. Assim, o Código Civil de 1916 apresentava concepções que refletiam seu tempo histórico e que se modificaram com o tempo, como é o caso do conceito de família apresentado acima.
	
	A família não mudou através do tempo. Assim, as mudanças apresentadas acima apresentam inadequação em relação à realidade social brasileira.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708081674)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à Constituição de 1937, pode-se afirmar que:
I - Sua origem está relacionada aos intensos debates que se produziram no Poder Legislativo Federal logo após à derrota do levante comunista de 1935 (conhecido como Intentona Comunista) e seu texto se constituiu como emenda à Constituição de 1934.
II - As principais referências externas que produziram importantes influências na elaboração de seu texto foram a Constituição de perfil social-democrata da República de Weimar de 1919 e a Constituição Republicana Espanhola de 1931.
III -  A Constituição de 1937 não teve aplicação regular por força do golpe que instalou o Estado Novo e que concentrou o Poder Executivo e o Poder Legislativo nas mãos de Getúlio Vargas que governou por via de decretos-leis. 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão erradas.
	
	As afirmativas I e III estão erradas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708081673)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao perfil e à organização do Estado Brasileiro e à configuração de uma legislação social e trabalhista firmados na Constituição de 1934, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O Poder Judiciário foi organizado em três níveis: o judiciário federal, os judiciários estaduais e os judiciários municipais.
	
	Estabeleceu a unicameralidade do Legislativo federal, com a extinção da Câmara dos Deputados e com a manutenção do Senado.
	 
	Definiu os preceitos fundamentais que deveriam nortear a elaboração da legislação trabalhista, destacando-se, dentre outros, a adoção do salário mínimo, das férias remuneradas anuais, da assistência médica e sanitária ao trabalhador e à gestante e a indenização ao trabalhador dispensado sem justa causa.
	
	Manteve, apenas formalmente, a Federação como forma de Estado, pois concentrou as funções executivas e legislativas nas mãos do Presidente da República.
	
	Restabeleceu o perfil unitário do Estado Brasileiro que havia sido abolido pela Constituição de 1891.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708670451)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Várias providências foram adotadas pelos últimos governos militares em uma tentativa de flexibilizar a rigidez adotada até então e iniciar o processo de abertura política do país. Entre eles, pode se citado:
		
	
	as manifestações artísticas e intelectuais, principalmente os festivais de música, que não se submetiam ao controle da censura.
	 
	a promulgação da Lei nº 6.683 de 1979, que concedia anistia aos presos políticos.
	
	a criação da Lei Falcão.
	
	o movimento das "Diretas já", amplamente divulgado pela mídia e apoiado pela sociedade civil.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708819906)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas e a seguir marque a alternativa correta: I - Na tentativa de melhor ocupação e proteção do território brasileiro, os portugueses dividiram as terras da colônia em capitanias hereditárias PORQUE II - o sistema do governo geral, implantado logo que os portugueses chegaram no Brasil, não havia sido eficiente na defesa do território contra as invasões estrangeiras.
		
	
	As duas alterativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira alternativa está errada, mas a segunda está correta.
	 
	A primeira afirmativa está correta, mas a segunda está errada.
	
	As duas alternativas estão erradas.
	
	As duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.

Continue navegando