Buscar

pedagogia unemat

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Partindo do pressuposto que o Projeto Político Pedagogico, abrange as várias realidades e necessidades, a participação coletiva é de suma importância, potencializando os vários grupos, onde os mesmos discutem e colaboram nessa construção. Estes grupos abrangem, pois entidades, corpo discente e docente, equipe pedagógica, direção e funcionários, numa relação social, complexa e dinâmica, onde as transformações mais amplas são buscadas dentro de um bem comum em que a realidade social é discutida com a perspectiva que se encontrem comprometidos. 
É neste contexto que segundo a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil de Santa Rita do Araguaia, Kátia Pedrosa, antes de ser reformulado o PPP, foi muito discutido, buscando objetivos claros e definidos para si. Organizado sistematicamente ele atenderá, aos desejos, aos sonhos, aos valores de toda a comunidade interna e externa da escola.
Nessa perspectiva, diante da análise do Projeto Político Pedagogico da Escola Municipal de Educação Infantil “Caminho do Saber”, percebemos que este foi escrito de forma adequada, uma vez que, contempla alguns pontos relevantes para elaboração do mesmo.
 O Centro Municipal de Educação Infantil “Caminho do Saber” foi criado pela Lei Municipal Nº 556/91 de 13 de junho de 1991 e regularizada pela Resolução CEE/CEB nº 1154 de 18 de dezembro de 2013, a qual concedeu o credenciamento e a renovação da autorização da educação infantil, do Centro Municipal de Educação Infantil Caminho do Saber de Santa Rita do Araguaia/GO, o qual atende ao Processo Nº 20130003341, com base no Voto Nº 1020/2013de 04 dezembro de 2013. Conforme determina a mencionada Resolução o Centro Municipal de Educação Infantil “Caminho do Saber”, localizado na Rua, Lazaro Gomes Pereira, S/N – Vila Esperança, Centro, em Santa Rita do Araguaia/GO está credenciado e autorizado para ministrar a Educação Infantil, da Educação Básica, pelo período de 2017 a 2020, conforme documentação comprobatória que segue em anexo.
Por meio de uma proposta pedagógica bem fundamentada, a instituição de educação infantil deve propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que contribuam para o desenvolvimento das capacidades infantis, das relações interpessoais, favorecendo uma atitude de aceitação, respeito e confiança no outro. Além disso, precisa garantir o acesso de todas as crianças a diferentes conhecimentos e a possibilidade de expressão em linguagens as mais diversas. 
A criança desenvolve-se pela experiência social, nas interações que estabelece, desde cedo, com a experiência sócio histórica dos adultos e do mundo por eles criado. Dessa forma, a brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural dos adultos. (WAJSKOP, 1995, p. 25)
Nesse contexto, o conhecimento é construído através das relações interpessoais, sendo que as trocas recíprocas que se estabelecem durante toda a vida fornecem as matrizes de significações na formação do indivíduo. Nesse processo de interação, os interlocutores participam de forma ativa, constituindo-se enquanto pessoa humana e constituindo o outro, num movimento dinâmico de ação-relação, em que as representações e significados vão se construindo.
A instituição tem como filosofia de buscar oferecer uma educação de qualidade que garanta a aprendizagem essencial à formação de cidadão autônomo, crítico e participativo, capaz de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive. 
 Diante da leitura da “Proposta Política Pedagogica” percebemos, que a unidade de ensino concentra esforços na promoção de uma educação que se posicione contra os preconceitos e exclusões, contribuído para a promoção e integração dos alunos, para que estes construam sua própria identidade e autonomia para futuramente exercerem sua cidadania, também se preocupa em transmitir o saber, valores e praticas que permitam ao aluno conviver em comunidade com diversidade de ideias 
O organograma da instituição e composto por: Uma Diretora, uma Coordenadora Pedagógica para toda a escola e Quatro Professores sendo que dois no período vespertino e dois no período matutino para a pré-escola que também conta com duas merendeiras uma para cada período, já a jornada ampliada conta com seis monitores, cinco auxiliar de serviços gerais e duas merendeiras em período integral.
Os professores participam de cursos de formação continuada oferecida pelos órgãos credenciados e reconhecidos pelo MEC e pela Secretaria Municipal de Educação.
A avaliação do Projeto Político Pedagógico se da ao final do ano letivo realizando uma avaliação coletiva, no sentido de elencar os pontos positivos e negativos, os quais servirão como ponto de partida para a reconstrução e “implementação” da Proposta Pedagógica do ano subsequente, pois a mesma e refeita sempre que troca de gestores municipais.

Outros materiais