Buscar

SIMULADOS AVALIANDO 6 PERIODO

Prévia do material em texto

(MPPR 2013) Assinale a alternativa incorreta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Pai e filho são parentes em linha reta, 1º grau;
	
	
	Irmãos são parentes em linha colateral, 1º grau;
	
	
	Pai e neto são parentes em linha reta, 2º grau;
	
	
	Genro e sogro são parentes por afinidade, em linha reta, 1º grau.
	
	
	Tio e sobrinho são parentes em linha colateral, 3º grau;
	
	
		2.
		É nulo o casamento contraído:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	pelo enfermo mental sem o necessário discernimento para os atos da vida civil.
	
	
	pelo incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento.
	
	
	por erro essencial sobre a pessoa do outro cônjuge.
	
	
	em virtude de coação, quando o consentimento de um ou de ambos os cônjuges houver sido captado mediante fundado temor de mal considerável e iminente para a vida, a saúde e a honra, sua ou de seus familiares.
	
	
		3.
		Podem se casar:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	os maiores de 14 anos, sem autorização, desde que sejam órfãos.
	
	
	os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, com autorização dos pais ou responsáveis legais.
	
	
	apenas os maiores de 21 anos, pois, em relação ao casamento, ainda de exige maior maturidade entre as partes.
	
	
	apenas os maiores de 18 anos, pois atingiram a maioridade.
	
	
		4.
		São regras que CORRESPONDEM ao sistema de princípios constitucionais vigentes para o Direito de Família:
I. A utilização da maternidade de substituição ou barriga de aluguel é expressamente vedada pelo ordenamento jurídico brasileiro porque fere o princípio da dignidade de pessoa humana.
II. O domicílio conjugal é determinado pelo marido uma vez que nele se concentra o que se denomina direção da sociedade conjugal.
III. O princípio da solidariedade é a superação do individualismo jurídico que levou à funcionalização dos direitos subjetivos e, por isso, importante princípio do Direito de Família brasileiro que perpassa princípios constitucionais como os da afetividade e da convivência familiar.
IV. Os alimentos são devidos também nas uniões homoafetivas em face das recentes decisões tomadas pelo STF.
V. A gravação telefônica feita pelo marido que suspeita de traição da esposa pode ser admitida como prova em processo de reparação por danos morais, ainda que esta gravação tenha sido feita sem autorização judicial, pois decorre o direito do marido da quebra do dever do casamento de respeito e consideração mútuos praticado pela esposa.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Apenas a alternativa III corresponde ao sistema de princípios constitucionais.
	
	
	Apenas a alternativa IV corresponde ao sistema de princípios constitucionais.
	
	
	Apenas as alternativas III e IV correspondem ao sistema de princípios constitucionais.
	
	
	Apenas as alternativas I e III correspondem ao sistema de princípios constitucionais.
	
	
	Apenas as alternativas II e III correspondem ao sistema de princípios constitucionais.
	
	
		5.
		O casamento de mulher divorciada com o pai de seu ex-marido:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	constitui ato nulo;
	
	
	constitui ato anulável, se do casamento anterior resultou prole;
	
	
	é válido, se falecido o ex-marido;
	
	
	constitui ato anulável, mediante requerimento dos filhos do leito anterior dos contraentes e do Ministério Público;
NCPC II
		Acerca das respostas em processo civil, marque a alternativa correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	O reconvindo pode ser o autor ou terceiro da relação jurídica processual.
	
	
	A desistência da ação principal também gera a desistência da reconvenção dada a relação de dependência entre os institutos.
	
	
	Pedido contraposto e reconvenção são sinônimos.
	
	
	Todas as opções são verdadeiras.
	
	
	O autor da reconvenção é nomeado reconvindo.
	
	
		2.
		.(ENADE2006)(0,5)Figueiredo Dias, ao tratar do direito processual constitucional, afirmou que as normas constitucionais de processo deixam de ser vistas como simples princípios programáticos, meras diretrizes dirigidas ao legislador ordinário que este pode afeiçoar a sua vontade, suposto que fosse formado pelo processo constitucionalmente prescrito [...] tende por quase toda parte a ver-se na Constituição verdadeiras normas jurídicas que proíbem a lei ordinária, sob pena de inconstitucionalidade material, que contenha uma regulamentação eliminadora do núcleo essencial daquele direito. (FIGUEIREDO DIAS, Jorge. Direito Processual Penal. Coimbra: Coimbra Editora, 1974. v. 1, p. 75) Imagine a seguinte regra: se o réu, citado pessoalmente, e não estando preso, for revel, não há necessidade de que seja intimado dos atos posteriores do processo, nem que lhe seja nomeado defensor. Levando em conta o texto transcrito e o fato de a Constituição brasileira consagrar o direito ao contraditório, a regra :
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A)não poderia ser aplicada a qualquer ramo do processo, porque sempre estaria sendo afetado o núcleo essencial do direito ao contraditório estabelecido na Constituição.
	
	
	E)não poderia ser aplicada ao processo trabalhista porque nele não se admite a revelia por parte da empresa que, sempre, figura como ré nas ações.
	
	
	D)não poderia ser aplicada ao processo penal porque, mesmo em casos de revelia, o acusado tem direito a ser intimado pessoalmente de atos posteriores do processo, por ser adotado contraditório pleno.
	
	
	B)poderia ser aplicada a qualquer ramo do processo, porque o direito ao contraditório, por ser um princípio constitucional genérico, conserva um caráter programático.
	
	
	C)poderia ser aplicada ao processo civil quando envolvesse interesses disponíveis, porque há observância do contraditório com a ciência do processo feita com a citação, dando-se ao réu a oportunidade de reação.
	
	
		3.
		De acordo com o NCPC é correto afirmar que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Não pode haver mais indeferimento da petição inicial antes da citação do réu.
	
	
	Na petição inicial deve haver indicação de interesse em realizar audiência de conciliação ou mediação.
	
	
	O procedimento comum sumário e ordinário foram transformados em procedimento especial.
	
	
	A petição inicial não pode mais ser emendada.
	
	
		4.
		XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO No procedimento comum tratado pelo Novo Código de Processo Civil, uma vez ausentes as hipóteses que determinam o julgamento antecipado da lide ou a extinção do processo, poderá o juiz designar a audiência de conciliação e mediação. Sobre essa etapa procedimental, assinale a afirmativa correta.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Se, por qualquer motivo, não for obtida a conciliação e mediação, o juiz fixará os pontos controvertidos, decidirá as questões processuais pendentes e determinará as provas a serem produzidas, designando audiência de instrução e julgamento, se necessário.
	
	
	O juiz não poderá, em quaisquer hipóteses, dispensar a realização da audiência preliminar
	
	
	A sentença judicial que homologa acordo de conciliação ou transação em sede de audiência preliminar não será dotada de eficácia de título executivo judicial
	
	
	É obrigatória a presença das partes na audiência preliminar regularmente designada, sob pena de extinção do processo, caso a falta seja do autor, ou de decretação da revelia, quando o réu não comparecer.
	
	
		5.
		Bruno ajuizou ação de cobrança em face de Bernadete. Quando citada, Bernadete ofereceu reconvenção dentro do prazo legal, cobrando de Bruno valor três vezes superior ao que ele está cobrando. Bruno requereu a desistência da ação de cobrança e Bernadete concordou. Neste caso, a desistência da ação, de acordo com o NCPC?
		Quest.:5
	
	
	
	
	acarretará automaticamente a extinção da reconvenção sem resolução do mérito.
	
	
	obstará o prosseguimento da reconvenção que ficará suspensa automaticamente por trinta dias até ulterior deliberação do magistrado
	
	
	obstará o prosseguimento da reconvenção que ficará suspensa automaticamente por sessenta dias até ulterior deliberação do magistrado.
	
	
	acarretará automaticamente a extinção da reconvenção com resolução do mérito.
	
	
	não obstará o prosseguimento da reconvenção.
CPP I
		Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
	
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	
	
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	
		2.
		Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
	
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	
		3.
		ENADE 2006
Alguém publica em uma página pessoal na rede mundial de computadores, fotos de crianças e adolescentes (entre 8 e 16 anos) nuas ou em situações que denotam atividade sexual. O Ministério Público não conseguiu, ainda, desvendar a identidade do autor, mas tem provas de que as fotos estão disponíveis em um site controlado por uma empresa
estrangeira. Conseguiu provar, também, que foram disponibilizadas na rede mundial de computadores por meio de um computador situado no Brasil e que todos os acessos a tais fotos ocorreram por meio de computadores também situados no Brasil.
Com base nos dados acima, é possível afirmar que o crime
		Quest.: 3
	
	
	
	
	não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no país da sede da empresa estrangeira.
	
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no Brasil, independentemente da nacionalidade do agente.
	
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por brasileiro no exterior.
	
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que o Brasil se obrigou a reprimi-lo por meio de um Tratado Internacional.
	
	
	não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por estrangeiro no Brasil.
	
	
		4.
		A Polícia Federal do Amapá, em ação desenvolvida com a Marinha do Brasil e com a Marinha da França, apreendeu, em águas internacionais, uma embarcação pesqueira com 800 quilos de cocaína. Os tripulantes, todos brasileiros, foram presos. Considerando apenas os dados enunciados, é aplicável a lei brasileira porque:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A lei francesa não é aplicável;
	
	
	O crime de tráfico internacional de drogas foi praticado por brasileiro;
	
	
	A embarcação se encontrava em alto-mar;
	
	
	A embarcação é brasileira.
	
	
		5.
		Brasileira, afrodescendente, casada com estrangeiro, com quem tem 4 filhos, dois nascidos no país do marido e dois nascidos no Brasil, comparece ao consulado do país estrangeiro para fazer o registro de nascimento dos filhos nascidos no Brasil e obter o passaporte para eles. A funcionária do consulado não aceita como suficientes o registro brasileiro e faz comentários jocosos a respeito dos diferentes fenótipos das crianças, pondo em dúvida a paternidade do marido. O casal representa ao Ministério Público solicitando a punição da funcionária pela prática de racismo:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O MPF pode oferecer a denúncia tendo em vista que o crime foi cometido no território nacional;
	
	
	O MP nada pode fazer porque o fato ocorreu no Consulado de país estrangeiro;
	
	
	O MP deve encaminhar os elementos de prova ao Ministério das Relações Exteriores para que este solicite ao Governo Estrangeiro que proceda a apuração do fato e a persecução penal.
	
	
	Só o MPF tem atribuição para oferecer a denúncia;

Continue navegando