Buscar

Tributário II 2

Prévia do material em texto

Tributário II
	
	 1a Questão (Ref.: 201308702474)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 20/7/2007, ocorreu fato gerador de ICMS que resultou em obrigação tributária no valor de dez mil reais. O contribuinte realizou pagamento parcial de cinco mil reais, mas a declaração respectiva foi encaminhada de forma incorreta. Em 26/10/2012, um auditor fiscal efetuou lançamento referente ao valor do tributo não pago. O contribuinte impugnou o ato administrativo, em 6/11/2013, mas, posteriormente, preferiu confessar o débito e aderir a programa de parcelamento do crédito tributário, o que resultou na desistência da impugnação realizada. Nessa situação hipotética,
		
	
	não houve decadência do direito ao lançamento, pois, tratando-se de tributo com lançamento por homologação, o prazo decadencial deve ser contado a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado, mesmo nos casos em que tenha ocorrido pagamento parcial.
	
	embora tenha ocorrido prescrição com referência ao tributo em 21/7/2012, o que invalida o lançamento, a confissão de débito legitimou os pagamentos feitos pelo contribuinte durante o parcelamento.
	
	não ocorreu a decadência do direito ao lançamento, pois, no caso, o lançamento do tributo se dá por declaração, o que faz que o prazo para o lançamento seja contado a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.
	 
	ocorreu decadência do direito ao lançamento do crédito tributário, o que permite ao contribuinte pedir restituição ou ajuizar repetição do indébito em relação aos valores do parcelamento já pagos, haja vista que a confissão de débito não é suficiente para reavivar o débito.
	
	não ocorreu a prescrição do tributo, pois, no caso, trata-se de tributo com lançamento por homologação, o que faz que o prazo para o lançamento seja contado a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado, mesmo nos casos em que haja pagamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308225771)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O taxista João recebeu do fisco estadual uma correspondência na qual lhe foi informado que, mesmo tendo ocorrido o fato gerador do IPVA, ele não precisaria pagar o tributo, uma vez que fora aprovada uma lei, pela respectiva assembleia legislativa, que excluía o crédito tributário dos taxistas, relativamente ao IPVA. Nessa situação hipotética, pode-se dizer que a citada lei estabeleceu uma
		
	
	remissão.
	
	transação
	
	anistia.
	 
	isenção
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308599534)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A certidão positiva com efeito negativo poderá ser emitida nos seguintes casos, exceto:
		
	
	Quando estiver em curso a correspondente execução fiscal em que tenha sido efetivada a penhora
	
	Quando constar créditos tributários cuja exigibilidade esteja suspensa;
	
	Quando constar créditos não vencidos
	 
	Quando constar créditos vencidos e vincendos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308225882)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As alternativas abaixo apresentam causas de extinção do crédito tributário, EXCETO:
		
	
	compensação.
	
	prescrição e decadência
	
	transação
	 
	decisão judicial ainda que não transitada em julgado
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308603441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do lançamento tributário assinale a alternativa correta:
		
	 
	O lançamento proporá a aplicação de penalidade pecuniária quando esta for cabível.
	
	O lançamento compete tanto à autoridade administrativa competente quanto ao contribuinte.
	
	O lançamento é o ato pelo qual se constitui a obrigação tributária.
	
	O lançamento será efetuado com base na legislação em vigor na data em que este for efetuado.

Continue navegando