Buscar

METODOLOGIA. TCC

Prévia do material em texto

METODOLOGIA
O presente trabalho destaca sobre os impactos ambientais que os resíduos sólidos causam a natureza. Com base nisto, esta pesquisa relata a importância da gestão destes resíduos, os quais necessitam de cuidados e destinação correta para evitar os impactos ambientais causados pela imprudência do homem ao lançar no meio ambiente lixo que leva anos para se decompor e poderia ser reciclado e reutilizado.
Neste sentido a gestão dos resíduos sólidos realizada de maneira correta, ou seja, gerenciada por uma boa administração pode contribuir para a redução da agressão a natureza, elevar níveis de qualidade de vida, saúde pública e bem estar social, além disso propiciar renda as pessoas que trabalham na coleta seletiva destes resíduos fazendo o papel de catadores, mas com o compromisso de coletar, separar e dar o destino correto a estes.
Esta pesquisa tem como foco analisar os fatos e dados de duas cidades vizinhas do noroeste do estado do Paraná, sendo a primeira Terra Rica e a segunda Guairaçá, já que as mesmas são próximas e de fácil acesso.
Uma pesquisa para ser considerada científica necessita estar respaldada por citações, fontes válidas e apresentar uma metodologia concisa para dar subsídios e respostas aos problemas levantados. Sendo assim, Gil (1999, p.42) relata que “pesquisar é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.
O pesquisador necessita planejar suas ações para comprovar sua pesquisa, por isso ele precisa de um método que segundo Prodanov e Freitas (2013, p.126) é “a forma de pensar para chegarmos à natureza de determinado problema, que seja para estudo ou explicá-lo”.
Pontua-se nesta pesquisa o seguinte problema Como e de que forma podemos evitar os problemas causados pelos resíduos sólidos a natureza? Assim neste trabalho opta-se pela pesquisa aplicada que conforme Gil (1999, p.43) destaca “a pesquisa aplicada possui muitos pontos de contatos com a pesquisa pura, pois depende de suas descobertas e se enriquece com o seu desenvolvimento.
Já Trujillo Ferrari (1982, p. 171) enfatiza que a pesquisa aplicada pode contribuir teoricamente como novos fatos para o planejamento de novas pesquisas ou mesmo para a compreensão teórica de certos setores do conhecimento.
Conforme Laville e Dione (1999), existem três grandes grupos de categorias de pesquisa que levam em consideração seus objetivos, sendo as exploratórias, as descritivas e as explicativas. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Assim Gil (1999), considera que “a pesquisa bibliográfica tem como objetivo principal desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”.
Semelhante a esta Selltiz et al (1965), postula que este tipo de pesquisa “enquadra-se na categoria dos estudos exploratórios todos aqueles que buscam descobrir ideais na tentativa de adquirir maior familiaridade como fenômeno pesquisado”.
Na busca pela compreensão desta investigação e na elaboração da mesma busca-se a pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica para Lakatos e Marconi (2003) é considerada “como uma fonte de coleta de dados secundária, pode ser definida como contribuições culturais ou científicas realizadas no passado sobre um determinado assunto, tema ou problema que possa ser estudado”.
Vergara (2000) também destaca que:
A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado constituído, principalmente de livros e artigos científicos e é importante para o levantamento de informações básicas sobre os aspectos diretos e indiretamente ligados à nossa temática.
No intuito de conhecer mais sobre os problemas causados pelos resíduos sólidos e na busca de possíveis soluções será realizado uma pesquisa de levantamento de dados a qual Gil (1999, p. 66), descreve como “caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer”. Neste sentido o pesquisador busca informações diretamente a pessoas envolvidas no problema estudado.
Na elaboração desta pesquisa será feito um estudo a campo com observação e entrevista para identificar os problemas e as possíveis soluções dos impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos que são descartados diariamente pelas pessoas.
Desta forma a abordagem do problema da pesquisa em questão será quantitativo considerando fatos por meio de questionário e, posteriormente analisá-los através de procedimentos estatísticos apresentando resultados significativos e contribuições a pesquisa em estudo.
Referências
FREITAS, Aparecida do Rocio/ GONÇALVES, Marguit Neumann.Trabalho de conclusão de curso: o processo de construção de artigo científico. Maringá, Pr: Eduem, 2015.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LAVILLE, C.; DIONNE,J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto alegre: Artes Médicas, 1999.
PRODANOV, Cleber Cristiano/ FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho. Disponível em: Acadêmicohttp://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 30 de julho de 2017.
SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
TRUJILLO FERRARI, A. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000

Continue navegando