Buscar

triade de dejerine post (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tríade de Dejerine 
A tríade de Déjérine é um teste que consta de 3 partes para determinar se há compressão do nervo causado por protusão discal(abaulamento),prolapso discal(hérnia) ou entorse da coluna veretebral e estenose vertebral.Através dos testes há um aumento da pressão do líquor.
A 1ª parte é a manobra de valsalva-o paciente está sentado com coluna ereta,braços a 90º lateralizados e punhos fechados. Pede-se a ele que faça uma força como se estivesse defecando,porém concentrando a maior parte do esforço na região lombar.
Há a alternativa de pedir ao paciente que feche a mão e coloque-a na frente dos lábios cerrados e faça força para expelir o ar pelo boca.
A 2ª parte também com o paciente sentado e coluna ereta ,pede-se a ele para tossir e a 3ªparte o paciente na mesma posição deve ser induzido a espirrar.No entanto o ato de espirrar é uma ação violenta,podendo piorar a lesão instalada,não sendo indicada a sua realização.As duas primeiras etapas são suficientes.
Em cada uma das etapas o paciente deve relatar ao profissional se está experimentando uma dor aguda na região lombar e mostrar tal segmento .
A dor localizada na região lombar após qualquer uma das ações acima citadas indica aumento da pressão intra meníngea,com maior probabilidade de ser induzida por algumas das lesões já citadas.
American Academy Of Manual Medicine
Cipriano 
Lílian

Outros materiais