Buscar

Aparelhos respiratorios.docx33936996

Prévia do material em texto

O peak-flow meter 
(debitómetro) é um instrumento que serve para medir a eficácia da função pulmonar e indica quão abertas estão as vias respiratórias ou quão difícil é respirar. É um aparelho pequeno, portátil e económico, que mede o fluxo de ar ou a taxa de fluxo expiratório máximo, podendo ser de grande utilidade para os asmáticos.
É utilizado para:
Diagnosticar a asma; 
Avaliar a severidade da doença; 
Monitorizar a evolução da asma e registar dados objectivos e regulares que servirão de apoio ao médico assistente; 
Verificar a resposta à medicação; 
Prevenir crises. 
Este instrumento constitui uma preciosa mais-valia para o controlo e manutenção da asma, sendo um excelente apoio no  controle da asma.
O fluxo de ar expirado considerado “normal” varia de acordo com a idade, sexo e altura da pessoa. O asmático deve tomar como referência o melhor valor que conseguir obter num espaço de 2 a 3 semanas, antes de iniciar o plano de controlo. Para obter esse valor:
Use sempre o mesmo peak-flow meter (debitómetro); 
Anotar o fluxo máximo todos os dias, durante 2 a 3 semanas; 
Ignore valores muito díspares. 
O Voldyne ( volume) 
 é um incentivador orientado a volume que proporciona um estímulo visual ao paciente. Tem indicação no pós-operatório (PO) de cirurgia abdominal, torácica e cardíaca, tendo em vista que sua utilização possibilita a realização de exercícios respiratórios com menor trabalho e menor estimulação dolorosa. 
Estudos mostram que a recuperação da expansibilidade toracoabdominal é maior e mais rápida
Inspirômetros a fluxo ( triflo)
Uma ou mais câmeras plásticas que abrigam esferas semelhantes a bolas de pingue-pongue que se elevam em fluxos inspiratórios altos, promovendo um incentivo visual ao paciente.
Nestes podem ocorrer fluxo turbulento inicial e alteração no trabalho ventilatório alternando, portanto, o padrão de ventilação durante a terapia.
O Triflow e o Respiron são exemplos de incentivadores a fluxo
O Threshold PEP
 - Treinador Muscular Expiratório – Philips Respironics foi desenvolvido para o uso de pacientes e/ou profissionais da área da fisioterapia pulmonar. Fornecendo pressão consistente e específica para a expansão dos alvéolos, fazendo todo trabalho de higiene brônquica, ou como alternativa à terapia física do tórax, funcionando independente da forma como o paciente respira, rápida ou lentamente. Quando o paciente expira pelo equipamento, a carga resistiva cria uma pressão positiva que ajuda a expandir as vias aéreas e permite que o muco seja expulso durante a tosse "huff" (técnica de expiração forçada), proporcionando a higienização brônquica/pulmonar e de vias aéreas superiores.
Flutter Flutter / Shaker / Acapella ( mesmo objetivo)
Equipamento composto por um dispositivo em forma de cachimbo, contendo uma abertura única na peça bucal e uma estrutura arredondada e angulada, coberta por uma tampa com uma série de pequenos furos e armazenando em seu interior uma esfera de aço inoxidável inclusa em um pequeno cone.
Objetivos:
Provocar a liberação e fluidificação da secreção, eliminando-a dos brônquios.
Indicações:
Pacientes com dificuldades em tossir e ou tosse ineficaz;
Em pacientes acometidos por hipersecreção, atelectasias, pneumopatias crônicas e na presença de secreção espessa.
Manovacuometria - Manovacuômetro 
Através do manovacuômetro pode-se determinar com ótima precisão as alterações na musculatura respiratória, pois permite a mensuração da força da musculatura inspiratória e a força da musculatura expiratória, determinada pela pressão negativa e pressão positiva. A mensuração da força dos músculos respiratórios tem inúmeras aplicações, como: diagnosticar insuficiência respiratória por falência muscular; diagnosticar fraqueza, fadiga e/ou falência muscular respiratória; auxiliar na elaboração de protocolos terapêuticos, entre outras funções

Continue navegando