Buscar

Revisão Psicanalise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão: Psicanálise
Defina o que é hipnose, catarse e histeria ?
Hipnose: refere-se a rebaixamento de consciência (focal) por está focado na voz do hipnotizador.
Catarse: refere-se a uma técnica que direciona a fala dos pacientes para elementos que despertavam grande afetos, era realizada com ajuda da ''hipnose'', ''limpeza de chaminé'' e ''descarga''.
Histeria:
O que Charcot mostra com hipnose?
Ele mostra através do correlato com a histeria que os sintomas de fato eram localizados no corpo, porém através da hipnose os sintomas desapareciam. Na época isso foi uma novidade ''escândalo'', para medicina, mostrando através da descoberta que o sintoma não era fisiológico e sim psíquico.
O que Charcot, Freud, Foucault e Bauer estudavam?
Charcot: Hipnopse
Freud: Associação Livre
Foucault: Histeria
Bauer: Catarse
Quais foram os 3 motivos que fizeram com que Freud desistisse da hipnose?
1° motivo:o fato do sintoma desaparecer e voltar. 
2° motivo: nem todo mundo é hipnotizado, pois necessita que o sujeito confie muito no hipnotizador.
3° motivo: o sujeito não toma consciência de todo conteúdo do inconsciente, pois sob hipnose sua consciência focal está rebaixada, a única coisa que não está rebaixada é a voz de comando do hipnotizador, fazendo com que o sujeito não tenha nenhuma memória da hipnose, ele não se apropria continua sendo algo do outro.
Qual a importância da hipnose para Freud?
Freud percebe através da hipnose que existe uma realidade diferente da consciência, chamada: inconsciente. Local este que a consciência não tem acesso, onde determina a vida do sujeito, a sua escolha e seus sintomas.
Quais são as características do Inconsciente.
- É atemporal: não tem passagem de tempo, não existe passado, presente e futuro.
- Ausência de negação ou contradição, ou seja, no inconsciente toda memória é afirmativa. Quando se produz afeto, produz registro, todo afeto é investimento de energia,não existindo negatividade.
- No inconsciente nada é apagado, uma vez que se registra, sempre vai existir.
- O inconsciente protege o sujeito de algo ''dados'' que ele não irá suportar.
- Aprende por repetição através de condicionamento.
- O funcionamento do prazer nunca será total, a satisfação é parcial.
-Através da Lousa mágica Freud mostra que todo registro é permanente na memória, porém ele poderá ser constantemente ressignificado.
- Repetição
- A memória é inconsciente. 
- Toda memória é afirmativa.
O sujeito passou por 200 pessoas na rua e não gravou o rosto de ninguém e justamente uma mulher de blusa vermelha, que se parecia com a roupa da sua mãe, chamou a atenção dele? Lembrando, que ele teve a experiência de ter passado pelo local tendo estimulação visual, estimulação auditiva, mas não produziu registro. Explique.
Porque nenhuma delas foi capaz de despertar investimento de energia psíquica. No caso citado, imediatamente aquela estimulação visual, aquele objeto em especifico foi de despertar um investimento de energia. Gerou um traço de memória. Pelo investimento de energia naquela representação é que ela produz um registro. Sendo assim, todo registro do inconsciente é a representação o traço de memória + a energia que foi investida nele.
8. O primeiro esquema do aparelho psíquico apresentado em 1990 no texto '' a interpretação de sonhos'' divide o aparelho psíquico em?
Inconsciente, pré consciente e consciência.
9. Defina o que é Recalque Primário e Recalque Propriamente Dito?
Recalque Primário: é quando o inconsciente se prepara para negar a condição necessária para que o recalque aconteça, ou seja, quando o inconsciente nega a passagem para consciência psíquica da pulsão.
Recalque propriamente dito: afeta seus procedentes psíquicos do representante recalcado ou os pensamentos que tenham ligação ao que se representa.
10. Freud nos ensina que um representante pulsional  é constituído de ideia mais afeto. No processo de recalque defina os destinos da idéia e do afeto?
Idéia No processo de recalque o destino da ideia é a representação = o traço de memória. Sendo assim o registro que a experiência deixa no psquisimo é o modo que a experiencia registra. Lembrando que só é registrado o que tiver afeto.
Afeto: Já o destino do afeto é a energia psíquica = pulsão. O investimento de energia que ali foi investido, gerou um registro de memória. Se tem investimento de energia tem satisfação.
Obs: Lembrando que o contrario de afeto é a indiferença ou seja o que não produz afeto, não invisto energia. Pulsão não tem bom ou ruim, alegria ou tristeza, angustia ou alegria? PULSÃO É SÓ ENERGIA. Se tem energia tem SATISFAÇÃO SEMPRE!
11. Sobre o texto do Freud chamado ''Notas sobre o bloco mágico'' de 1924 o que ele quer propor com relação ao aparelho psíquico?
Todos registros estão no inconsciente, sendo impossível apagar qualquer memória, nenhuma memória pode ser apagada, nenhuma memória é a mesma, não conseguindo resgatar qual é o primeiro traço, pois este esta ligado a vários.
Todo traço que se escreve é escrito sobre o outro, se ligando a esse outro. Não é possível apagar nenhuma memória mas é possível ressignificar, fazer com que as novas memórias possam se articular com as anteriores e formando uma realidade diferente, do que aquela que se inscreveu no momento da inscrição.
12. Quais são os derivados articulações do inconsciente também chamado de Retorno do Recalcado? Chegam na consciência e o sujeito não reconhece.
- Sintoma
- Ato falho: quando o sujeito ta querendo dizer uma coisa e de repente escapa, causa embaraço e mal estar.
- Chistes: é do inconsciente deixa em situação embaraçosa, ao invés de produzir sofrimento, produz riso.
- Sonho

Outros materiais