Buscar

caso 10 pratica simulada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS-SP 
(Pular 4 linhas ) 
(Quinta linha )Processo número 1234
(Pular 5 linhas )
 
Juliana flores , brasileira, solteira , empresária , carteira de id , expedida, cpf , residente e domiciliada na rua tulipa campinas , ent eletrônico ,por seu adv constituído por seu end prof , endereço eletrônico , para efeitos do art 77,v do cpc nos autos do processo supra vem oferecer a sua :
 CONTESTAÇÃO
à Ação Anulatória, proposta por Susana marques , já devidamente qualificada nos presentes autos, mediante os seguintes fatos e fundamentos a seguir expostos:
​I- DO BREVE RESUMO DOS FATOS : 
Em síntese apertada trata-se de ação anulatoria fundamentada no vício do consentimento informando a autora que no dia 18/03/12 fez a doação do seu sítio localizado na rua melão número 121 Ribeirão Preto sp avaliado em R$50.000,00 (cinquenta mil reais) ao orfanato semente do amanhã com endereço ... e que não figura na relação processual .
Com o fim de demonstrar que sofreu coação a autora teceu o seguinte argumento que manteve vínculo empregatício com a empresa xyz de titularidade da ré e que enquanto se relacionava na empresa ouvia cotidianamente a pregação para que a autora doasse algum de seus bens ao orfanato acima citado . Com medo de perder o emprego e sentindo-se acuada fez a doação do bem identificado por caridade . Os fatos barrados na peticao inicial não merecem prosperar conforme se demonstrará 
​II) DA FALTA DE INTERESSE PELA AUTOCOMPOSIÇÃO 
​A ré registra que não tem interesse na autocomposição desejando litigar.
​III) DEFESA PROCESSUAL 
III.a) PRELIMINARMENTE :
DA ILEGITIMIDADE DA PARTE
A autora ajuizou a presente ação em face da ré no entanto , o donatário é o orfanato semente do amanhã . 
Para estar em juízo é necessário que a parte seja legítima e que tenha interesse de agir sendo esse pressuposto processual conforme disposto no art 17 do cpc ausente qualquer dos requisitos é inviável a análise do mérito da demanda.
Caso em tela não há nexo de causalidade entre o direito invocado pela autora e a conduta da ré verificando-se a ilegitimidade passiva.
Quem deve figurar no polo passivo da relação processual é o orfanato e não a ré que é parte ilegítima, desse modo deve ser deferida a substituição processual para que figure na relação processual o verdadeiro legitimado com a condenação da autora na norma prevista do parágrafo único do artigo 338 cpc , via de consequência , deve ser extinto o feito sem resolução de mérito aos moldes do artigo 485,vi cpc (espaço para copiar o art )
DA COISA JULGADA:
A autora já demandou contra a ré no outro processo tramitado perante a segunda vara civil da comarca de campinas sp sendo julgado improcedente com decisão transitada em julgada em ... . Percebe-se que a presente ação é mera repetição da anterior . Nesse caso caracterizasse a coisa julgada prevista no artigo 337,VII cpc comprovado a existência da coisa julgada deve o feito ser extinto sem resolução do mérito aos moldes do artigo 485,v cpc 
​
IV- DA PREJUDICIAL DE MÉRITO:
 
​ DA DECADÊNCIA:
segundo o artigo 178 cc é de 4 anos o prazo decadencial para o ajuizamento da ação anulatoria e , no caso de coação reza o artigo 151 cc do prazo decadencial inicia-se no momento em que é cessada a coação 
O direito da autora decaiu uma vez que a presente ação foi proposta em 20/01/17 e a alegada coação cessou em abril de 2012 , nesse sentido deve ser acolhida a preliminar e o feito deve ser extinto aos moldes do artigo 487,II CPC 
​
​V- DO MÉRITO
Em que pese a alegação do vício apontado os fatos narrados pela autora não se alinham na direção da tese da alegada coação porquanto não comprovado o temor referencial ou dano eminente a prejudicar a autora em relação a ré em auferir quaisquer vantagens com a concretização da doação de modo que o vício inquinado da coação não é forte o suficiente para anulação da pleiteada .
A autora tem condições de discernimento tanto é que é uma profissional de projeção , sabendo-se que a coação é uma ameaça ou preção exercida sobre o indivíduo para força-lo contra a sua vontade a praticar qualquer ato jurídico . A pressão psicológica é o que caracteriza a coação , nem toda ameaça configura a coação alguns são mais sensíveis ou sucetíveis que as outras pessoas razão pela qual o artigo 152 cc diz textualmente que será considerado pelo julgador o gênero , os estado de saúde , a idade , o temperamento da pessoa , e algumas circunstâncias que possam mascarar a vontade . 
O ato de doar nos remete ao altruísmos do sujeito é a solidariedade humana é o que levou a autora a negociar da forma como descrita . Inexistindo o vício da coação válido é o negocio jurídico de sorte que não há como o judiciário agasalhar tão pleito 
​
​VI- DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA 
VII- DOS REQUERIMENTOS FINAIS:
​Ante o exposto, requer a ré que sejam acolhidas as preliminares arguidas, e no mérito seja julgado totalmente improcedente o pedido , com a condenação da autora no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.
​finalmente Protesta pela produção de todas as provas em direito admitidas,na amplitude do artigo 369 cpc , tais como, prova documental, testemunhal e depoimento pessoal da autora, sob pena de confissão.
​
Nestes termos, pede deferimento.
​Local e data
​
Advogado 
OAB

Outros materiais