Buscar

caso 11 pratica simulada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso 11
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE Goiânia-GO (Competência)
(Pula 4 linhas )
(Quinta linha ) processo número ...
(Pular 4 linhas)
 
João pinho , espanhol , viúvo , contador , carteira de id , expedida, cpf sob o número , residente e domiciliada na rua Uruguai número 180 ..cidade Goiânia-GO, ent eletrônico , por seu adv constituído por seu end prof , endereço eletrônico , para efeitos do art 77,v do cpc nos autos do processo supra vem oferecer a sua :
​
(Pular 2 linhas)
​CONTESTAÇÃO
(Pular 2 linhas )
à Ação anulatória do negócio jurídico , proposta por xyz , já devidamente qualificada nos presentes autos, mediante os seguintes fatos e fundamentos a seguir expostos:
​I- BREVE RESUMO DOS FATOS : 
Em síntese apertada trata-se de ação anulatória alegando a autora que o réu na condição de fiador em contrato de locação firmado em 05/03/2008 em que figura como locatário Mário Vargas e que o contrato de doação transcrito em 06/01/2012 teve sua capacidade financeira e econômica reduzida de um modo que não viesse a enfrentar o processo executivo em trâmite perante a segunda cara civil de Anápolis -GO . Argumenta a autora que este é um caso típico de fraude contra credor devendo o judiciário se manifestar para pronunciar seu direito de forma que a obrigação no processo executivo possa ser cumprida . 
O patrimônio pessoal do réu é composto por 3 imóveis sendo que dois foram alvo de doação paras as duas filhas do réu constituido os bens por dois apartamentos sitiados na rua arvoredo número 324 apartamentos 307 e 505 localizado na cidade de Goiânia -GO avaliados cada um em duzentos mil reais .
A ação manejada pelo Autor tem por efeito a reposição dos cotados bens ao patrimônio do réu a fim de que seja restituído o carácter da garantia genérica ou seja da fiança prestada. 
Cumpre dizer que as donatárias não figuraram na relação processual .
Os fatos e argumentos apresentados como se demonstrará a seguir não podem prosperar .
​II) FALTA DE INTERESSE PELA AUTOCOMPOSIÇÃO OU INTERESSE
​A autora registra que não tem interesse na autocomposição desejando litigar. Ou A autora registra que tem interesse na autocomposição
​III) PRELIMINARMENTE:
​III.a) DA INCOMPETÊNCIA RELATIVA DO JUÍZO:
A regra de fixação de competência para a ação fundada em direito processual está estabelecida no art 46 do cpc 
A presente ação foi aforada em Anápolis -GO em afronta ao dispositivo legal apontado . Desse modo é relativamente incompetente o juízo para apreciar e julgar o presente pedido devendo-se fazer a remessa dos autos ao juízo competente na forma do artigo 357 do cpc , nos termos do artigo 54 e 64 do mesmo diploma legal 
​III.b) DA ILEGITIMIDADE PASSIVA:
​O código civil admite que a fiança sem prazo determinado gera a possibilidade de exoneração unilateral do fiador pelo texto legal , basta que este notifique o credor sobre a sua intenção de exonerar-se da fiança , resguardado o prazo de 120 dias após a notificação para que este exige do locatário no prazo de 30 dias nova garantia locaticia , essa é a expressão da lei contida na lei de locação (8245/91) 
Concluiu-se facilmente que o pedido de exoneração foi comunicado ao locador conforme notificação passada em ... cabendo ao locador contra notificar o fiador para o caso de não anuir com a exoneração pedida sendo que esta manifestação impõe a lei que seja formal.
Fica claro que o autor foi inerte , o silêncio também é uma forma de manifestação de vontade.
Ainda que não fosse o caso de exoneração da fiança o réu não poderia figurar no polo passivo da relação processual uma vez que não há nenhuma cláusula expressa no contrato locativo que possa responsabilizar o fiador , ora réu , pelos débitos locativos conforme se disputa na outra ação .
A legitimidade é pressuposto processual fundada nos termos do artigo 17 do cpc , sem o qual é inviável a análise do mérito .
O verdadeiro legitimado para figurar na relação processual é ... .
Por tudo exposto , requer a vossa excelência a substituição processual com a condenação do autor na norma prevista no parágrafo único do artigo 338 do cpc ou a extinção do feito sem resolução do mérito aos moldes do artigo 485 , VI do cpc 
III,c ) DA AUSÊNCIA DOS LITISCONSORTE NECESSÁRIOS:
O artigo 114 do cpc dispõe sobre o litisconsorte necessário que é aquele disposto por disposição legal ou pela natureza da ação jurídica , a segunda parte do referido artigo trás expresso que a eficácia da sentença a ser pronunciada é dependente da participação de todos que devam ser litisconsortes , essa é a consequência natural desse instituto . Isso se justifica , pois no caso de uma suposta anulação do contrato de doação a decisão atingirá inexoravelmente também as donatárias . Esse é um vicio que certamente compromete a decisão de mérito se proferida sem a integração dos litisconsortes na relação processual . A sanação do vício pode ser realizada com a citação das donatárias conforme preceitua o artigo 115 do cpc , nesse sentido deverá a autora citar as litisconsortes sobre pena de extinção do feito conforme disposto no parágrafo único do referido artigo 
III d) DA FALTA DE PROCURAÇÃO:
Preconiza o artigo 103 e 104 do cpc que a parte será representada em juízo por advogado e ausência do instrumento de mandado não autoriza o advogado a procurar em juízo .
O caso em análise verifica-se que o autor não tem capacidade postulatória e deveria estar representado por advogado habilitado como é um vicio que pode ser sanado espera o réu que seja juntado aos autos a procuração no prazo do artigo 76 do cpc sob pena de aplicação do artigo 75,I do cpc 
Ultrapassadas as preliminares processuais entra o réu no mérito .
 
​IV) DA PREJUDICIAL DE MÉRITO :
IV a ) DA DECADÊNCIA:
Que decaiu o direito do autor já que a ação foi proposta em 08/11/2016 e a doação foi levada a cabo em 06/01/2012 . O prazo decadencial operou-se em 06/01/2016.
Dessa forma deve o feito ser julgado aos moldes do artigo 487 , II do cpc extinguindo-se o feito com resolução de mérito .
​IV b) DO MÉRITO
Melhor sorte não assiste a autora com a suposta alegação de fraude contra credores configura-se a fraude contra credores quando o devedor em conluio com o comprador aliena o bem com a finalidade de afastá-lo do alcance de eventual e futura execução . O vício apontado reduz a capacidade patrimonial do vendedor e o torna insolvente , esse tema recebe tratamento no código civil no artigo 158 e seguintes indicando o dispositivo legal que a diminuição patrimonial é intencional para reduzir a garantia o devedor quer reduzir a sua capacidade financeira em prol do direito creditício alheio .
Configurasse a fraude contra credores quando a anulação do negócio jurídico estiver fundamentada em crédito anterior ao negócio jurídico de pretenção anulatória , importante destacar que o réu ao tempo da doação não guardava nenhuma relação jurídica com a autora haja vista a ocorrência da exoneração de fiança já debatida a impontualidade com os débitos locativos é posterior ao contrato de doação .
Não houve fraude contra credores não configurada a alegação autoral não há o que se falar no vício apontado sendo o contrato de doação título válido , via de consequência o pedido deve ser julgado improcedente. 
​V- DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA
​
​VI- DOS REQUERIMENTOS FINAIS:
​Ante o exposto, requer a ré que sejam acolhidas as preliminares arguidas, e no mérito seja julgado totalmente improcedente o pedido , com a condenação da autora no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.
​ Protesta pela produção de todas as provas em direito admitidas,na amplitude do artigo 369 cpc , tais como, prova documental, testemunhal e depoimento pessoal da autora, sob pena de confissão.
​
Nestes termos, pede deferimento.
​Local e data
​
Advogado 
OAB

Continue navegando