Buscar

Direito do Trabalho I -avaliando o aprendizado 1,2,3,4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIANDO O APRENDIZADO 1,2,3,4 DIREITO DO TRABALHO I
	1a Questão (Ref.: 201513593678)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, complete os espaços vazios, marcando a assertiva correta: Considera-se empregador a empresa, ____________ ou ____________, que, assumindo os ________ da ______________________, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. Equiparando-se a empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os _____________________, as ______________________, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.
		
	
	Individual/ coletiva/ riscos/atividade não econômica/profissionais liberais/associações de caráter paramilitar;
	
	Individual/ coletiva/ sem riscos/atividade não econômica/profissionais liberais/associações de natureza civil;
	
	Individual/ coletiva/ riscos/atividade não econômica/profissionais liberais/ secretárias de Estado;
	 
	Individual/ coletiva/ riscos/atividade econômica/profissionais liberais/instituições de beneficência;
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201513505917)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a remuneração do trabalho prestado na relação de emprego, assinale a alternativa correta:
		
	
	Para os trabalhadores rurais, o adicional noturno sempre é devido quando o trabalho ocorrer entre as 20 (vinte) horas de um dia e as 4 (quatro) horas do dia seguinte.
	 
	O empregado comissionista puro não tem direito ao recebimento do valor da hora de trabalho acrescida do adicional de horas extras quando do trabalho extravagante, mas tão-somente ao recebimento do valor do adicional de horas extras.
	
	Para os trabalhadores urbanos, o adicional noturno é parcela salarial condicionada ao trabalho durante o horário noturno, em nenhuma hipótese admitindo-se seja computado após às 05:00 (cinco) horas.
	 
	O empregado tem direito a ver incorporado ao seu salário o valor das horas extras habitualmente trabalhadas e quitadas que, por isso mesmo, não podem ser suprimidas.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201513552315)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRT 24ª - Analista Judiciário - Judiciária - 2011) Maria, estudante de Direito, está discutindo com o seu colega de classe, Denis, a respeito das Fontes do Direito do Trabalho. Para sanar a discussão, indagaram ao professor da turma sobre as fontes autônomas e heterônomas. O professor respondeu que as Convenções Coletivas de Trabalho, as Sentenças Normativas e os Acordos Coletivos são fontes
		
	
	heterônomas, autônomas e heterônomas, respectivamente
	
	Heterônomas
	 
	autônomas, heterônomas e autônomas, respectivamente
	
	Autônomas
	
	autônomas, autônomas e heterônomas, respectivamente
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201513505910)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta sobre a caracterização da relação de emprego:
		
	
	São características da relação de emprego, dentre outras, a subordinação, a não-eventualidade, a onerosidade e a pessoalidade quanto ao empregado e ao empregador.
	 
	O poder diretivo do empregador revela o estado de subordinação do empregado.
	
	A empresa tomadora dos serviços terceirizados assume a responsabilidade solidária em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias não satisfeitas pela empresa terceirizada, mas apenas aquelas referentes aos empregados que lhe prestaram serviço.
	
	Não há solidariedade pelas obrigações trabalhistas entre as empresas de um grupo econômico quando cada qual é dotada de personalidade jurídica própria.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201513492660)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre os princípios do Direito do Trabalho, julgue as assertivas:
		
	 
	O princípio da proteção encontra três desdobramentos: o in dubio pro misero, o da norma mais favorável e o da condição mas benéfica.
	 
	O princípio segundo o qual o fim do pacto laboral deve ser comprovado sob pena de sua continuidade é o da função social do contrato. (principio da continuidade da relação de emprego)
	 
	Os princípios da inalterabilidade lesiva do não retrocesso social impedem qualquer espécie de relativização dos direitos trabalhistas.
	 
	Mesmo a boa-fé sendo típica dos contratos em geral. ente não é um dos princípios típicos do Direito do Trabalho.
		
	1a Questão (Ref.: 201513084179)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o contrato individual de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O contrato de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado e indeterminado
	 
	O contrato de trabalho por prazo determinado jamais admite prorrogação. (contrato por prazo determinado pode ser prorrogado uma única vez, respeitando, o prazo máximo: 2 anos. Não é permitida a realização de um novo contrato de trabalho por prazo determinado c/ mesmo empregador, em período inferior a 6 meses, com relação ao contrato anterior ) 
	
	O contrato de trabalho por prazo determinado é válido em se tratando de atividades empresariais de caráter transitório.
	
	A mudança de propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
	 
	A idade mínima para a contratação de trabalhador aprendiz em contrato de trabalho previsto na Consolidação das Leis do Trabalho é de 10 anos.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201513521137)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia os itens e escolha a assertiva correspondente: I) Antônio tem seu horário de trabalho misto, Antônio terá direito ao acréscimo de 20% sobre o valor da hora diurna referente ao período de trabalho que ultrapassar o horário de 22 h, (faltou escrever até 05:00 hrs)computando-se, a partir daí, a hora de trabalho como de 52 minutos e 30 segundos. II) Excepcionalmente, é permitido o trabalho noturno de menores de 18 anos de idade, mas, em nenhuma hipótese, é admitido o trabalho de menores de 16 anos de idade. III) A autonomia do direito do trabalho evidencia-se nos campos científico, doutrinário, legislativo e didático. No que concerne à autonomia científica, o direito do trabalho é considerado uma disciplina estanque, tendo em vista a peculiaridade de seus princípios e a singularidade de seus institutos, não sofrendo influência de outras ciências e disciplinas. IV) O Direito Individual e o Coletivo do Trabalho podem ser definidos como complexos de princípios, regras e institutos jurídicos que regulam, no tocante às pessoas e matérias envolvidas, a relação empregatícia de trabalho, além de outras relações laborais normativamente especificadas.
		
	
	Nenhum item é correto.
	
	Todos os itens são corretos.
	 
	2 itens são corretos.
	
	3 itens são corretos.
	 
	1 item é correto.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201513561306)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Regulamento da empresa VERONA revogou vantagens deferidas a trabalhadores em Regulamento anterior. Neste caso, segundo a Súmula 51 do TST, as cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento. Em matéria de Direito do Trabalho, esta Súmula trata, especificamente, do Princípio da:
		
	
	Dignidade da Pessoa Humana.
	 
	Condição mais benéfica.
	
	Imperatividade das Normas Trabalhistas.
	
	Razoabilidade.
	
	Indisponibilidade dos Direitos Trabalhistas.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201513562436)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Anacleto, policial militar, trabalhou para a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. como agente de segurança, nos horários em que não estava a serviço da corporação militar. Na referida empresa, Anacleto cumpria expressamente as ordens emanadas da direção, recebia um salário mensal, e trabalhava de forma contínua e ininterrupta, todas as vezes que
não estava escalado na corporação. Considerando a situação apresentada,
		
	
	não existe vínculo empregatício entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, já que o trabalho prestado por Anacleto para essa empresa constitui trabalho autônomo.
	
	o vínculo de emprego entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto somente pode ser reconhecido nos períodos em que Anacleto não estava escalado na corporação e em que houve trabalho efetivo em favor da empresa Indústria Mundo Novo Ltda.
	 
	estando presentes as características da relação de emprego, é legítimo o reconhecimento do vínculo de emprego entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no estatuto do policial militar.
	
	B) não existe vínculo empregatício entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, já que o trabalho prestado por Anacleto para essa empresa ocorria apenas nas ocasiões em que Anacleto não estava escalado na corporação, caracterizando, portanto, trabalho eventual.
	
	estando presentes as características da relação de emprego, existe vínculo empregatício entre a empresa Indústria Mundo Novo Ltda. e Anacleto, porém a situação de militar de Anacleto impede o reconhecimento desse vínculo.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201513521141)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta: I- A Consolidação das leis do Trabalho é fonte material do Direito do Trabalho; II- O Acordo Coletivo do Trabalho é fonte formal do Direito do Trabalho; III- A doutrina é fonte formal do Direito do Trabalho; IV- A Revolução Industrial e a concentração do proletariado em torno das fábricas são fontes materiais do Direito do Trabalho;
		
	
	c) I,II e III estão corretas.
	
	e) nenhuma assertiva é correta.
	 
	b) II e IV estão corretas.
	
	a) Apenas III e IV incorretas.
	
	d) Apenas I e III estão corretas.
		
	 1a Questão (Ref.: 201512907466)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC- TRT/AL-2008 cargo de Técnico) De acordo com a CLT, integram o salário, dentre outras verbas, não só a importância fixa estipulada, como também
		
	
	as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, abonos pagos pelo empregador e as ajudas de custo.
	
	as comissões, percentagens, ajudas de custo e diárias para viagens que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado.
	
	as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado e abonos pagos pelo empregador.
	
	as comissões, percentagens, ajudas de custo e diárias para viagens que excedam 50% do salário percebido pelo empregado.
	 
	as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens que excedam 50% do salário percebido pelo empregado e abonos pagos pelo empregador.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201512982096)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRT 20ª Região-jun/2012) - Quanto ao salário in natura e utilidades não salariais, é correto afirmar:
		
	 
	A habitação, a energia elétrica e veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.
	
	Os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço têm caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
	
	vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço são considerados salários;
	
	O transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público, ao contrário do vale-transporte, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
	
	seguros de vida e de acidentes pessoais são considerados salário;
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201513029800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Os direitos constitucionais relacionados a seguir já foram regulamentados por Lei, à exceção de um. Assinale-o.
		
	
	Licença-paternidade.
	
	Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
	 
	Adicional por atividade penosa.
	
	Participação nos lucros ou resultados.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201513520454)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o entendimento sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho, com relação à terceirização de serviço realizada no âmbito da administração pública, é CORRETO afirmar-se que:
		
	
	Tal contratação não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública Direta, Indireta ou Fundacional, desde que observe-se a autorização legislativa para contratação de interposta para prestação de serviços somente voltados às atividades meio.
	
	Havendo inadimplemento de obrigações trabalhistas, não é possível responsabilizar os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta, já que não há qualquer vínculo com estes.
	
	A contratação ilícita da empresa interposta trará como consequência a formação do vínculo empregatício, tal qual ocorre em relação às empresas privadas.
	 
	Caso evidenciada a conduta culposa de entes integrantes da Administração Pública direta e indireta no cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666 (Lei de Licitações e Contratos), especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora, é possível atribuir-lhes responsabilidade pelo inadimplemento de obrigações trabalhistas.
		
	 5a Questão (Ref.: 201513028512)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Um determinado empregador paga os salários dos seus empregados no primeiro dia útil do mês seguinte ao vencido. Encontrando‐se em situação financeira delicada, pretende passar a honrar esta obrigação no 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, como normalmente fazem os seus concorrentes. A partir da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A alteração de data somente prevalecerá para os admitidos posteriormente à mudança pretendida.
	
	A alteração somente pode ser realizada se houver previsão em acordo coletivo.
	
	A alteração contratual, por ser lesiva à classe trabalhadora, é inválida diante do princípio da proteção.
	 
	A alteração é válida, pois a nova data pretendida encontra‐se no limite legal.
	1a Questão (Ref.: 201513509806)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV 2011 OAB Exame de Ordem Unificado) Relativamente à alteração do contrato de trabalho, é correto afirmar que
		
	
	o empregador pode, sem a anuência do empregado exercente de cargo de confiança, transferi-lo, com mudança de domicílio, para localidade diversa da que resultar do contrato, independentemente de real necessidade do serviço.
	
	o adicional de 25% é devido nas transferências provisórias e definitivas.
	 
	o empregador pode, sem a anuência do empregado cujo contrato tenha como condição, implícita ou explícita, transferi-lo, com mudança de domicílio, para localidade diversa da que resultar do contrato, no caso de real necessidade do serviço.
	
	é considerada alteração unilateral vedada em lei a determinação ao empregador para que o empregado com mais de dez anos na função reverta ao cargo efetivo.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201513509803)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV 2012 OAB) Um determinado empregador paga os salários dos seus empregados no primeiro dia útil do mês seguinte ao vencido. Encontrando-se em situação financeira delicada, pretende passar a honrar esta obrigação no 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, como normalmente fazem os seus concorrentes. A partir da hipótese
apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A alteração contratual, por ser lesiva à classe trabalhadora, é inválida diante do princípio da proteção.
	
	A alteração somente pode ser realizada se houver previsão em acordo coletivo.
	 
	A alteração é válida, pois a nova data pretendida encontra-se no limite legal.
	
	A alteração de data somente prevalecerá para os admitidos posteriormente à mudança pretendida.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201513437327)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Herculano Gonçalves trabalha na empresa Tudo Azul Ltda.", cumprindo jornada legal de oito horas por dia. Ele gasta vinte minutos para se deslocar de sua residência até o local de trabalho e o mesmo tempo para o seu retorno, utilizando ônibus fretado pago pela empresa, embora pudesse utilizar transporte público coletivo para fazer o trajeto, diante da proximidade da empresa e de sua casa do ponto de ônibus. Nessa situação, conforme norma legal,
		
	
	somente em caso de previsão em cláusula de acordo ou convenção coletiva é que o tempo de trajeto e o seu retorno será computado na jornada de trabalho.
	
	o tempo de deslocamento da residência ao local de trabalho e o seu retorno será considerado na jornada de trabalho do empregado, visto que não ultrapassa 30 minutos.
	 
	o tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, não será computado na jornada de trabalho.
	
	diante do fornecimento da condução pelo empregador, o período de deslocamento será computado na jornada de trabalho, ainda que haja a possibilidade de utilização de transporte público.
	
	será computado na jornada de trabalho o tempo gasto no deslocamento e para seu retorno visto que foi excedente de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
		
	 4a Questão (Ref.: 201513023899)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC-2013-TRT/1ªRegião) - NÃO corresponde ao entendimento sumulado pelo TST sobre terceirização:
		
	
	Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços especializados ligados à atividade meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.
	 
	A responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços abrange apenas as verbas contratuais, referentes ao período da prestação laboral, não abrangendo indenizações por danos morais ou materiais eventualmente constantes de decisão judicial.
	
	A responsabilidade subsidiária dos entes integrantes da Administração pública não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.
	
	A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração pública direta, indireta, ou fundacional.
	
	O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto aquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste do título executivo judicial.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201513596144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na suspensão do contrato de trabalho, em regra, NÃO há prestação de serviços, bem como:
		
	
	Paga-se salário, mas não se computa tempo de serviço e não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato.
	 
	Não se paga salário, não se computa tempo de serviço e não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato.
	
	Não se paga salário, não se computa tempo de serviço, mas se produzem recolhimentos vinculados ao contrato.
	
	Paga-se salário, computa-se tempo de serviço, mas não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato.
	
	Não se paga salário, não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato, mas computa-se tempo de serviço
	1a Questão (Ref.: 201513509806)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV 2011 OAB Exame de Ordem Unificado) Relativamente à alteração do contrato de trabalho, é correto afirmar que
		
	
	o empregador pode, sem a anuência do empregado exercente de cargo de confiança, transferi-lo, com mudança de domicílio, para localidade diversa da que resultar do contrato, independentemente de real necessidade do serviço.
	
	o adicional de 25% é devido nas transferências provisórias e definitivas.
	 
	o empregador pode, sem a anuência do empregado cujo contrato tenha como condição, implícita ou explícita, transferi-lo, com mudança de domicílio, para localidade diversa da que resultar do contrato, no caso de real necessidade do serviço.
	
	é considerada alteração unilateral vedada em lei a determinação ao empregador para que o empregado com mais de dez anos na função reverta ao cargo efetivo.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201513509803)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV 2012 OAB) Um determinado empregador paga os salários dos seus empregados no primeiro dia útil do mês seguinte ao vencido. Encontrando-se em situação financeira delicada, pretende passar a honrar esta obrigação no 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, como normalmente fazem os seus concorrentes. A partir da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A alteração contratual, por ser lesiva à classe trabalhadora, é inválida diante do princípio da proteção.
	
	A alteração somente pode ser realizada se houver previsão em acordo coletivo.
	 
	A alteração é válida, pois a nova data pretendida encontra-se no limite legal.
	
	A alteração de data somente prevalecerá para os admitidos posteriormente à mudança pretendida.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201513437327)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Herculano Gonçalves trabalha na empresa Tudo Azul Ltda.", cumprindo jornada legal de oito horas por dia. Ele gasta vinte minutos para se deslocar de sua residência até o local de trabalho e o mesmo tempo para o seu retorno, utilizando ônibus fretado pago pela empresa, embora pudesse utilizar transporte público coletivo para fazer o trajeto, diante da proximidade da empresa e de sua casa do ponto de ônibus. Nessa situação, conforme norma legal,
		
	
	somente em caso de previsão em cláusula de acordo ou convenção coletiva é que o tempo de trajeto e o seu retorno será computado na jornada de trabalho.
	
	o tempo de deslocamento da residência ao local de trabalho e o seu retorno será considerado na jornada de trabalho do empregado, visto que não ultrapassa 30 minutos.
	 
	o tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, não será computado na jornada de trabalho.
	
	diante do fornecimento da condução pelo empregador, o período de deslocamento será computado na jornada de trabalho, ainda que haja a possibilidade de utilização de transporte público.
	
	será computado na jornada de trabalho o tempo gasto no deslocamento e para seu retorno visto que foi excedente de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201513023899)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC-2013-TRT/1ªRegião) - NÃO corresponde ao entendimento sumulado pelo TST sobre terceirização:
		
	
	Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços especializados ligados à atividade meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.
	 
	A responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços abrange apenas as verbas contratuais, referentes ao período da prestação laboral, não abrangendo indenizações por danos morais ou materiais eventualmente constantes de decisão judicial.
	
	A responsabilidade subsidiária dos entes integrantes da Administração pública não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.
	
	A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração pública direta, indireta, ou fundacional.
	
	O inadimplemento das obrigações
trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto aquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste do título executivo judicial.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201513596144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na suspensão do contrato de trabalho, em regra, NÃO há prestação de serviços, bem como:
		
	
	Paga-se salário, mas não se computa tempo de serviço e não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato.
	 
	Não se paga salário, não se computa tempo de serviço e não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato.
	
	Não se paga salário, não se computa tempo de serviço, mas se produzem recolhimentos vinculados ao contrato.
	
	Paga-se salário, computa-se tempo de serviço, mas não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato.
	
	Não se paga salário, não se produzem recolhimentos vinculados ao contrato, mas computa-se tempo de serviço

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais