Buscar

Capital resumo 5

Prévia do material em texto

Dinheiro como medida de valor e padrão de preços 
"Como medida de valores e como padrão de preços. o dinheiro exerce duas funções inteiramente diferentes. É medida dos valores por ser a encarnação social do trabalho humano; padrão de preços por ser um peso fixado de metal (uma libra, uma onça, etc). Como medida de valor, serve para transformar os valores das mais variadas mercadorias em preços, em quantidades imaginárias de ouro; como padrão dos preços, mede essas quantidades de ouro".
Ex.: 20 varas de linho e 1 casaco
Medida de valor:
(trabalho humano contido) 20 varas de linho = 1 g de ouro (trabalho humano contido) 
(trabalho humano contido) 1 casaco = 1 g de ouro (trabalho humano contido) 
Padrão de preços: 
(1 g de ouro) 20 varas de linho = 1 casaco (1 g de ouro)
A forma preço
"O preço é a denominação monetária do trabalho objetivado na mercadoria".
A forma preço está sujeita a possibilidade de incongruência entre a denominação monetária e a real grandeza de valor (quantidade de trabalho contida) de uma mercadoria. 
Ex: 20 varas de linho = 1 g de ouro
Por algum motivo, aumentou-se a demanda por varas de linho em uma determinada economia e agora 20 varas de linho = 2 g de ouro, sem que a quantidade de trabalho contida nas 20 varas de linho tenha aumentado.
Nesse caso, o preço abandona a função de expressar o valor das mercadorias. Essa característica da forma preço permite atribuirmos preços àquelas coisas que não são mercadorias, em outras palavras, aquelas coisas que não possuem valor. Quando isso ocorre, o preço passa a ser imaginário.
Variação de preços
Os preços das mercadorias só podem aumentar ou diminuir de forma generalizada, quando:
Aumentam: 
- valor do dinheiro permanece constante e o valor das mercadorias aumenta; 
- valor do dinheiro diminui e o valor das mercadorias permanece constante.
Diminuem:
- valor do dinheiro permanece constante e o valor das mercadorias diminuem;
- valor do dinheiro aumenta e o valor das mercadorias permanece constante.
Porém, em uma variação generalizada no valor das mercadorias, o padrão de preços não se altera, pois as mercadorias possuirão ainda o mesmo valor relativo (excetuando a mercadoria monetária, que ao se tornar dinheiro, é excluída do mundo das mercadorias). 
Ex.: Se antes 20 varas de linho e 1 casaco eram trocados por 1 grama de ouro, e com o aumento generalizado dos preços das mercadorias, 20 varas de linho sejam trocados por 2 gramas de ouro, 1 casaco será também trocado por 2 gramas de ouro.
Essa ideia de valores relativos também servem para a função de medida de valor, já que nesse caso o valor de TODAS as mercadorias aumentaram ou diminuiram na mesma proporção.

Continue navegando