Buscar

teste 2 sociologia e filosofia da educação

Prévia do material em texto

Usuário
	KETLIN SCHNEIDER DOS SANTOS
	Curso
	PED0029 SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PNA (ON) - 201720.1810.06
	Teste
	ATIVIDADE 2
	Iniciado
	16/10/17 16:18
	Enviado
	16/10/17 16:18
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	752 horas, 4 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Feedback
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A filosofia atualmente não pode ser pensada de maneira distante da Educação. Sabemos que ambas estão ligadas desde a sua origem na Grécia Antiga. Tendo por base o conteúdo estudado nesta unidade, analise a seguinte afirmação:
No pensamento de__________, a educação é indissociável da ação política, pois para ele é através da educação que a alma do homem/filósofo deve ser formada.
Estamos nos referindo a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Platão
	Resposta Correta:
	b. 
Platão
	Feedback da resposta:
	No pensamento de Platão, por exemplo, a educação é indissociável da ação política, pois para ele é através da educação que a alma do homem/filósofo deve ser formada.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Este pensador compreendeu que as instituições produzem mecanismos de controle por meio de vigilância e punição, os quais seriam exercidos pelo poder constituído, para manter a ordem social vigente. Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, podemos considerar essa teoria sobre controle e vigilância como especialmente verdadeira e condizente com a realidade.
Estamos nos referindo a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Foucault
	Resposta Correta:
	c. 
Foucault
	Feedback da resposta:
	Para esclarecer um pouco a ideia de uma Filosofia Política, com a influência das relações de poder, Foucault é um pensador que pode ser utilizado como embasamento teórico. Foucault, em suas obras, estudou o saber, o poder e as formas de controle sobre o homem. De acordo com o pensador, as relações de poder e controle não vêm de uma única fonte, ou seja, de uma única Instituição (escola, igreja, prisão, sanatório etc.), mas estão presentes em nosso cotidiano. Deacordo com esta lógica, o homem seria um objeto, passível de ser moldado.Dessa forma, Foucault compreendeu que as instituições produzem mecanismos de controle por meio de vigilância e punição, os quais seriam exercidos pelo poder constituído, para manter a ordem social vigente. Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, podemos considerar essa teoria sobre controle e vigilância como especialmente verdadeira e condizente com a realidade.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	São exemplos do momento desta filosofia: Dewey, Foucault, Jean-Paul Sarte, Marilena Chauí. Estamos nos referindo a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Filosofia Contemporânea
	Resposta Correta:
	b. 
Filosofia Contemporânea
	Feedback da resposta:
	Filosofia contemporânea – o momento contemporâneo da Filosofia, que inicia em meados do século XIX e se estende até os dias atuais. A Filosofia contemporânea fundamenta-se em alguns conceitos que foram elaborados no século XIX, como o de história, por exemplo, formulado pelo filósofo G. W. F. Hegel, segundo o qual o homem passa a ser compreendido como um ser histórico, assim como a sociedade. Os principais filósofos da Filosofia moderna até o momento são: Donald Davidson, John Dewey, Michel Foucault, Jürgen Habermas, Martin Heidegger, David Lewis, Maurice Merleau- Ponty, George Edward Moore, Karl Popper, Bertrand Russel, Jean-Paul Sartre, Peter Singer, Marilena Chauí, entre muitos outros.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para Jean Paul-Sartre (1905-1980),a educação tem a função de educar para e pela a liberdade, e, para isso, ela deve ser realizada nas condições sócio históricas e existenciais da prática individual e coletiva. Qual a corrente filosófica que ele faz parte?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Existencialismo
	Resposta Correta:
	e. 
Existencialismo
	Feedback da resposta:
	Existencialismo
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a corrente filosófica existencialista de Jean Paulo Sartre, o universo nos oferece infinitas possibilidades de escolhas. Somos livres para escolhermos e projetarmos nossas próprias vidas. Livres para criar, fazer, existir, escolher, ir vir, existir, etc. No entanto, a liberdade deve ser exercida ao lado do outro. Essa liberdade é tão grande que eu estou “preso na liberdade”.  O existencialismo vê na liberdade a grande chave para a compreensão do que é humano. O que nos pertence é apenas a nossa vida e a liberdade. O importante é prolongar ao máximo nossa vida com ética, responsabilidade, liberdade e dignidade, sempre aparelhada com a liberdade do outro. 
Em relação ao enunciado acima é correto afirmar que: 
I – A ênfase do existencialismo é em relação a responsabilidade do homem sobre o seu destino e sobre o seu livre-arbítrio. São nas escolhas que o homem constrói seu próprio ser. 
II - A liberdade, na filosofia existencialista, é saber escolher algumas das infinitas possibilidades que o mundo nos oferece. A liberdade humana é a característica básica desta corrente filosófica
III - É na ação que se dá a liberdade. Estou livre para escolher e projetar a minha vida. Essa liberdade é tão grande que eu estou “preso na liberdade”
IV – A filosofia existencialista não deixa de ser uma negação da própria identidade humana e de restrição da liberdade
V – Para Sartre, cada ser humano tem seus princípios, suas concepções de liberdade. Esta liberdade deve ser respeitada independentemente se tais comportamentos lesam ou ferem a liberdade do outro
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As alternativas I; II e III estão corretas
	Resposta Correta:
	b. 
As alternativas I; II e III estão corretas
	Feedback da resposta:
	As alternativas I; II e III estão corretas
A alternativa IV está incorreta na afirmação “A filosofia existencialista não deixa de ser uma negação da própria identidade humana”. O existencialismo é uma afirmação da vida. 
A alternativa V, também está incorreta na afirmação “Esta liberdade deve ser respeitada independentemente se tais comportamentos lesam ou ferem a liberdade do outro”.  Lesar e ferir a liberdade não faz parte dos princípios de Sartre. Esta afirmação contradiz o enunciado da pergunta: responsabilidade, liberdade e dignidade, sempre aparelhada com a liberdade do outro. 
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Qual das correntes filosóficas que se opõe ao racionalismo na defesa de que todo o conhecimento é baseado na experiência, acreditando que as ideias que temos advêm percepções?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Empirismo
	Resposta Correta:
	c. 
Empirismo
	Feedback da resposta:
	Empirismo
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Platão, Maquiavel, São Tomás de Aquino e John Dewey, são exemplos das filosofias (respectivamente):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Antiga, Moderna, Medieval e Contemporânea.
	Resposta Correta:
	c. 
Antiga, Moderna, Medieval e Contemporânea.
	Feedback da resposta:
	Filosofia antiga – é o momento em que surge a Filosofia, entre os séculos VI a V a.C. Composto do período pré-socrático e pós-socrático. Os filósofos de destaque são Platão e Aristóteles, além de Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Parmênides, Empédocles e Demócrito.
Filosofia moderna – este momento tem início com o Renascimento, perpassa vários séculos e, portanto, vários momentos históricos até o século XIX. As linhas de pensamento são divididas em Filosofia da Renascença e Filosofia Moderna. A primeira é marcada pela descoberta de obras desconhecidas de Platão e Aristóteles, além de outras obras do mundo grego. Seus principais pensadores são Maquiavel, Montaigne, Erasmo, Thomas More e Giordano Bruno.
Filosofiamedieval – é o momento do pensamento filosófico que se estende até aproximadamente o século XV, quando ocorre a Renascença. Nesse momento, a Filosofia está subordinada à Igreja Católica. Os principais filósofos da época são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
Filosofia contemporânea – por fim, o momento contemporâneo da Filosofia, que inicia em meados do século XIX e se estende até os dias atuais. A Filosofia contemporânea fundamenta-se em alguns conceitos que foram elaborados no século XIX, como o de história, por exemplo, formulado pelo filósofo G. W. F. Hegel, segundo o qual o homem passa a ser compreendido como um ser histórico, assim como a sociedade. Os principais filósofos da Filosofia moderna até o momento são: Donald Davidson, John Dewey, Michel Foucault, Jürgen Habermas, Martin Heidegger, David Lewis, Maurice Merleau-Ponty, George Edward Moore, Karl Popper, Bertrand Russel, Jean-Paul Sartre, Peter Singer, Marilena Chauí, entre muitos outros
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Com base no conteúdo que estudamos nesta unidade, analise a charge abaixo:
Fonte: www.praticadapesquisa.com.br. Acesso em 06/Outubro/2015
Com base na charge acima e no conteúdo estudado, chegamos à conclusão que todos nós podemos e devemos filosofar, ou seja, fazer reflexões diárias acerca do cotidiano, questionando nossas próprias atitudes e pensamentos. 
POIS É
O ato de filosofar que permite ao ser humano perceber outras dimensões além daquelas a que ele pertence.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Ambas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	Resposta Correta:
	d. 
Ambas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	Feedback da resposta:
	Será que precisamos ser pensadores para filosofar? Todos nós podemos e devemos filosofar, ou seja, fazer reflexões diárias acerca do cotidiano, questionando nossas próprias atitudes e pensamentos. É o ato de filosofar que permite ao ser humano perceber outras dimensões além daquelas a que ele pertence.A Filosofia permite parar, distanciar-se um pouco dos fatos e enxergá-los de uma forma mais crítica, mais racional.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A filosofia é a mãe de todas as ciências. A partir dela, surgiram os vários saberes. Apesar da importância do ensino da filosofia, ela nunca foi levada a sério.  Não se tem um método padrão e universal para o ensino da Filosofia, porque não é possível a utilização de um método científico universal. Os melhores instrumentos de trabalho são as reflexões e a discussões sobre temas propostos para serem discutidos em sala de aula. 
A partir do enunciado apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
 A Filosofia da educação se torna complexa quando desenvolve raciocínios complexos, eruditos de difícil compreensão. É preciso ter muito cuidado, porque o ensino da filosofia deve tratar temas pertinentes à realidade de forma simples e compreensível para os educandos.
PORQUE
O ensino da Filosofia se torna simples na medida que trata temas como: vida, política, sociedades, música, desigualdades sociais, acontecimentos, de tudo em geral. Nesse cenários professores e educandos devem compreender a realidade para serem capazes questioná-la e transformá-la e promover mudanças gradativas para uma sociedade melhor 
	
	
	
	
		Respostas Selecionadas:
	a. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 
	Respostas Corretas:
	a. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 
	Feedback da resposta:
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	John Dewey nasceu nos Estados Unidos em 1856. Foi influenciado por uma corrente filosófica denominada pragmatismo. Defendia uma escola que tinha como meta desenvolver as habilidades e competências dos alunos a partir das experiências. Estas metas seriam alcançadas através de metodologias associadas à vida em que o indivíduo está inserido. 
A partir do enunciado apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
Educar deve ser ato atuante na formação do educando, valorizando seus pré-conhecimentos, formando-o para viver em sociedade em plena transformação e prepará-lo para exercer a cidadania 
PORQUE
Somente o método tradicional de educação é capaz de desenvolver o conhecimento em que o ensino está centrado no professor através de conceitos estáticos
	
	
	
	
		
	c. 
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	Respostas Corretas:
	c. 
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. É falsa porque afirma que somente o método tradicional de educação é capaz de desenvolver conhecimentos.
	
	
	
Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017 00h23min56s BRST

Continue navegando