Buscar

RESUMO DE PPP FINALIZADO[1]

Prévia do material em texto

A parceira público-privada ou simplesmente PPP “é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa”, sendo, portanto, um termo que se refere à união entre os setores públicos e os privados e como essas relações são organizadas, para corresponder ao interesse público. Especificamente, essa parceria é compreendida como uma colaboração mútua, técnica e financeira. 
Para melhor entendimento, a parceria entre a Administração Pública com o particular é um acordo realizado entre eles, cujo propósito é implantar ou gerir os serviços públicos, com a possibilidade de prestação de obras ou abastecimento de bens e a possibilidade de implantação de serviços públicos, através do custeamento do que foi contratado, contraprestação monetária do Poder Público e solidariedade nos riscos e nos lucros entre as partes contratantes. Versa sobre um tipo de concessão de serviço público, nomeada de concessão especial.
Cuja natureza jurídica dessas parcerias são contratos de concessão disciplinados através de normas especiais contidas na Lei n. 11.079/04 e importante evidenciar que esta lei aplica-se a todos os âmbitos dos  poderes da União, dos Estados do Distrito federal e Municípios, como também aos órgãos da administração pública direta como indireta conforme aduz o art.1 da lei 11.079/04. Nesses contratos de concessão especial, devem observar as cláusulas de um contrato comum e as cláusulas específicas desse contrato. 
Visto que, as cláusulas mencionadas acima, são as cláusulas exorbitantes tais estipulações contratuais estão dispostas no art. 5 da lei que rege as PPP`, as cláusulas exorbitantes são uma das formas de evidenciar a supremacia do Estado em detrimento do particular, gozando de prerrogativas que se fossem acordadas em um contrato entre particulares seria tidas como abusivas, sendo portanto uma das desvantagens, se analisarmos do ponto de vista do particular. E uma das vantagens desta modalidade de parceria e viabilizar um melhor serviço, uma obra célere e bens de qualidade, sendo uma das formas de desafogar a administração pública, e efetivar tais benefícios na vida de seus administrados.
Portanto, os contratos de parceria pública- privadas se mostra em certo ponto vantajoso para ambas às partes, tendo em vista os entes públicos possibilitarem uma melhor administração e os particulares usufruírem de tais parcerias com os entes públicos.
Resumo avaliativo solicitado para composição da qualitativa para o I NPC, pela Profª Camile Melo, referente ao tema das Parcerias Público-Privada. Tendo como Obra de apoio MARINELA,Fernanda.Direito administrativo, Saraiva,2017.
Discentes: Bruna N. N. Bentes
 Wanna de S. Lobato.
Di06TB.
Belém-PA/ 2017

Continue navegando