Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKTING

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE MARKTING - GST0581
AULA 1
	1. A análise de marketing começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. O marketing define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, entre outros. Como parte de qualquer boa estratégia, o marketing exige a definição de : 
		
	
	Objetivos e ações 
	
	Objetivos, priorização de ações e definição de indicadores de sucesso.
	
	Objetivos e definição do sucesso da organização.
	
	Objetivos e definição dos planos de vendas.
	
	Objetivos e aplicação das diretrizes.
	2. Alguns conceitos importantes para o entendimento das ações de marketing se fazem presente em nosso cotidiano, como por exemplo: Estado de carência ou privação de sentido por uma pessoa que provoca a motivação para o consumo como meio de superar tal estado. Nesse caso, estamos no referindo a: 
		
	
	Demanda
	
	Necessidades
	
	Produto
	
	Valor
	
	Desejos
	3. Uma demanda é corretamente identificada por uma empresa quando se apresentam as seguintes condições:
		
	
	o consumidor recebe uma proposta de compra por mala direta e imediatamente entra em contato com a empresa para solicitar mais informações.
	
	o consumidor solicita uma análise de crédito para tentar obter financiamento na compra de um determinado produto.
	
	o consumidor visita uma loja e solicita ao vendedor informações sobre as condições de pagamento e de entrega de um determinado produto.
	
	o consumidor sinaliza a um vendedor que tem interesse em comprar determinado produto e solicita uma análise de crédito.
	
	o consumidor tem interesse em determinado produto e também tem capacidade de compra para realizar este desejo.
	4. Marque a alternativa que define corretamente o conceito de Mercado.
		
	
	Grupos de indivíduos que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar num processo de trocas para satisfazerem estas necessidades ou desejos.
	
	Consumidores eventuais de um produto.
	
	Conjunto de ofertas de produtos à preços que não estejam relacionados a dinâmica competitiva e tampouco à percepção de valor do consumidor.
	
	Conjunto de empresas que ofertam determinada categoria de produto.
	
	Empresas que operam com ofertas de produtos e serviços através de comércio eletrônico
	5. O conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o  lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor descreve o que chamamos de?
		
	
	Marketing.
	
	Promoção.
	
	Mercado.
	
	Processo.
	
	Praça.
	6. Quando avaliamos as organizações, entendemos que uma das áreas funcionais está o Marketing. Podemos então definir como Marketing:
		
	
	São atividades relacionadas à obtenção do que a empresa precisa para executar suas atividades, formação de cadastro de fornecedores, coleta de preços, negociação e concorrências.
	
	São atividades que envolvem o recrutamento, a seleção, a administração e integração das pessoas.
	
	É a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
	
	São as atividades vinculadas à transformação dos insumos nos produtos que a empresa oferece aos clientes.
	
	São as atividades de planejamento, de controle, de execução que dizem respeito às transações com valores monetários, incluindo seu registro e sua fiscalização.
	7. Para o marketing quando os desejos são apoiados pelo poder de compra tornam-se:
		
	
	necessidades
	
	demandas
	
	objetivos
	
	metas
	
	estratégias.
	8. Marque a opção correta sobre o conceito de Marketing: 
		
	
	Seu objetivo é tornar a venda supérflua. 
	
	É utilizado apenas para as empresas que visam lucro.
	
	É mesmo que propaganda.
	
	É tudo que se relaciona a comunicação de uma empresa.
	
	É direcionado somente para as empresas grandes e privadas.
AULA 2
	1. Leia as duas afirmações abaixo: I- Após elaborar suas estratégias de marketing voltadas para construção de relacionamento com os clientes, a empresa precisa preparar um programa e um plano de marketing integrado, com o fim de solidificar esse relacionamento. Ao elaborar o plano, os profissionais de marketing entendem que as empresas não podem fazer tudo sozinhas, e que, por isso, precisam se conectar com parceiros tanto de dentro como de fora da empresa PORQUE II- no mundo atual, mais conectado, o marketing não é mais o único responsável pelas interações com os clientes. Em relação a essas duas afirmações, assinale:
		
	
	se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	se as duas são falsas.
	
	se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	2. O nível de satisfação dos clientes de um restaurante será alto quando o serviço oferecido estiver de acordo com a(s): 
		
	
	Exigências da vigilância sanitária
	
	Expectativas dos clientes
	
	Localização do restaurante
	
	Motivação dos funcionários
	
	Atuação da concorrência
	3. Atualmente, pode-se ver a mesma empresa praticando diferentes orientações de marketing ao redor do mundo e ver empresas usando orientações diferentes do marketing em um mesmo mercado. Para que possamos entender um pouco mais sobre o assunto, podemos dividir a história do marketing em cinco ¿fases¿ ou eras. São elas?
		
	
	Os 4P's, mais o mercado.
	
	Orientação para o marketing, valor, distribuição, logística e processo.
	
	Os 5 P's.
	
	Orientação para produção, produto, venda, marketing e valor.
	
	Orientação para mercado, processo, cliente, produto e venda.
	4. O Marketing de Relacionamento é fundamental para que as empresas possam:
		
	
	Selecionar os clientes de menor poder aquisitivo que traze, a longo prazo, prejuízo para seus negócios
	
	Planejar e alinhar seus processos de negócios, suas comunicações, sua tecnologia e seu pessoal para manter o valor que seus clientes desejam
	
	Eliminar do mercado produtos que não estejam agradando o público
	
	Pesquisar ações de marketing de seus concorrentes
	
	Readequar sua política de preços
	
5. É um dos objetivos das empresas
		
	
	neutralizar os concorrentes
	
	satisfazer necessidades reais dos consumidores
	
	produzir o que ela deseja
	
	inflacionar os mercados
	
	não gerar lucros 
	6. Qual autor que em seu conceituado artigo "Miopia em Marketing", publicado em 1960, explicou sobre essa falta de visão, visão curta ou obstruída das empresas, impedindo a adequada definição das reais possibilidades de mercado. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Esse era o pensamento de marketing da época.
		
	
	Micael Levy
	
	Philip Kotler
	
	Michael Porter
	
	Barton Weitz
	
	Theodore Levitt
	7. Havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. Considerando o enunciado acima é correto afirmar que: 
I. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Este era o pensamento de marketing da época. 
II. O lema dessa época era "Produzir para Vender", e o maior trabalho da Administração era tornar mais eficiente os meios de produção.
Qual opção analisa corretamente asafirmativas acima?
		
	
	Ambas são falsas. 
	
	Ambas são verdadeiras e ambas se complementam.
	
	Somente (II) é verdadeira. 
	
	Somente (I) é verdadeira. 
	
	Ambas são verdadeiras, mas não há relação entre elas.
	
	8. A integração dos canais de venda online e offline da empresa Alfa é um dos grandes diferenciais para o sucesso da rede no Brasil, considerada hoje a maior no setor de produtos esportivos da América Latina. Com um sistema de gerenciamento integrado e nova plataforma de e-commerce, os consumidores têm opções de pesquisar na loja física, comprar na virtual e, se preciso for, trocar o produto nas lojas instaladas nos shoppings. O formato diferenciado é uma das chaves de sucesso da empresa, segundo a Diretora de Marketing. "A empresa começou em 1981, com uma loja em Belo Horizonte, Minas Gerais, e hoje está em 23 estados do Brasil, e no Distrito Federal, além de contar com loja virtual. Fazemos sempre treinamento em todas as lojas e hoje o consumidor pode transitar entre o online e o offline da forma como quiser.", diz. O grupo também se equilibra unindo o branding ao retail, que é o trabalho de construção da marca e sua visibilidade no varejo, por intermédio de campanhas e ofertas nos meios de comunicação. Outra aposta da empresa é o patrocínio a eventos esportivos e a atletas. Em 2011, foram 100 ações focadas no esporte. Como estratégia de comunicação e marketing, todas as ações que levem o nome da empresa são contadas por centímetros. Além disso, os consumidores são peças importantes na hora de pensar em novos desafios. ¿É importante ouvir o cliente; com base em suas opiniões podemos atendê-lo cada vez melhor. Essa troca é muito importante e esse canal de mão dupla também é uma forma muito natural de levar a paixão do esporte a todo brasileiro¿, pontua a Diretora de Marketing. Fonte: Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado). Com base na situação descrita acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Os consumidores brasileiros que optam pela compra online de produtos, geralmente exigem que as empresas desenvolvam canais físicos para atendê-los. PORQUE II. Se, de um lado, a estabilidade econômica, o aumento do poder aquisitivo das classes sociais, aliadas a um maior acesso à informação "Internet, participação em redes sociais" possibilitam que os consumidores identifiquem a forma mais adequada de atender suas necessidades, de outro, as empresas têm identificado que as mudanças nesses segmentos estão limitadas por aspectos como a falta de confiança nos fornecedores (prazos e entregas), a impossibilidade de troca simplificada de produtos e a segurança nos pagamentos online. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. 
		
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
AULA 3
	1. O Modelo de Marketing criado pelo Prof. Raimar Richers descreve a interação da empresa com o seu meio ambiente em função dos seus objetivos e através da efetiva ação das ferramentas do composto de marketing. Este modelo é conhecido como: 
		
	
	Modelo dos 5 As 
	
	Modelo dos 4 As 
	
	Modelo dos 5 Os 
	
	Modelo dos 4 Pês 
	
	Modelo dos 4 Cs 
	2. O marketing procura levar o produto (ou serviço) certo, ao preço certo, no momento e no lugar certo, ao consumidor certo e, por isso, é considerado hoje como uma atividade central das instituições modernas. Para conseguir este objetivo, ele se vale de algumas ferramentas que se destinam a promover ajustes entre a demanda e a oferta, tornando-se o principal elemento do processo facilitador de trocas entre as instituições e seus clientes. Ao conjunto de atividades desenvolvidas para alcançar este objetivo chama-se de sistemas de marketing. Neste contexto, há três modelos que sintetizam bem o conjunto de atividades desenvolvidas para alcançar o objetivo de levar o produto (ou serviço) certo, ao preço certo, no momento e no lugar certo, ao consumidor certo que são os:
		
	
	4Ps; 4Cs; 4As.
	
	4Ps; 4Cs; 5S.
	
	4As; 5S; 6M.
	
	4Cs; 4As; 5S.
	
	4Cs; 4As; 6M. 
	3. Assinale a única opção correta:
		
	
	A empresa orientada pelo marketing é aquela que apresenta vários departamentos ligados à produção. 
	
	Um bom produto não necessita de estratégia de marketing, caso sua qualidade seja indiscutível
	
	Os 4 Ps (produto, preço, ponto e promoção) devem funcionar de maneira independente para que a empresa consiga cumprir a sua missão 
	
	Produto, preço, distribuição e comunicação são algumas das principais estratégias de marketing utilizadas pelas empresas 
	
	A empresa orientada pelo marketing se preocupa somente em proporcionar lucro aos seus acionistas.
	4. Uma empresa fabrica um Smartphone personalizado. Que ferramenta do Mix de Marketing descreve essa situação?
		
	
	Produto
	
	Praça
	
	Promoção
	
	Merchandsing
	
	Preço
	5. Este conceito preocupa-se com a distribuição e refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o responsável por essa área deve saber exatamente que canais de distribuição utilizará, o seu tamanho e a área geográfica que serão cobertos logisticamente. De que conceito falamos?
		
	
	Preço.
	
	Produto.
	
	Praça.
	
	Promoção.
	
	Alvo.
	
6. Embora seja o modelo de Marketing mais utilizado para a compreensão das áreas de atuação e decisão de uma organização no intuito de dirigir sua oferta ao mercado, o modelo dos 4 P¿s não é o único modelo utilizado: existem também o modelo dos 4 C¿s, e dos 4 As. O modelo dos 4 C¿s foi desenvolvido pelo Prof. Robert Lauterborn na década de 80 na Universidade da Carolina do Norte e busca entender a oferta da empresa à partir da ótica do consumidor. Sua perspectiva é o foco do cliente. Marque abaixo o único ¿C¿, que não condiz com esse processo.
		
	
	Conveniência
	
	Custos
	
	Conceito
	
	Comunicação
	
	Cliente
	7. No que se refere aos 4'As, marque a opção que se refere o seguinte conceito: " Processo de adequação do mix de produtos da empresa às necessidades e desejos identificados na análise".
		
	
	Análise
	
	Avaliação
	
	Adequação
	
	Adaptação
	
	Ativação
	8. A administração de marketing é o esforço consciente para alcançar resultados desejados de troca com mercados-alvo. É definida como análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas e benefícios com os compradores, a fim de atingir o objetivo organizacional. Qual alternativa apresenta os termos dos 4As?
		
	
	Análise, Ajuste, Avaliação e Auditoria
	
	Avaliação, Adaptação, Ativação e Auditoria
	
	Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação
	
	Análise, Adaptação, Avaliação e Auditoria
	
	Análise, Adaptação, Atenção e Auditoria
AULA 4
	1. Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a 
		
	
	diferença entre o custo de produção de um produto ou serviço ofertado no mercado e o preço pago pelo cliente. 
	
	conexão entre os diferentes elos de um sistema de marketing, desde a qualidade da matéria prima para a produção do produto ou serviço, até sua disponibilização em canais de distribuição. 
	
	percepção de qualidade expressa em unidades monetárias para aquisição de determinado produto ou serviço no mercado.diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios de aquisição e uso de produtos e serviços, em relação aos custos e sacrifícios nos quais eles incorrem para obtê-los. 
	
	percepção de qualidade de uma determinada oferta, considerando-se seus benefícios tangíveis, isto é, benefícios físicos e experienciais proporcionados.
	2. (FCC, 2008) O processo de dividir o mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opiniões é denominado de segmentação 
		
	
	Demográfica
	
	Comportamental de compras
	
	Psicográfica
	
	Por pensamentos e sentimentos
	
	Geográfica
	
	
	
	
3. Sobre segmentação psicográfica podemos afirmar que: Marque a opção INCORRETA:
		
	
	A classe social exerce forte influência sobre a preferência das pessoas.
	
	Os bens que as pessoas consomem expressam seu estilo de vida.
	
	Os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalidade e na classe social.
	
	Tem como principal característica, segmentar em função de grupos de pequenos, médios e grandes usuários dos produtos.
	
	A personalidade das marcas corresponde à personalidade das pessoas.
	4. A Alfaiataria Lord é um negócio familiar de quase 80 anos, com atuação no mercado da cidade de São Paulo. Ela é uma referência entre os próprios concorrentes, pois seus ternos são reconhecidos por seu corte e acabamento "impecáveis", de acordo com recente matéria publicada em uma revista especializada em moda. O atual gestor da Alfaiataria Lord é o bisneto do fundador do negócio. Ele planeja ir além do tradicional público atendido há décadas, composto por executivos, políticos e demais clientes que se dispõem a pagar até R$ 10.000,00 por um terno. Entre seus planos, está a abertura de uma segunda marca para atender clientes que habitualmente compram ternos prontos em lojas de varejo, mas que pretendem dispender entre 30% a 40% a mais por um terno sob medida. Essa segunda marca tem o nome provisório de Custom. 
Considerando esse caso à luz do conceito de segmentação de mercado, todas as conclusões abaixo estão coerentes, EXCETO:
		
	
	Psicograficamente, tanto a marca Alfaiataria Lord quanto a marca Custom devem atender a desejos, valores e estilos de vida que fazem parte do imaginário de seus clientes, considerando as especificidades de seus respectivos segmentos atendidos.
	
	A decisão de criar uma segunda marca é recomendável e prudente, pois isso evitaria que clientes de segmentos distintos pudessem gerar conflitos na identidade e na imagem da tradicional marca Alfaiataria Lord. 
	
	A marca Custom parece estar focalizada em um público com perfil menos conservador, mais jovem e que está em processo de ascensão socioeconômica, em busca de alternativas de compra mais sofisticadas do que aquelas oferecidas pelas lojas de varejo.
	
	A Alfaiataria Lord poderia absorver os novos clientes identificados pelo atual gestor do negócio, pois os clientes tradicionalmente vinculados a essa marca poderiam, aos poucos, migrar para os produtos com características mais acessíveis.
	
	A sustentação da marca Alfaiataria Lord está em três principais variáveis: o perfil psicográfico dos clientes, as características socioeconômicas dos clientes e o valor agregado que a imagem da cidade de São Paulo propicia à marca.
	5. Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a 
		
	
	diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios de aquisição e uso de produtos e serviços, em relação aos custos e sacrifícios nos quais eles incorrem para obtê-los.
	
	diferença entre o custo de produção de um produto ou serviço ofertado no mercado e o preço pago pelo cliente.
	
	percepção de qualidade expressa em unidades monetárias para aquisição de determinado produto ou serviço no mercado.
	
	percepção de qualidade de uma determinada oferta, considerando-se seus benefícios tangíveis, isto é, benefícios físicos e experienciais proporcionados.
	
	conexão entre os diferentes elos de um sistema de marketing, desde a qualidade da matéria prima para a produção do produto ou serviço, até sua disponibilização em canais de distribuição.
	6. Segmentação é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler, é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser 
		
	
	genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável
	
	genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.
	
	distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável
	
	distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável. 
	
	distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável. 
	
	
	
	
7. Sarah Williams é uma cliente de uma única marca de bolsas. Ela não somente compra como participa do grupo seleto de consumidoras da marca. Sempre prefere presentear amigas com bolsas desta marca. Ela está sempre falando bem e motivando outras mulheres a comprarem a mesma bolsa. Identifique o perfil de cliente que a Sarah Williams se encaixa e a justificativa que melhor representa.
		
	
	Sarah pode ser classificada como uma cliente defensora ao defender a marca como a melhor entre as concorrentes e promove-la entre as amigas.
	
	Sarah pode ser classificada como uma cliente fiel por gostar da marca.
	
	Sarah pode ser classificada como uma cliente fiel ao defender a marca e promove-la entre as amigas.
	
	Sarah pode ser classificada como uma cliente eventual ao defender a marca e promove-la entre as amigas
	
	Sarah pode ser classificada como uma cliente defensora por ser fiel a marca.
	8. A equipe de marketing de um fabricante de cerveja, que detém o terceiro lugar no mercado nacional em termos de vendas, está decidindo sobre a estratégia de lançamento de um novo produto. A equipe já informou ao diretor da área que o mais difícil agora é definir qual proposição de valor a empresa oferecerá aos clientes com o novo produto. Afinal, proposição de valor é:
		
	
	a definição do segmento a que o produto servirá.
	
	a oferta de um sistema de distribuição eficiente.
	
	a escolha dos clientes que a empresa poderá servir bem e com lucro.
	
	a promessa de benefícios ou valores a serem proporcionados aos clientes.
	
	a seleção dos clientes-alvo da oferta.
	
AULA 5
	1. Assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	A diferenciação produz margens mais altas com as quais é possível lidar com o poder dos fornecedores.
	
	Os métodos para a diferenciação podem assumir muitas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, serviços, rede de fornecedores ou outras dimensões.
	
	A diferenciação não é uma estratégia viável para obter retornos acima da média em uma indústria porque ela não cria uma posição defensável para enfrentar as cinco forças competitivas.
	
	A diferenciação ameniza o poder dos compradores, dado que lhes faltam alternativas comparáveis, sendo, assim, menos sensíveis aos preços. 
	
	A diferenciação proporciona isolamento contra a rivalidade competitiva devido à lealdade dos consumidores com relação à marca como também à consequente menor sensibilidade ao preço.
	2. Estratégia é a maneira utilizada pelas empresas para atingir seus objetivos. Uma boa estratégia de marketing deve integrar os objetivos, políticas e sequências de ações (táticas) num todo coerente da organização. O objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficaze eficientemente a sua missão.
As definições de estratégia são fundamentadas na inseparabilidade entre a organização e o ambiente onde ela está inserida, que, se por um lado, representa algumas ameaças ou contingências quanto às suas atividades, por outro, lhe oferece oportunidades que devem ser aproveitadas.
As empresas podem adotar três diferentes tipos de estratégias genéricas de competição: liderança, custo total, diferenciação e enfoque.
A qual é o tipo de estratégia que concentra suas atenções em um grupo específico de compradores, ou em um segmento da linha de produtos, ou ainda em uma determinada área geográfica?
		
	
	Diferenciação do produto 
	
	Matriz BCG 
	
	Liderança de custos 
	
	Enfoque 
	
	Análise de Swot 
	
3. A estratégia visa atingir o menor custo possível mediante a utilização de políticas e processos que orientem a companhia para suas atividades-fim. Exige-se que a empresa disponha de ampla capacidade instalada para atender grandes demandas, o que possibilita economias de escala e reduções de custo em função da experiência adquirida. Podemos considerar que estratégia aplicada:
		
	
	Produtos substitutos.
	
	Diferenciação do produto
	
	Enfoque
	
	Novos entrantes
	
	Liderança de custos
	4. À medida que um produto evolui em seu ciclo de vida, passando da etapa de introdução para a de crescimento, as estratégias de marketing utilizadas por empresas tendem a ser modificadas. Quando um produto alcança a etapa de crescimento em seu ciclo de vida, a estratégia de marketing adotada pela empresa deverá ser a seguinte:
		
	
	Realizar promoções de vendas, para induzir consumidores a mudarem de marca, de forma a aumentar sua participação de mercado
	
	Aumentar sua cobertura de distribuição e adotar novos canais.
	
	Focar um nicho de mercado que seja fiel ao produto, mesmo havendo produtos concorrentes e substitutos mais novos.
	
	Baixar o preço do produto em função de sua falta de diferenciação em relação à concorrência.
	
	Cortar custos tanto com pesquisa e desenvolvimento quanto com investimentos em produção e equipamentos.
	5. O modelo de ciclo de vida do produto pode auxiliar na análise do estágio de maturidade de um produto através da representação de estágios distintos na história das vendas, com diferentes oportunidades e problemas em relação às estratégias metodológicas, operacionais e financeiras. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que identifica corretamente a fase de declínio do CVP: 
		
	
	Lucratividade alta, oferta de acessórios e grande volume de vendas do produto no mercado.
	
	Período de venda com volumes altos, lucros estáveis e produto mantido inalterado em relação ao projeto original. 
	
	Lucros praticamente inexistentes, vendas não muito volumosas e disponibilidade limitada do produto.
	
	Crescimento rápido no volume de vendas, disponibilidade ilimitada e custos baixos.
	
	Vendas com tendência a redução, lucratividade constante e exigência de modificação no projeto do produto.
	6. "Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009) 
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	Não podemos classificar a TIM como seguidora de mercado por não ocupar mais a vice-liderança.
	
	A aposta da Claro em diferenciais embasados em pioneirismo e inovação em relação ao ocupante da primeira posição de mercado é característica de fundamental importância para uma empresa que quer alcançar a liderança da categoria.
	
	a Claro se posiciona com a Desafiante de Mercado, pois utiliza estratégias de ataque frontal em relação à empresa líder de mercado.
	
	A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro.
	
	A Vivo é por definição absoluta a Líder de Mercado, pois detém o maior percentual de market-share tornando-se o alvo dos demais concorrentes.
	
7. Além de estarem muito bem informados, os clientes contam com diversas opções para mudar de fornecedores posto que a concorrência está cada vez mais acirrada. Sendo assim, podemos entender que a melhor estratégia a ser utilizada para conquistar e fidelizar clientes é:
	
	
	oferecer-lhes produtos mais baratos.
	
	dizer-lhes que seus produtos são de qualidade indiscutível.
	
	dizer-lhe que passará a ser um cliente preferencial.
	
	ser honesto e transparente nas suas relações com eles.
	
	conceder-lhes os melhores descontos.
	
8. A empresa Beta fabricante de sabão em pó possui uma marca líder nesse segmento. No entanto está sendo atacada constantemente por empresas detentoras de marcas de produtos cujos preços são inferiores aos da marca líder. Diante dessa situação a empresa está perdendo fatia de participação no mercado. Para reverter esse quadro, como a empresa pode superar esse ataque? I.Desenvolver uma nova marca de sabão em pó com preço similar ao desses outros fabricantes, no intuito de combatê-los. II.Reforçar ainda mais os benefícios do produto em sua comunicação com seu público-alvo. III.Continuar mantendo as mesmas estratégias de Marketing, sem alteração, uma vez que o produto é líder de mercado. Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(ns) 
		
	
	(B) II.
	
	(A) I.
	
	(D) I e III.
	
	(E) I e II.
	
	(C) III.

Continue navegando