Buscar

AVALIANDO 01 C.S

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708838128)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre o Conhecimento religioso, podemos ASSINALAR COMO FALSA A SEGUINTE COLOCAÇÃO:
		
	
	É a exposição sistemática que tem por objetivo um credo religioso ou uma divindade;
	
	Fundamenta-se na fé, ou seja, na adesão ou na aceitação pessoal a Deus e seus desígnios;
	
	As relações entre fé e poder são objeto de estudo da Teologia;
	
	O conhecimento teológico parte da compreensão e da aceitação apenas de um Deus;
	
	A teologia posiciona-se num campo intelectual, enquanto que as crenças pertencem à esfera emocional;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708977214)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As Ciências Sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas a classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção correta. 
		
	
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das Ciências Sociais contemporâneas. 
	
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico surgido apenas no século XXI. 
	
	Segundo as Ciências Sociais, a sociedade ocidental não possui diversidade étnica-cultural.
	
	O exercício do poder é uma questão ideológica que não está contemplada pelas Ciências Sociais. 
	
	Com exceção dos europeus, nenhum outro povo gerou uma identidade cultural própria. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709067948)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um dos primeiros cientistas a adotar a metodologia antropológica na análise cultural foi Bronislaw Malinowski (1884-1942), antropólogo polonês radicado na Inglaterra. Foi ele que, a partir do trabalho de campo nas ilhas Trobriand, na Melanésia, praticou o que se tornaram os procedimentos metodológicos de pesquisa na Antropologia. Esses procedimentos metodológicos são: 
		
	
	a análise dos diários de viajantes e a teorização em seu gabinete.
	
	a escuta e a investigação estatística.
	
	a etnografia e a observação participante,
	
	a coleta e a verificação de dados em laboratório.
	
	a análise e a descrição dos fenômenos da natureza
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708963375)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	"A condição humana compreende algo mais que as condições nas quais a vida foi dada ao homem. Os homens são seres condicionados: tudo aquilo com o qual eles entram em contato torna-se imediatamente uma condição de sua existência. O mundo no qual transcorre a vita activa consiste em coisas produzidas pelas atividades humanas; mas, constantemente, as coisas que devem sua existência exclusivamente aos homens também condicionam os seus autores humanos. Além das condições nas quais a vida é dada ao homem na Terra e, até certo ponto, a partir delas, os homens constantemente criam as suas próprias condições que, a despeito de sua variabilidade e sua origem humana, possuem a mesma força condicionante das coisas naturais. O que quer que toque a vida humana ou entre em duradoura relação com ela, assume imediatamente o caráter de condição da existência humana". Com inspiração no texto de Hannah Arendt indique a afirmação incorreta. 
		
	
	O que reside, o que mora dentro das máquinas, o que habita o mundo artificial é a realidade humana.
	
	A existência Humana compreende toda a maquinaria, todas as descobertas científicas, as formas de Estado, a constituição da cultura, ou seja, compreende tudo o que é tocado pelo pensamento e pela mão do homem.
	
	A civilização resulta do acumulo do viver originado na relação entre informação e formação, é ao mesmo tempo forma e conteúdo, sempre em um efetivo laço entre pensamento, conhecimento e linguagem.
	
	A negação da espontaneidade do tempo se estabelece na negação da naturalidade, do isolamento e da abstração do homem.
	
	A existência humana é a manutenção da objetividade e da espontaneidade do tempo natural. Formula-se apenas como presente e nega o vivido.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708857381)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
	
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo. 
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.

Continue navegando