Buscar

Infecções Respiratórias

Prévia do material em texto

1-Cite quais são os principais vírus responsáveis pelas infecções respiratórias.
Influenza, parainfluenza, rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR), adenovírus e coronavírus, são capazes de desencadear desde quadros de resfriados simples à pneumonia, bronquiolite e asma, o metapneumovírus humano e o bocavírus são capazes de desencadear sibilância.
2-Estes vírus afetam a população da mesma maneira? Afetam os mesmos grupos? Quais as diferenças entre eles?
Afetam de diferentes maneiras e afetam grupos diferentes. Em sua maioria as infecções respiratórias na infância  são pelo vírus sincicial respiratório (50% dos casos de broncospasmo, 80% bronquiolite), 70% das crianças são infectada pelo VSR no primeiro ano de vida e praticamente todas até os 3 anos, nas de crianças mais velhas 60% dos casos de infecção são pelo  rinovírus, o  vírus da influenza ocorre nas epidemias podendo varias de infecção simples do trato respiratório a uma pulmonar grave, o vírus parainfluenza pode afetar qualquer grupo etário e esta associado ao crupe. 
3-Qual a relação entre a infecção respiratória viral e a asma?
Os vírus respiratórios podem desencadear exacerbações da asma, particularmente o rinovírus. Os vírus são capazes de agredir e destruir o epitélio brônquico, com a liberação de citosinas já identificadas por células epiteliais lesadas, o vírus tem capacidade de atrair células como eosinófilos e linfócitos, capacidade de produzir IgE específica, também pode favorecer a liberação de histamina e leucotrienos de mastócitos e provocar a liberação de bradicinina.
4-Qual o perfil de citocinas encontrado nestas infecções? Th1, Th2 ou Th17?
É relacionada a agressão viral, a lesão   tecidual a penetração de antígenos inalatórios com a mudança do perfil Th1 para Th2, com produção de IgE específico.   
5-Existe relação entre estas infecções virais e a atopia (alergia)?
Alguns estudos como SIDRIA, ALSPAC, e PIAMA, relacionam persistência de asma naqueles com sibilância nos primeiros anos de vida, associada à infecção viral respiratória e atopia (asma nos pais, níveis altos de IgE por ocasião dos quadros de sibilância).

Continue navegando

Outros materiais