Buscar

PRE PROJETO I PRONTO

Prévia do material em texto

3
 
 
SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA
CIENCIAS CONTABEIS
 PROJETO INTEGRADOR II
LILIANE LARROSSA FONSECA RA: 6397250900
 Colaboradores:
 GISELI AMARO SOUTO RA: 8362805816
 PATRICIA VIANA LOPES RA: 6791412405
 MAURICIO MARTINS RA: 9364306654
 
			
			 
									
 _______________________________________________________________
 
 Rio Grande/RS
 2016
SUMARIO:
1. PLANO DE CONTROLADORIA..................................................................................3
2. MODELO DE GESTÃO E PROCESSO DE GESTÃO...............................................4
3. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇOES.............5
4. EVA- ECONOMIC VALUE ADDED( valor econômico adicionado)..........................5
5. CALCULO DO CAPITAL EMPREGADO....................................................................6
6. CALCULO DO CUSTO DE CAPITAL DE TERCEIROS...........................................6
7. CALCULO MEDIO PONDERADO DO CAPITAL......................................................6
8. CALCULO DO EVA........................................................................................................7
1.PLANO DE CONTROLADORIA
Com base no que aprendemos em nossas aulas de controladoria e sistemas de informações contábeis, destacou-se a importância do profissional controller nas organizações e seu diferencial para empresas da atualidade. Com a implantação de um plano de controladoria podemos analisar e compreender diversos aspectos. Com a controladoria propomos que a empresa consiga ter o melhor planejamento e gestão de custos, que a traves de um sistema de informação possamos integrar suas funções e especialidades. 
Podemos definir a controladoria como o “o departamento responsáveis pelo projeto, e elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais financeiras e contábeis de uma determinada empresa, com ou sem fim lucrativo”.
Também podemos definir a controladoria como sistema de informações contábeis 
De fundamental importância para o controller, nela podemos obter as informações gerenciais necessárias para tomada de decisões e contribuir com os objetivos da empresa. Para que possamos ter um sistema de informação contábil, e necessário que aja inicialmente um sistema seguro para gerenciar essas informações e determinar os valores de impostos a a ser recolhido durante compras e vendas que a entidade realizar. Com essa ferramenta de auxilio o controller tem total entendimento de quem deva operar, a fim de garantir informações corretas e confiáveis.
Então, o primeiro passo e a definição das metas da organização, para que o plano de controladoria de acordo com a missa, visão e valores da empresa após isso definido e implantando o sistema de informações contábeis para que o controller possa trabalhar com as informções confiáveis e precisas, a fim de contribuir com os resultados da empresa, para que alcance seus objetivos e tenha êxito em suas tarefas. A ferramenta só terá resultado esperado atrás da utilização de forma correta por parte da empresa, pelos funcionários que vão utilizar, alimentando e utilizando da melhor forma possível.
2. MODELO DE GESTÃO E PROCESSO DE GESTÃO
De acordo com as mudanças organizacionais as empresas vão se adaptando as novas tecnologias no comportamento dos consumidores a fim de atender seus clientes finais com satisfação, para que assim possa superar suas expectativas. Neste sentido a controladoria faz-se indispensável nas empresas para que possam buscar alternativas de manter-se neste mercado com qualidade e oferecer a os seus clientes o que eles desejam, sem deixar de honrar com seus compromissos tributáveis, pagamento de impostos, taxas, para não ter problemas futuros. A controladoria e uma gestão econômica, de modo que, e responsável pelos sistemas de informações gerenciais e pela disponibilização de modelos de mensuração e informações que possibilitam a tomada de decisões, tendo em vista a otimização dos resultados da empresa( farias 1998 p40). Por isso ressaltamos que, a controladoria precisa trabalhar com verdadeiros sistemas integrados para ter uma visão geral da empresa e principalmente de seu plano estratégico, que e adaptado mediante aspectos institucionais da empresa, analisando sua missão, visão e valores.
Com base nos estudos dessa disciplina, escolhemos uma empresa que atua na área de serviços prestados para animais de estimação- Pet-Shop ( cães e gatos ), localizada na vila da quinta, atuando a 10 anos do mercado do rio grande do sul. 
A - Declaração de valores: 
- ser a preferencia dos clientes da cidade e afins;
- qualidade nos serviços prestados acima de tudo;
- valorizar e respeitar as pessoas;
- foco nos resultados.
B- Declaração de visão
Ser referencia da cidade sendo reconhecida pela qualidade e segurança.
C- Declaração da missa
Ser referencia na área de pet shop garantindo a qualidade e competência a nossos clientes.
D- Metas e objetivos
Atuar no mercado para ser referencia em nossa área, dentro de alguns anos,
Aperfeiçoando o serviço.
3. A IMPORTANCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇOES:
Tecnologia e a globalização que facilitaram e aperfeiçoaram o processo para modernização que e vista e percebida nas organizações, proporcionalmente, 
São criadas normas reguladoras na profissão contábil para manter a melhoria, a ordem e os pagamentos. “o termo auditoria, de origem latina “auditre” foi utilizado pelos ingleses para rotular a tecnologia contábil da revisão, mas hoje tem sentido mais abrangente” ( sá, 2002, p.23).
As empresas compreende que a auditória tem como principal objetivo proteger a empresa contra fraudes e evitar possíveis multas fiscais que acabam prendendo foco principal da auditoria que e a busca pela eficiência e eficácia. Através de padrões que não são aperfeiçoado por muitas vezes por falta de informação, os processos de auditoria acabam por não ser utilizados como deveria e que certamente pode ajudar a organização a melhorar e agilizar seus processos, mantendo a qualidade, eficiência e eficácia, que melhora as atividades, poupando tempo e minimizando custos.
Podemos afirmar que a auditoria e uma tecnologia contábil que podemos aplicar a o sistema de registro, demonstrações e outras informações de grande relevância contábil, Com objetivo de apresentar opiniões, conclusões, criticas e orientações sobre situações ou ainda de possíveis fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, publica ou privada, que possa ter ocorrido ou vindo ao correr, ate mesmo prospectos e diagnósticos não previstos. 
4. EVA- ECONOMIC VALUE ADDED( valor econômico adicionado):
É uma ferramenta muito importante para medir o Lucro Econômico esperado em um novo negocio, ou para comparar empresas ou negócios para possíveis empresas. Assim analisando nossa empresa, podemos verificar que o EVA esta presente em sua contabilidade através de analise de seus bens e serviços. 
EVA= Lucro operacional após imposto de renda.
Trabalhamos da seguinte formula:
EVA=(TRC – CMPC) X CTOTAL, onde: 
TRC= taxa de retorno do capital;
CMPC= custo médio ponderado do capital;
CTOTAL= capital total 
Para calcular o CMPC é preciso ajustar os custos do capital de terceiro em razão da economia tributaria que é gerada pela despesa financeira, em relação a economia no pagamento de imposto. 
CCT( custo do capital de terceiro) = CBCT( custo bruto do capital de terceiros) – Imposto.
Quando definimos o custo do capital próprio e de terceiros empregados pela empresa e conhecendo sua estrutura de capitalé que podemos calcular então obter o CMPC: 
CMPC= Custo do capital próprio x ( capital próprio/capital total) + Custo do capital de terceiros x ( capital de terceiro próprio/capital total).
Obtendo a taxa do EVA:
Taxa do EVA = TRC – CMPC
Com isso termos a informação que a empresa conseguiu desenvolver suas atividades dentro do período apurado conseguindo gerar o que chamamos de riqueza efetiva com a taxa de EVA. 
Sendo assim, vamos calcular o EVA da nossa empresa : 
 
 5. CALCULO DO CAPITAL EMPREGADO:
Capital empregado 
$ 
% 
Passivo circulante/exigivel 
60.000 
60% 
Patrimônio liquido 
40.000 
40% 
Total passivo 
100 
100% 
 
Custo do capital proprio 
18% 
Custo do capital de terceiros 
20% 
Alíquota do imposto de renda 
25% 
 
6. CALCULO DO CUSTO DE CAPITAL DE TERCEIROS:
Taxa bruta x(1-IR)  20,0%x(1-0,25)  = 15,0% 
7. CALCULO MEDIO PONDERADO DO CAPITAL:
WACC= (0,60x 15,0%) + (0,40x 18,0%)    WACC= 16,2% 
Definido pelo acionista, ou seja quando ele espera ganhar comparando com o custo de oportunidade oferecido por outra fonte. Definido pelo mercado ( geralmente expresso por taxas de financiamento/empréstimos). 
 
  
8. CALCULO DO EVA 
Estrutura do balanço patrimonial 
DREsimplicado($) 
calculoda ROI 
Total ativo ( investimento ) = 100.000 
receitas  150.000 
ROI = Lucrooper(-)IR/INVESTIMENTOS 
  
(-) custos(80.000) 
  
  
 
  
Passivo total = 60.000 
Lucro bruto 
ROI=$ 40.000-25%/%100.000 
Patrimônio Liquido = 40.000 
(-) despesas 70.000 
  
  
30.000 
  
  
 
  
Lucro operacional  
40.000 
ROI = $ 30.000/$100.000  
Imposto de renda 
10.000 
  
  
 
  
  
30.000 
ROI = 30,0 % 
 
EVAS - EVA em valores absoluto 
EVAS%-EVAem valores percentuais 
evas= (roi-wacc)x investimentos 
eva% =roi-wacc 
evas= 13,80% x 100.000 
eva= 30,0% - 16,2% 
evas= 18.000 
eva= 13,80 % 
 
 
 
Quanto ao objetivo do estudo, concluímos que o mesmo foi atingido. Ou seja, mostrou-se que o EVA é aplicável ao contexto da empresa pesquisada, com as devidas adaptações ao contexto da organização. Além disso, Conforme exposto, o EVA (Economic Value Added) tem a capacidade de propiciar uma forma de avaliar o desempenho da entidade que leva em consideração a estrutura de capital da empresa e respectivas taxas de remuneração. Com isso, pode ser considerado como um indicador adequado para evidenciar a performance dos gestores na utilização do capital disponibilizado pelos investidores e/ou captado junto às instituições bancárias.
 No entanto é capaz de proporcionar uma visão abrangente sobre a pertinência dos recursos aplicados em ativos e sobre o impacto das taxas de captação das principais fontes de recursos. 
Através desses estudos que conseguimos identificar se vale a pena comprar uma empresa, uma sociedade, ou até mesmo ter uma participação, em que possamos ter lucros e não prejuízo. 
Para os que já possuem uma empresa, conseguem avaliar sua rentabilidade, determinar pontos a ser melhorado,  diminuindo desperdícios que podem ser revertidos em investimentos, inovações e futuramente em lucro e resultado positivo para as organizações, onde esta é a maior razão de existir de uma empresa.

Continue navegando