Buscar

preciso de um projeto integrador na area de auxiliar administrativo

preciso de um projeto integrador na area de auxiliar administrativo que aborde tudo logistica encaminhar protocolos internos, setores de organizaçao preicos dele completo me ajudem por favor quem tiver um pronto

💡 2 Respostas

User badge image

Maria do Carmo

O Projeto Integrador visa articular as competências capazes de contribuir para evidenciar as Marcas Formativas Senac e, principalmente, para o desenvolvimento do perfil profissional. A proposta pedagógica é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os assuntos abordados durante o curso por meio de uma estratégia de ensino–aprendizagem. E no caso dos 5s, os alunos puderam aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização; tanto da empresa estudada como na própria vida deles. “Iniciamos trabalhando os 5s em sala de aula e percebemos que várias empresas que estão atuando no mercado necessitavam da implementação desse sistema. Apesar da cultura japonesa ser muito diferente da brasileira, onde surgiu o programa de gestão de qualidade, é possível aplicar nas organizações brasileiras. E em um bate-papo, partiu dos próprios alunos a vontade de praticar o programa 5s em uma empresa local. Escolhemos a Academia Forma Total, fizemos o diagnóstico e logo após partimos para a prática. E o resultado foi muito satisfatório, pois os alunos puderam vivenciar a teoria que estudamos em sala”, ressaltou o instrutor da turma, Luiz Guterres.

Cada S tem um significado que ajuda na melhor administração das empresas. O primeiro S é o SEIRI, que equivale ao Senso de Utilização. Ele vai trabalhar a utilização de materiais, equipamentos, dados, entre outros, com equilíbrio e bom senso. Os resultados podem ser observados pela facilidade de limpeza e manutenção, ganho de espaço e redução de custo. Este é o passo inicial para a preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S.

O professor do curso de Assistente Administrativo, Luiz Guterres, fala sobre o desempenho dos alunos durante a apresentação do Projeto Integrador. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento (ASCME)

O segundo S, o SEITON, é o Senso de Organização. Neste caso, o objetivo é facilitar o acesso aos itens necessários de forma imediata. Para isso, é importante criar padrões e utilizar ferramentas que ajudam na organização como etiquetas, painéis, estantes e o que mais for necessário. A vantagem é a economia de tempo e facilidade em localizar o que é preciso. 

O terceiro S, o SEISO, representa o Senso de Limpeza. Ou seja, trata-se de manter o espaço de labuta o mais limpo possível, o que inclui eliminar sujeira e cultivar o asseio dos objetos, armários e tudo que estiver presente no local. O Senso de Limpeza pode ser aplicado também nos relacionamentos pessoais, prezando por um ambiente de trabalho onde a transparência e respeito sejam condutoras de cada ação tomada. Como resultado, percebe-se um local mais salutar e agradável de se trabalhar, assim como uma redução da possibilidade de acidentes.

O quarto S, o SEIKETSU, significa Senso de Padronização e Saúde. A finalidade dele é manter os 3 primeiros S’ em ordem. Para isto, sugere fixar padrões de comunicação visual, de atividades e tudo que puder interferir na execução dos outros S’. Como trabalha com a saúde, há uma preocupação com o estado dos banheiros, refeitórios e outros cômodos que estejam na empresa e possam afetar o bem-estar dos colaboradores e dos clientes. Problemas ergonômicos merecem atenção especial nesse quesito. Como principal benefício, pode ser citado o equilíbrio físico e mental.

O último S, o SHITSUKE, é o Senso de Disciplina ou Autodisciplina. Ele busca o comprometimento pessoal para o cumprimento das etapas anteriores. A sua execução depende da ação do indivíduo. A partir desse ambiente autodisciplinado baseado nos 5S é possível que se tenha: melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho; melhoria nas relações humanas e outros progressos.


0
Dislike0
User badge image

Rafaeli Oliveira

qual o tópico que vc precisa, é senac?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais