Buscar

Explique a relação entre inflamação e mal de Alzheimer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique a relação entre inflamação e mal de Alzheimer
Está envolvida na gênese da doença de Alzheimer e se dá de uma maneira um pouco menos intensa, porém quase constante, permanente. A inflamação acontece no sistema nervoso central e também em todo o organismo e é apenas prejudicial – não trazendo nenhum benefício. Nela, é como se o sistema imunológico estivesse excitado, querendo combater um inimigo que não existe ou corrigir um ferimento que também não aconteceu. 
Há a liberação de substâncias, como as citocinas, que acabam prejudicando o funcionamento de diversos processos e células. A inflamação crônica no cérebro causa danos aos neurônios e às células da glia. Em algumas situações, ela até faz com que o hipocampo tenha seu volume reduzido, prejudicando, e muito, nossa habilidade de memorizar fatos e nomes.
A inflamação crônica do sistema nervoso, chamada de neuroinflamação, está relacionada com a origem das placas beta-amiloides, e as placas causam inflamação ao seu redor – como se fosse um círculo vicioso. Doenças como depressão, obesidade, transtorno do humor bipolar e o estresse também causam a neuroinflamação.

Continue navegando