Buscar

22 questoes PB3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Curso de Graduação em Medicina - 3º fase
Componente de Processos Biológicos III
Nome: Joelcir José Gheno
YARA JUAREZ TEIXEIRA DOS SANTOS
Data 10/10/2023
1. Descreva a estrutura do anticorpo e do TCR.
 - Anticorpo (Imunoglobulina): Os anticorpos são proteínas Y-shaped (em forma de "Y") secretadas por células do sistema imunológico chamadas células B ou linfócitos B. Cada anticorpo é composto por quatro subunidades: duas cadeias pesadas (heavy chains) idênticas e duas cadeias leves (light chains) idênticas. As cadeias pesadas e leves são conectadas por pontes dissulfeto, formando a estrutura básica em forma de "Y". A região da extremidade da "Y" é altamente variável, chamada de região variável (ou V) e é responsável por reconhecer antígenos específicos.
 - TCR (Receptor de Células T): O TCR é um receptor de superfície celular encontrado nas células T, que são outro tipo de célula do sistema imunológico. O TCR é composto por duas cadeias: uma cadeia alfa (α) e uma cadeia beta (β) em receptores T alfa-beta (αβ) ou cadeias gama (γ) e delta (δ) em receptores T gama-delta (γδ). Essas cadeias são semelhantes em estrutura às cadeias leves dos anticorpos, com regiões variáveis que reconhecem antígenos específicos.
2. O que são os segmentos gênicos presentes nos locus?
 - Os segmentos gênicos presentes nos locus dos anticorpos e TCRs são chamados de segmentos V (variável), D (diversidade) e J (junção). No caso dos anticorpos, há também o segmento C (constante). Esses segmentos gênicos são organizados de forma modular e combinados de maneira única para gerar a diversidade de anticorpos e TCRs necessários para reconhecer uma ampla variedade de antígenos.
3. Descreva a estrutura genômica do locus da cadeia H.
O locus da cadeia H (heavy chain locus) é uma região no genoma que contém os segmentos gênicos para a cadeia pesada dos anticorpos. Esse locus é organizado em várias regiões, incluindo segmentos V, D, J e C. Durante o desenvolvimento das células B, ocorre uma recombinação V(D)J, onde um segmento V, um D e um J são selecionados aleatoriamente e combinados para formar a sequência de gene de cadeia pesada do anticorpo.
4. Qual a função do enhancer?
O enhancer, também conhecido como aprimorador genético, é uma sequência de DNA que regula a expressão de genes. Ele não está diretamente envolvido na codificação de proteínas, mas desempenha um papel fundamental no controle da atividade gênica. Os enhancers são capazes de aumentar a taxa de transcrição de um gene específico quando necessário. Eles atuam interagindo com proteínas reguladoras chamadas fatores de transcrição para melhorar ou diminuir a expressão gênica, permitindo uma regulação precisa dos genes em resposta a sinais e necessidades celulares. Em suma, os enhancers desempenham um papel importante na regulação fina da expressão gênica e na resposta adaptativa das células a diferentes condições e estímulos.
5. Descreva a estrutura genômica do locus da cadeia κ.
O locus da cadeia κ é uma parte do genoma que contém segmentos V, J e C que são organizados modularmente e combinados de maneira única durante o desenvolvimento das células B para gerar a diversidade das cadeias leves de anticorpos κ. Essas cadeias leves são essenciais para a função do sistema imunológico, pois ajudam a reconhecer e combater uma variedade de patógenos e antígenos.
6. Descreva a estrutura genômica do locus da cadeia λ.
O locus da cadeia lambda (λ) é outra parte do genoma responsável pela codificação das cadeias leves de imunoglobulina, que são encontradas nas moléculas de anticorpos produzidas pelas células B. Este locus é uma das duas opções para a produção de cadeias leves de anticorpos, sendo a outra opção o locus da cadeia kappa (κ).
7. Diferencie os locus das cadeias pesada H, leve κ e leve λ
1. Locus da Cadeia Pesada (H):
 - Codifica as cadeias pesadas das imunoglobulinas.
 - Contém segmentos V, D e J, proporcionando alta diversidade.
 - Permite a produção de diferentes isotipos de anticorpos.
2. Locus da Cadeia Leve κ:
 - Codifica as cadeias leves κ das imunoglobulinas.
 - Contém segmentos V e J, com diversidade menor do que o locus da cadeia pesada.
 - Produz apenas um tipo de cadeia leve, a κ.
3. Locus da Cadeia Leve λ:
 - Codifica as cadeias leves λ das imunoglobulinas.
 - Contém segmentos V, J e C, com diversidade maior que o locus κ.
 - Produz apenas um tipo de cadeia leve, a λ.
Esses loci desempenham papéis na diversificação das regiões variáveis das imunoglobulinas, permitindo que o sistema imunológico produza uma variedade de anticorpos para combater diferentes antígenos.
8. O que são as regiões hipervariáveis?
As regiões hipervariáveis são segmentos nas proteínas dos anticorpos que apresentam grande diversidade de aminoácidos. Essa diversidade permite que os anticorpos reconheçam e se liguem a uma ampla variedade de invasores, como vírus e bactérias. As regiões hipervariáveis são essenciais para a eficácia do sistema imunológico.
9. Quais os locus presentes no TCR?
Os locus presentes no TCR (Receptor de Células T) são:
1. TCR Alfa (α): Responsável pela cadeia alfa do TCR.
2. TCR Beta (β): Responsável pela cadeia beta do TCR.
3. TCR Gama (γ): Responsável pela cadeia gama do TCR.
4. TCR Delta (δ): Responsável pela cadeia delta do TCR.
10. Quais os locus presentes nas Ig’s?
Os locus presentes nas imunoglobulinas (Igs) são:
1. Locus da cadeia pesada H: Responsável pela produção das cadeias pesadas das Igs, incluindo IgM, IgD, IgG, IgE e IgA.
2. Locus da cadeia leve κ: Responsável pela produção das cadeias leves kappa das Igs.
3. Locus da cadeia leve λ: Responsável pela produção das cadeias leves lambda das Igs.
Esses locus são responsáveis pela diversidade de anticorpos e receptores de células B no sistema imunológico.
11. Descreva a estrutura genômica do locus da cadeia β.
O locus da cadeia beta (β) é responsável pela produção das cadeias beta do receptor de células T (TCR) no sistema imunológico. Ele contém segmentos gênicos V, D, J e C que codificam diferentes partes da cadeia beta do TCR. Durante o desenvolvimento das células T, esses segmentos são combinados para criar a sequência única da cadeia beta do TCR, contribuindo para a diversidade dos receptores de células T.
12. Descreva a estrutura genômica do locus da cadeia α.
O locus da cadeia α do TCR possui segmentos V, J e C que codificam partes da cadeia alfa do TCR.
13. Qual a função do silenciador na cadeia α?
O silenciador na cadeia α regula a expressão do TCR, controlando quando e onde os genes do TCR são ativados ou desativados.
14. Descreva a organização proteica das Ig’s e do TCR.
Organização proteica das Ig's e do TCR: As Ig's têm uma estrutura de proteína em forma de "Y" composta por quatro cadeias (duas pesadas e duas leves), enquanto o TCR é uma molécula de proteína de membrana de células T que consiste em cadeias alfa e beta ou gama e delta. Ambos têm regiões variáveis para reconhecimento de antígenos e regiões constantes para funções efetoras.
15. Por que ocorre a recombinação somática dos receptores de antígenos?
 Ocorre para gerar diversidade nos receptores de antígenos, permitindo que o sistema imunológico reconheça uma ampla variedade de antígenos.
16. Qual a função das recombinases e, quais são elas?
As recombinases, como a recombinase RAG, catalisam a recombinação somática dos receptores de antígenos. Existem recombinases específicas para a recombinação V(D)J (RAG) e recombinases para a recombinação de cadeias pesadas (TdT).
17. Diferencie o mecanismo de recombinação VJ por eliminação e o por inversão.
Na recombinação VJ por eliminação, segmentos de DNA não desejados são removidos, enquanto na recombinação VJ por inversão, os segmentos são invertidos. Ambos os mecanismos criam diversidade na sequência das regiões variáveis dos receptores de antígenos.
18. Explique o porquê de termos uma grande variedade de repertórios de LT e LB.
A variedade é necessária para que o sistema imunológico possa reconhecer e combateruma ampla gama de antígenos, garantindo uma resposta eficaz contra infecções e outras ameaças.
19. Descreva os mecanismos de splicing.
O splicing é o processo de remoção de íntrons (regiões não codificantes) e a união de éxons (regiões codificantes) em pré-mRNAs durante a síntese de proteínas. Existem dois principais mecanismos de splicing: splicing de éxon e splicing alternativo.
20. O que são íntrons?
Íntrons são as regiões não codificantes do DNA e do pré-mRNA. Eles são removidos durante o processo de splicing para produzir o mRNA maduro, que contém apenas éxons (regiões codificantes) e é traduzido em proteínas.
21. O que é a região promotora?
A região promotora é uma parte do DNA localizada antes do gene que contém informações necessárias para iniciar a transcrição do gene. Ela se liga a enzimas que iniciam a síntese do RNA mensageiro (mRNA).
22. Descreva o mecanismo de diversidade juncional.
O mecanismo de diversidade juncional é um processo durante a recombinação somática de genes de antígenos. Ele envolve a adição ou remoção de nucleotídeos nas regiões de junção dos genes V, D e J, resultando em uma maior diversidade de sequências de genes de antígenos em linfócitos T e B. Isso contribui para a variedade dos receptores de antígenos e a capacidade do sistema imunológico de reconhecer muitos antígenos diferentes.

Outros materiais