Buscar

ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC? 
Na sala de aula a professora pode explicar o conceito sobre as Plantas alimentícias não convencionais (PANC), explicando para os alunos que estes alimentos muitas vezes deixamos de consumir no nosso dia a dia por não saber da sua importância nutricional, como os talos, flores, ervas, frutos, cascas e sementes, e também explicar para os alunos que devemos ter o cuidado, pois nem tudo que encontramos na natureza podemos consumir. A professora pode utilizar imagens, vídeos e reportagens sobre o assunto para a explicação. A professora pode levar os alunos no Laboratório de Informática para que eles pesquisem na internet textos e imagens sobre Plantas alimentícias não convencionais, depois fazer um debate com a turma, onde cada aluno fala o que pesquisou.
Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática? 
Em ciências a professora pode pedir para os alunos pesquisarem em casa com os pais sobre o que significa (PANC) e depois trabalhar em sala de aula a importância dos alimentos e os nutrientes que estes alimentos nos fornecem para uma alimentação saudável (talos, flores, ervas, frutos, cascas e sementes), relacionando cada planta ao nome convencional e ao científico para que as crianças possam se familiarizar e até incentivar os familiares a consumi-las. A professora pode pedir para que os alunos tragam de casa uma receita elaborada com estes alimentos para compartilhar com os colegas e também estudar seus ingredientes e nutrientes. Em matemática, a professora pode trabalhar nas receitas a quantidade de proteínas, quantidade que deve ser consumida, frações e formas geométricas (biscoitos). 
Como a professora pode propor a inclusão de PANC na alimentação dos alunos de suas famílias? 
A professora pode propor a criação de uma horta com as PANC's para que os alunos aprendam a manuseá-las, conhecê-las efetivamente e cultivá-las, levando esses hábitos aprendidos na escola para sua casa, incentivando toda a família para que consumam, introduzam essa alimentação em seu cardápio. Ou ainda, a professora pode pedir para que cada aluno traga uma receita feita com as PANC's, depois montar um livro de receitas constando todas as receitas que todos os alunos da turma trouxeram e disponibilizar o livro de receitas para as merendeiras da escola para que utilizem estas receitas no cardápio de merendas da escola e ainda os alunos podem levar os livros para casa para incentivar suas famílias a incluir estas receitas em sua alimentação.

Outros materiais