Buscar

transporte ferroviário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O transporte de passageiros ao redor do mundo é considerado de extrema importância, por isso, esse meio recebe grande valorização dos governos, por isso é muito bem planejado, eficiente, seguro, confortável e rápido por conta dos investimentos em tecnologia para oferecer melhor mobilidade urbana. Os países europeus e o Japão são conhecidos por todo esse planejamento e que é plenamente utilizado como meio principal de circulação dos habitantes pelas suas vantagens.
No entanto, no Brasil, o cenário é o oposto. O transporte de passageiros brasileiro tem uma frota sucateada, ultrapassada, parada, quebrada e que em vez de oferecer e atender as necessidades dos cidadãos, é desvalorizada por sua precariedade, o que resulta na opção do veículo particular para fazer viagens urbanas e interurbanas no país. Como consequência, um caos de mobilidade urbana, principalmente nas metrópoles.
O incentivo a esse modelo de mobilidade voltado a frota de veículos particulares, que partiu do governo Getúlio Vargas (1882-1994) e Juscelino Kubitschek (1902 -1976) tem se tornado um problema econômico, social, à saúde e ao meio ambiente. O sistema viário não tem estrutura suficiente para oferecer um percurso rápido, seguro e bem sinalizado aos motoristas e passageiros, logo que com o passar dos anos a frota aumentou acompanhado do grande aumento populacional que vem ocorrendo no Brasil.
 Contemplaremos neste trabalho demonstrar o transporte de passageiros em trilhos existente no Brasil, que apesar de muitos estarem ultrapassados são essenciais e importantes a mobilidade, deste modo ressaltando suas vantagens, desvantagens, dados históricos, capacidade de transporte, velocidade entre outros dados importantes do transporte.

Continue navegando