Buscar

resumo av2 joyce

Prévia do material em texto

Questionário AV2 – Ensino clínico coletivo/ teórico.
1-Cite e descreva os princípios e diretrizes do SUS.
 Princípios doutrinários – universalidade: garante o direito à saúde por todos sem acepção ou discriminação ; integralidade: integralidade das várias dimensões de saúde dos indivíduos e coletividade ; equidade: igualdade em acesso aos serviços. Diretrizes: descentralização, Regionalização e hierarquização, participação social, integração.
2- Quais são os sinais e sintomas da tuberculose pulmonar? Quais são as medidas preventivas para não proliferação? Quais os tratamentos existentes? E como é feito o diagnóstico?
 Tosse, suores, cansaço, febre, perda de peso, falta de apetite e dor no peito. Medidas preventivas: vacina BCG – nas primeiras Horas de vida ; evitar ambientes fechados, com pouca luz solar e ventilação, aglomerado de pessoas ; avaliar contactantes. Tratamento diretamente observado –TODO. Esquema de RIPE p/ crianças até 10 anos. Em casos de falência medicamentosa será verificado a sensibilidade às drogas e organizar esquema especial. Diagnóstico - clínico e laboratorial por baciloscopia direta - pesquisa de BAAR, cultura, teste de sensibilidade, identificação de espécie. Exames de imagens: radiografia do tórax; tomografia computadorizada ou ressonância magnética de SNC ; exame de imagem de estruturas ósseas ; prova tuberculínica PPD.
3 – O que é hipertensão arterial? A partir de qual valor pode ser considerada hipertensão arterial? Quais são os fatores de risco? Como é feito o diagnóstico da hipertensão? Como é feito o diagnóstico da hipertensão? Quais são as possíveis?
 HAS é uma condição clínica multifatorial que causa níveis elevados e sustentados de pressão arterial. O valor de consideração da HAS é a partir de 140x90 mmHg. Seu fator de risco é doença de Alzheimer e demência vascular. Seu diagnóstico é feito por média aritmética da PA maior ou igual a 140x90 mmHg, verificada em pelo menos por 3 dias diferentes com intervalo mínimo de 1 semana, evitando verificar em situação de estresse físico e emocional e dor. Algumas complicações podem ser: cardiopatia hipertensiva, doença isquêmica cardíaca, doença isquêmica cardíaca, doença cerebrovascular, doença vascular periférica, doença renal e insuficiência cardíaca.
4 – O que é vacinação/imunização? Diferencie imunidade ativa da passiva, natural e artificial. 
Vacinação ou imunização ativa acontece quando uma pessoa é estimulada, por ação de uma vacina, a desenvolver uma defesa contra uma doença infecciosa. A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T), pode ser adquirida por doença infecciosa e vacinação ; A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. ; A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite.; A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais: a imunoglobulina humana combinada, a imunoglobulina humana hiperimune e o soro heterólogo. A transfusão de sangue é uma outra forma de se adquirir imunidade passiva. 
5 – Quais são as doenças prevenidas com cada uma das vacinas? 
BCG - formas graves de tuberculose : miliar , meníngea e hanseníase.
Anti - hepatite B: hepatite B 
VIP vacina inativada poliomielite : polivírus tipo 1, 2 e 3 inativado.
VOP- vírus vi o atenuado contrato polivírus tipo 1, 2 e 3. 
Rota vírus - gastroenterites causadas pelo rotavírus.
Pentavalente- difteria, tétano e coqueluche, doenças invasivas causadas pelo haemophilus influenzae do tipo b e hepatite B
Antipneumocócica 10 valente- doença invasiva causada por streptococcus pneumoniae sorotipos : 1,4,7f, 9V,14, 19f e 23f.
Antimeningocócica - doenças provocadas pela bactéria neisseria meningitidis do sorogrupo C. Essa bactéria pode causar infecções como meningite e sepse.
Tríplice viral - sarampo, caxumbo e rubéola.
Tetraviral - sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
Dupla adulto -bT - toxoide tetânico e difitérico.
Anti amarilico - febre amarela
HPV - prevenir câncer de colo de útero e de cabeça de pênis.
 6 – Descreva todos os detalhes da geladeira da rede de frios. Cite o caminho percorrido pelo imunobiológico desde o laboratório fabricante até a administração.
gelo reciclável (gelok), 1ª prateleira vacinas que podem em temperaturas ( - ) vírus atenuados, são elas: VOP, Tríplice viral, tetraviral, duplaviral, febre amarela. 
 2ª prateleira Vacinas que NÃO podem em temp. ( - ) e todas os outros soros imunoglobulinas, diluentes, estoque ( na caixa). 12 Litros de água com corante escuro pois absorve mais calor. Equilibrar a temperatura da geladeira entre =2°C à 8°C; Do lado de fora tem que ter o indicador de temperatura da geladeira medido pelo termômetro. E ter o papel de verificação da temperatura do dia anotados em 3 momentos : máxima, mínima e do momento.
7 – O que é Diabetes mellitus? Quais são os sinais e sintomas clássicos? Quais são os tipos de diabetes existentes? Quais são os valores referencia? O que é diabetes gestacional?
DM é um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou ação da insulina. Alguns sinais e sintomas são: poliúria, polidipsia, perda inexplicada de peso e polifagia. Os tipos de diabetes existentes são: diabetes tipo 1, 2 e a gestacional.
Os valores de referência do diabetes são a partir de 126 em jejum e 200 sem jejum.
Diabetes gestacional é quando ocorre uma hiperglicemia, por multifatores, durante a gravidez.
8- Quais são as vacinas a serem administradas em uma criança até 12 meses? Quantas doses de cada? E qual idade indicada p/ administração? Cite as vias de administração de cada vacina?
12 meses tetraviral ( sarampo, caxumba, rubéola e varicela) Deltóide direito / Subcutânea 3ml ou na perna. Dose de reforço: 
Meningo IM / vasto lateral da coxa esquerda.
Pneumocócica 10 valente IM / vasto lateral da coxa direita proximal 5ml.
9 –O que é hanseníase e como é feito o diagnóstico? Quais são os tipos de hanseníase existentes? Como é feito o tratamento do portador e de seus contatos e para que serve o PPD?
hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pelo agente Mycobacterium leprae (M. leprae). A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas; seu diagnóstico é feito através de exames clínicos como exame dermatoneurológico, exame físico com avaliação de manchas e teste de sensibilidade, baciloscopia e histopatologia ( cutânea ou de nervos periféricos sensitivo) paucibacilar - em casos de até cinco lesões da pele , mutibacilar - casos com mais de 5 lesões de pele ou mais de 1 nervo comprometido. Tipos de hanseníase existentes são : forma indeterminada, forma tuberculóide, forma virchowiana e forma diforme.
Tratamento : orientar repouso do membro afetado em casos de suspeita de neurite. Em reações do tipo 1 iniciar prednisona na dose de 1mg dia ou dexametasona 0,15 mg dia em caso de HAS ou ICC, Em reação tipo 2 - conforme a gravidade do caso, o medicamento de escolha é talidomida em doses de 100 a 400 mg dia, em caso de impossibilidade prescrever prednisona na dose de 1 mg dia ou dexametasona em dose equivalente . Tramento por poliquimioterapia orientado por faixa de idade entre adulto e crianças, com os seguintes medicamentos : rifampicina, dapsona e clofazimina; variando em Hansen paubacilar e multibacilar. Tratamento dos contactantes ocorre por vacinação dos mesmo com BCG. O PPD serve como exame para detecção e auxilio ao diagnóstico de mycobacterium leprae positivo, em casos de hanseníase esse exame recebe nome de MITSUDA. 
10 – quais são as doenças de notificaçãocompulsória? Qual o período p/ notificação? Oq eu significa notificação negativa?
Botulismo, cólera, coqueluche, dengue (casos e óbitos), difteria, doença de Chagas aguda, doença de creutzfeldt – jakob, doença invasiva por haemophilus influenza, doença com suspeita de disseminação intencional : A – antraz pneumônica B – tularemia C – varíola doenças febris hemorrágicas emergentes/ reemergentes: A arenavírus B – ebola C – marburg D – lassa E – febre purpúrica brasileira, doença aguda pelo vírus zika ; pelo vírus em gestantes; e óbitos pelo zika, esquistossomose, malária dentro e fora da Amazônia, poliomielite por vírus selvagem, peste, raiva humana, rubéola congênita, sarampo e rubéola, Sífilis adquirida; congênita e em gestantes, paralisia flácida aguda, SARS-CoV b. ou MERS-CoV, febre amarela, febre chikungunya tanto em áreas de transmissão ou sem e óbitos, febre do Nilo ocidental e outras arboviroses de importância, febre maculosa, febre tifoide, hanseníase, hantavirose, hepatites virais, HIV/AIDS , influenza humana, leishmaniose tegumentar americana e visceral, leptospirose, tétano acidental ou neonatal, toxoplasmose gestacional ou congênita, tuberculose e varicela. O período de notificação pode ser imediato ou semanal e notificação negativa é a notificação semanal do estabelecimento de saúde à autoridade de saúde pública informando q na semana não foi identificado nenhuma doença ou agravo epidemiológico.
11- o que é saúde? De acordo com a constituição o que é saúde? E quais são os fatores determinantes e condicionantes de saúde? O que é promoção de saúde e prevenção de doenças?
É a ausência de infecções e doenças e estado de completo bem-estar físico, mental e social. De acordo com a constituição o conceito de saúde é um direito à cidadania, foi expresso na Constituição Brasileira de 1988, seção II, nos artigos 196, 197, 198 e 199. A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País. A promoção da saúde se refere às ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida. Prevenção corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos
12- Descreva o esquema vacinal da raiva.

Continue navegando