Buscar

Avaliando o aprendizado 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504161979)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente de 64 anos de idade foi internado no setor de clínica cirúrgica de um hospital, em pós-operatório imediato de cirurgia de ressecção transurretral de próstata (RTUP), decorrente de diagnóstico médico de hiperplasia prostática benigna. No histórico pré-operatório, estavam registradas como principais queixas do paciente a frequência aumentada da micção, com diminuição do volume e da força do jato urinário e a sensação de que a bexiga não tinha sido totalmente esvaziada, acompanhada por infecções recorrentes do trato urinário. O paciente encontra-se com irrigação vesical de três vias, com aspecto de sangramento vivo. Considerando o quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir. I. A RTUP é o procedimento cirúrgico mais utilizado nas cirurgias prostáticas, sendo realizada por meio de endoscopia, em que um instrumento cirúrgico e óptico é introduzido diretamente através da uretra na próstata, que é visualizada diretamente e removida por partes com uma alça de corte elétrica. II. No pré-operatório, os cuidados de enfermagem a serem prestados ao paciente consistem, basicamente, no controle da ansiedade, no alívio do desconforto, na orientação acerca do procedimento e nos cuidados pós-operatórios, além dos preparos físicos comuns realizados na maior parte das cirurgias gerais. III. As principais complicações possíveis de ocorrer que devem ser avaliadas regularmente pelo enfermeiro, nesse processo são: hemorragia, infecção, trombose venosa profunda, obstrução do cateter vesical e complicações em sua retirada, além de disfunção sexual. IV. Em relação ao sistema de drenagem vesical, o paciente apresenta sangramento vivo relacionado à lesão cirúrgica que se encontra irrigada, cabendo ao enfermeiro controlar o balanço hídrico entre a quantidade infundida e a drenada da bexiga, bem como avaliar a redução do sangramento. V. Nos casos de obstrução da sonda, a principal causa geralmente é a formação de coágulo de sangue, que deve ser retirado com infusão de anticoagulantes diretamente no sistema de infusão, para permitir que fique pérvio, devendo-se também usar furosemida, para aumentar o volume urinário. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, IV e V.
	
	I, III e V.
	 
	I, II, III E IV.
	 
	III, IV e V.
	
	I e II.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504162194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ANESTESIA GERAL PODE REDUZIR A CAPACIDADE RESPIRATÓRIA EM 30%. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE NÃO REPRESENTA UMA COMPLICAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA.
		
	
	PNEUMOTÓRAX
	 
	HIPERVENTILAÇÃO
	
	OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS SUPERIORES
	
	HIPÓXIA
	
	APNÉIA
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504162144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O enfermeiro chefe da central de material e esterilização (CME) deve explicar para a sua equipe que
		
	
	a esterilização por vapor saturado é o processo mais utilizado em hospitais e o mais econômico para a esterilização de artigos termorresistentes, inclusive para pós.
	
	para a esterilização de produtos de saúde por vapor saturado sob pressão, é recomendado dispor os pacotes de modo vertical, utilizando apenas 50% da capacidade do autoclave, para que o vapor penetre em todas as regiões dos pacotes.
	
	durante a esterilização por cobalto 60, o único parâmetro a ser controlado é o tempo de exposição. Além disso, esse método deixa resíduo, mas com baixo nível de agressão ao meio ambiente.
	
	a estufa é um equipamento elétrico que propaga calor seco, que tem grande poder de penetração. Por esse motivo, a estufa é indicada para esterilizar produtos termorresistentes.
	 
	independentemente da natureza do material e do método de esterilização escolhido, a limpeza prévia deve ser rigorosa, para que ocorra redução da carga microbiana, garantindo a eficácia da esterilização.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504161941)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A terapia infusional é uma prática extremamente frequente no ambiente hospitalar que requer atenção a vários aspectos no sentido de prevenir complicações. Sobre a terapia infusional, considere as afirmativas a seguir. I. Curativo de inserção de catéter central deve ser isento de antissépticos. II. Sinais flogísticos na inserção do catéter devem ser avaliados e registrados diariamente. III. Flebite, embolia e edema pulmonar são exemplos de possíveis complicações decorrentes da terapia infusional. IV. Drogas diluídas e administradas juntas ocasionam riscos de interações físico-química, farmacocinética e farmacodinâmica. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
	 
	Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
	
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504161791)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para ser possível a visualização das estruturas abdominais durante os procedimentos laparoscópicos, é criado um pneumoperitônio. O cirurgião faz uma incisão paraumbilical e introduz uma agulha de insuflação (Verres) dentro do abdome. Qual a complicação devido a presença de CO2 na cavidade abdominal?
		
	
	Hipertensão
	
	Hipertermia
	
	Hipercarbia
	 
	Irritação do nervo frênico, podendo provocar dor pós-operatória que irradia para ombro e pescoço.
	
	NDA.

Continue navegando