Buscar

Caso concreto 1 ao 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno do curso de Direito do 1º Período: BRUNO NICODEMOS DE SOUZA SILVA 
O que são Direitos Humanos?
Antigamente, como visto nos filmes “Desmundo” e “Como era gostoso o meu francês”, as pessoas não eram punidas pelas práticas - comuns na época - que realizavam contra o próprio ser humano em busca de poder, para defender crenças e manter escravos e bens materiais em seu poder, como são nos dias atuais. Não existia, até então, o que se pode chamar de “Direitos Humanos”, ou até mesmo, indo mais além “Direito Internacional dos Direitos Humanos“, onde são elaborados e planejados direitos em prol da sociedade. Por isso a situação era bastante crítica e era mais difícil sobreviver nos tempos antigos.
Com o passar do tempo, a sociedade foi amadurecendo, crescendo com as novas descobertas científicas, buscando cada vez mais o mundo capitalista, onde passaram a se sujeitar às novas ordens, onde tais ordens não mais partiriam somente de um mesmo indivíduo, mas tais partiriam de um coletivo de governantes, que, também, agiriam em prol do ser humano, dando início ao Direito Humano, visto que a quantidade de lucro para a se obter dependeria principalmente dos escravos, surgindo assim os direitos e deveres, não como se vê nos dias de hoje, mas fundamentais na época para provocar a mudança que daria início ao grande direito humanitário.
Nos dias de hoje, pode-se perceber que muitas situações envolvendo o ser humano, colocando em risco a própria vida, não são mais vistas como antes. A forma de lidar com essas circunstâncias mudaram, passando a receber mais atenção, sendo observadas com extrema importância em prol da vida e do bem estar do ser humano, fazendo florescer e concretizando, ainda que de forma obscura e imperceptível, os direitos humanitários de cada indivíduo e seus deveres.
Fazendo uma comparação com o filme “Desmundo” onde uma jovem é dada em casamento, à força, ao personagem por nome “Francisco”, o que era um costume da civilização da época de 1570, dificultando na própria escolha e no livre arbítrio da mulher. Transportando aos dias de hoje, tais costumes não seriam mais permitidos, pois temos rígidas leis que garantem o bem estar não só da mulher, mas de qualquer ser racional, favorecendo suas escolhas e garantindo uma vida mais independente que naquela época não lhe era permitida, tais leis são chamadas de Direitos Humanos. Como, também, no filme “Como era gostoso o meu francês”, na época de 1594, onde, como de costume da tribo “Tupinambá” que, “para se adquirir as técnicas e poderes dos seus inimigos, era necessário devorá-los, sendo, então, tais vítimas mutilados em prol de uma crença que lhes trariam mais segurança e poder– Crença essa que não seria permitida defender nos dias de hoje, graças aos Direitos Humanos, o que gera mais segurança à sociedade.”
Em suma, os Direitos Humanos são regras criadas para manter o equilíbrio na sociedade, agindo de forma benéfica para os cidadãos, impedindo que crianças sejam exploradas a trabalhos forçados e sejam tratadas de forma desumana, também impedindo que pessoas sejam submetidas a maus tratos, vivendo de forma irracional, sem proteção que lhes ofereça garantias de serem tratados como seres racionais. Tais direitos ajudam no crescimento da pessoa humana, facilitando a evolução dos mesmos de forma positiva, protegendo e guardando o bem mais precioso de cada um, que é a vida, resultando em uma forma mais regrada e segura de se viver.

Outros materiais