Buscar

Conceitos de Patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Apoptose: É um tipo de morte celular programada. Esta relacionada com a manutenção da homeostase e com a regulamentação fisiológica dos tecidos.
2. Trombose: Processo biológico causado pela solidificação do sangue dentro dos vasos ou do coração.
3. Imobilização de um membro, por um tempo prolongado, em detrimento de uma atura, poderá ser um fator de risco para o desenvolvimento de uma patologia denominada? Trombose.
4. Métodos Citopatológicos e Histopatológicos: Histopatológicos são invasivos e mais caros que os Citopatológicos, e em casos de neoplasia (câncer) seus resultados são melhores.
5. Alta taxa de angiogênese leva a alteração relacionada ao câncer? Crescimento acelerado dos tumores malignos. 
6. O câncer, ao agredir o organismo, como uma lesão que acomete tecidos, ou órgãos, podem se disseminar por quais vias? Circulação sanguínea, e circulação linfática. 
7. Edema: É o acumulo de água e solutos entre os espaços intravasculares e intersticiais. É um distúrbio hemodinâmico. 
8. Principais critérios para o diagnóstico do IAM: CK – MB, Normalização em 3 – 4 dias, é um método de dosagem rápido (feita no sangue do paciente) excelente para o diagnóstico do infarto precoce. 
9. As manutenções dos Genes que regulam a apoptose e Genes supressores de tumores levam principalmente a que alterações? As alterações malignas → Resultante na alteração genéticas. EX: translocação do cromossomo Filadélfia → Ativos na linhagem mielóide. Na LMC (Leucemia, Mielóide, Câncer).
10. Processo Hemorrágico: Substancia ativa presente na parede do vascular traumatizada, bem como enzima tromboplastina, dão início a cascata de formação de coagulação. Coagulo: Retém plaquetas.
11. O que ocorre na falta da síntese da vitamina K no fígado? Hemorragia.
12. Quais os estímulos que gerem a apoptose? Estimulo fisiológico ou patológico. 
13. Tipo de necrose encontrada nos abcessos, que é um processo supurativo localizado em região circunscrita? (Necrose no tecido associado a pus): Necrose linfática. 
14. Qual mecanismo estudada na patologia que refere-se à capacidade das células, dos tecidos ou do próprio individuo de, frente a um estimulo, modificar suas funções dentro de certos limites? Mecanismo de adaptação.
15. Etiologia? Compreensão das doenças, identificação dos agentes e etapas das alterações patológicas. Etio = origem Logia = estudo.
16. Inflamação: Resposta de defesa dos tecidos frente a qualquer tipo de agressão, (vírus, bacyeria, fungos ou protozoários).
17. Tumores malignos e Tumores benignos: malignos: Não possuem capsula fibrosa, alta velocidade de crescimento, células anaplásicas, angiogênese. Benignos: possuem capsula fibrosa, baia velocidade de crescimento, não possuem células anaplásicas, fazem pouca angiogênese.
18. Quais são as características dos tumores malignos com relação a diferenciação celular, velocidade de crescimento, invasão local e metástase? Tumores malignos tendem a ser pouco diferenciados, com acentuado grau de pleomorfismo (modificação celular) e taxas de crescimento correlacionando-se inversamente ao nível de diferenciação. Crescem também, por meio de infiltração do tecido vizinho (circundante) e podem desenvolver metástase.
19. Qual a importância dos leucócitos polimorfonucleares? São as células mais importantes da fase inflamatória.
20. Lesão após férias com prego enferrujado, apresentando-se: hiperemia e exsudato purulento, que tipo de necrose encontramos nesta lesão? Necrose liquefativa.

Outros materiais