Buscar

Contexto Histórico"A Cidade e As Serras"

Prévia do material em texto

Contexto Historico de A Cidade e as Serras 
Escrito por Eça de Queirós,A Cidade e as Serras é um romance e expõe a visão do autor sobre o interior de Portugal onde as pessoas ainda não haviam sido contaminadas pela tecnologia dascidades grandes. 
A Cidade as Serras está ambientada na Europa em relação à Revolução Francesa e às diferenças do interior para cidadesurbanas, lançado no ano de 1901. 
O enredo conta a história de um jovem rico, que tem seus ancestrais em Portugal - local que ele não conhece por sua aversão ao que não seja completamente urbano. 
No entanto, forçado a viajar para o lugar que estão suas propriedades,entra em contato com a vida simples e abandona a vida em Paris para as serras portuguesas. 
O romance pertence à fase pacífica de Eça de Queirós. 
Personagens:Jacinto (personagem principal que vive em Paris), José Fernandes (narrador-personagem, amigo de Jacinto), Galião (avô de Jacinto), Cintinho (pai de Jacinto), Grilo(criado de Jacinto, que foi levado a Paris por Galião) e Joaninha (prima de José Fernandes, camponesa). 
Biografia do autor:José Maria Eça de Queirós , nasceu em Póvoa do Varzim 1845. Passou a infância e juventude longe dos pais pois estes não eram casados. Estudou direito na Universidade de Coimbra. Ligou-se por essa ocasião ao grupo renovador chamado “Escola de Coimbra” ,Responsável pela introdução do Realismo em Portugal.
Eça de Queirós e o representante maior da prosa realista em Portugal. Grande renovador do romance , abandonou a linha romântica , e estabeleceu uma visão critica da realidade. Afastou-se do estilo clássico , que pendurou por muito tempo na obra de diversos autores românticos , deu a frase uma maior simplicidade , mudando a sintaxe e inovando na combinação das palavras. Evitou a retórica tradicional e os lugares comuns , criou novas formas de dizer , introduziu neologismos e, principalmente utilizou o adjetivo de maneira inédita e expressiva. Este novo estilo só teve antecessor em Almeida Garrett e valeu a Eça a acusação de galicismo e estabeleceu os fundamentos da prosa moderna da Língua Portuguesa.
Enfim , no dia 16 de Agosto de 1900 Eça morre em Paris. Deixava um episódio literário que veio a ser publicado aos poucos.

Continue navegando