Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL. TEÓRICO
	
	 1a Questão (Ref.: 201505212030)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As anomalias do trato genito-urinário constituem condições graves, principalmente devido ao efeito psicológico na criança. A criptorquidia é uma delas e se caracteriza por:
		
	
	Presença de líquido no escroto
	
	Curvatura ventral do pênis
	 
	Ausência de descida normal dos testículos
	
	Arco púbico aberto
	
	Orifício uretral localizados atrás da glande
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505212313)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabe-se que a diarreia é um dos grandes problemas na infância. Com relação às ações de enfermagem às crianças nesta situação, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar a criança, observar eliminações, manter cuidados com sonda nasogástrica.
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar a criança, observar eliminações, observar sinais de solução da continuidade da pele pelo edema.
	 
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar a criança, observar eliminações, manter cuidados com fluidoterapia se estiver prescrita
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar a criança, observar eliminações, manter cuidados com oxigênioterapia e fluidoterapia se estiverem prescritas.
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar e observar cuidadosamente as fontanelas nas crianças em idade pré-escolar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505212242)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre Furfactante podemos afirmar:
		
	
	Nenhuma das alternativas
	 
	Sua produção começa na 30ª semana de gestação e é essencial que esteja sendo produzido em quantidade suficiente ao nascimento do feto, pois do contrário haverá o colabamento dos alvéolos quando o recém-nascido entrar em contato com o ar.
	 
	Substância secretada fora dos alvéolos pela membrana alveolar, é uma mistura de moléculas lipoproteicas, produzidas pelas células secretoras do epitélio alveolar.
	
	Surfactante é uma lipoproteína que aumenta a força de coesão entre moléculas de água localizadas na membrana alveolar; suas células secretoras são globosas e denominadas macrófagos.
	
	Também conhecida como agente tensoativo, essa substância aumenta a tensão superficial do líquido presente nos alvéolos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505211981)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aos Enfermeiros que atuam em pediatria cabe o desafio de adequar a sistematização da sistematização da assistência de enfermagem às necessidades das crianças e suas famílias. Com relação as particularidades que devem ser consideradas no histórico de enfermagem de cada criança, leia as assertivas abaixo e em seguida, marque a alternativa que contempla as informações corretas: I - na elaboração do histórico de enfermagem em pediatria com relação as características da família, o enfermeiro deve ter conhecimento sobre o genograma. II - na avaliação física, o enfermeiro ao avaliar os segmentos corporais, deve fazê-lo de forma comum para todas as crianças, independente da faixa etária. III - inserido no histórico de enfermagem em pediatria, encontra-se a avaliação do desenvolvimento e um dos testes mais utilizados atualmente é o teste de triagem do Desenvolvimento de Denver.
		
	
	Nenhuma assertiva está correta
	 
	As assertivas I e III estão corretas
	
	As assertivas I e II estão corretas
	
	Somente a assertiva II está correta
	
	Todas as assertivas estão corretas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505212000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As principais causas de morbidade e mortalidade na adolescência não são doenças, mas comportamentos que prejudicam a saúde. A promoção da saúde nessa faixa etária consiste principalmente em ensinar e orientar para evitar atividades arriscadas e comportamentos prejudiciais à saúde. Considerando as diretrizes para o cuidado de enfermagem nesta faixa etária é fundamental que o Enfermeiro, ao entrevistar o adolescente, NÃO assuma uma atitude de:
		
	
	Garantir a conidencialidade e a privacidade do atendimento.
	
	Começar com assuntos menos sensíveis e depois para os mais sensíveis.
	
	Usar uma linguagem que tanto o adolescente quanto o proissional entenda.
	
	Manter a objetividade; evitar suposições, julgamentos e sermões.
	 
	Concordar com as práticas educativas apresentadas pelos pais no sentido de aprovar/ desaprovar a autoridade parental.

Outros materiais