Buscar

Características Microbiológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Características Microbiológicas
 Entre as impurezas das águas naturais, incluem-se os microorganismos, como as bactérias, vírus, e protozoários, podendo causar doenças ao homem. A qualidade bacteriológica de uma água para avaliar a contaminação por dejetos humanos e de outros animais de sangue quente é feita através de bactérias do grupo coliformes, principalmente os coliformes totais e Escherichia coli ou coliformes termotolerantes. A Escherichia coli é um coliforme de origem exclusivamente fecal. É uma bactéria não patogênica, que normalmente habita os intestinos dos animais superiores. A sua presença não representa risco para a saúde pública, mas indica que poderão estar presentes microrganismos causadores ou transmissores de doenças (patogênicos). São, assim, indicadores microbiológicos de contaminação fecal da água, mundialmente utilizados, indicando eventuais perigos para a saúde. Portanto, nem toda água que contenha coliformes é contaminada por microrganismos patogênicos. De acordo com a Portaria 1.469/2.000 do Ministério da Saúde, são adotadas as seguintes definições para os coliformes totais, e Escherichia coli. 
Coliformes totais (bactérias do grupo coliforme) - são bacilos gram-negativos, aeróbicos ou anaeróbicos facultativos, não formadores de esporos, oxidasenegativos, capazes de se desenvolver na presença de sais biliares ou agentes tensoativos que fermentam a lactose com produção de ácido, gás e aldeído a 35,0 ± 0,5 oC em 24-48 horas, e que podem apresentar atividade da enzima ß -galactosidase. A maioria das bactérias do grupo coliforme pertence aos gêneros Escherichia, Citrobacter, Klebsiella e Enterobacter, embora vários outros gêneros e espécies pertençam ao grupo. 
Escherichia Coli - bactéria do grupo coliforme que fermenta a lactose e manitol, com produção de ácido e gás a 44,5 ± 0,2 oC em 24 horas. Produz indol a partir do triptofano, oxidase negativa, não promove hidrólise na uréia e apresenta atividade das enzimas ß galactosidase e ß glucoronidase, sendo considerada o mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos. 
As bactérias coliformes são, normalmente, eliminadas com a matéria fecal, na razão de 50 a 400 bilhões de células por pessoas por dia. Dado o grande número de coliformes existentes na matéria fecal (até 300 milhões por grama de fezes), os testes de avaliação qualitativa desses organismos na água têm uma precisão ou sensibilidade muito grande. A água para ser potável não deve conter bactérias patogênicas. Estas, quando presentes, provêm das descargas intestinais de indivíduos doentes ou portadores destas. É importante observar que a quase totalidade dos organismos patogênicos é incapaz de viver em sua forma adulta ou reproduzir-se fora do indivíduo que lhe serve de hospedeiro e, portanto, tem vida limitada na presença de um corpo de água, isto é, fora do seu habitat natural. 
São vários os agentes de eliminação natural de organismos patogênicos nas águas. Além da temperatura, destacam-se os efeitos da luz, a sedimentação, a presença ou não de oxigênio dissolvido, parasitas ou predadores de bactérias e substâncias tóxicas ou antibióticas produzidas por outros microrganismos, como algas e fungos. Nas águas subterrâneas, os organismos patogênicos são eliminados ou removidos pela ausência de oxigênio (ambiente anaeróbico) e por filtração, segundo intensidades variadas, em função da permeabilidade e condutividade do aquífero ou do subsolo. Estes microrganismos podem sobreviver no subsolo durante algum tempo, variável de acordo com a espécie, mas a partir de determinado período começam a desaparecer, ou extinguir-se, de modo exponencial. 
Os coliformes são expressos pelo número mais provável de coliformes existentes em 100 mL de água. O padrão de potabilidade para consumo humano estabelecido pelo Ministério da Saúde (Portaria n0 1.469/2.000) determina a ausência de coliformes totais e termotolerantes por 100 mililitros, para que seja considerada potável a água de qualquer fonte de abastecimento humano. A tabela 5.10 mostra as principais doenças relacionadas à ingestão de água contaminada e os microrganismos causadores.

Outros materiais