Buscar

Caso Concreto 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PENAL III - CCJ0110 
Título SEMANA 4
Descrição 
CASO CONCRETO 
No dia 13 de outubro de 2016, no decorrer de determinada reunião social, acontecida em Copacabana, TONICO, com o nítido propósito de ofender, afirmou a diversos amigos que ABRAVANEL, também presente à conversa, havia, dois meses antes, tentado covardemente o suicídio, em face de banal discussão familiar. Indignado, por não ser o fato verdadeiro, receoso das consequências que poderiam advir de tal afirmação no meio social e sentindo-se moralmente ofendido, ABRAVANEL contratou os serviços profissionais de advogado estabelecido nesta Comarca, que, tempestivamente, ofereceu QUEIXA CRIME contra TONICO, dando-o como incurso nos artigos 138 e 139, na forma do artigo 70, todos do Código Penal. 
PERGUNTA-SE: A capitulação dada pelo advogado do querelante está correta? Justifique a sua resposta. 
QUESTÕES OBJETIVAS 
1) O delito de difamação (CP, art. 139):
a) Não admite tentativa. 
b) É crime formal. 
c) Protege a honra subjetiva.
d) Não precisa que a imputação seja falsa.
2) PEDRO imputou a JOÃO, de maneira falsa, que este “escreve jogo do bicho” todos os dias na praça do bairro em que residem. PEDRO, com sua conduta, in thesis, cometeu o crime de:
a) Calúnia 
b) Difamação 
c) Injúria
d) Denunciação Caluniosa 
Desenvolvimento 
CASO CONCRETO 
Sim, pois Tonico praticou os crimes de calúnia, artigo 138, caput, CPB, onde houve imputação de falso crime, e ainda difamação, artigo 139, caput, CPB, atingindo a honra subjetiva, no caso a reputação de Abravanel, e que dependem de representação, no caso QUEIXA CRIME, portanto ação privada. No caso, houve a prática de crimes em concurso formal, ou seja, quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, mas puníveis pela cumulação material, já que houve dolo na conduta de Tonico, conforme disposto no artigo 70, caput, CPB.
QUESTÃO OBJETIVA 1 - LETRA C
QUESTÃO OBJETIVA 2 - LETRA A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais