Buscar

questionario de farmacologia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que Farmacologia?
Ciência que estuda a historia, propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, mecanismos de ação, absorção, distribuição, biotransformação, excreção e os usos terapêuticos dos fármacos no sistema biológico.
O que é Fármaco?
Qualquer composto químico que seja utilizada om fim medicinal, que interaja com uma parte do corpo para alterar um processo fisiológico ou bioquímico existente, podendo aumentar a função de um órgão, tecido ou célula, sem criar novas funções.
O que é Droga?
Qualquer substancia química de atividade biológica capaz de modificar uma função fisiológica já existente, ela não pode criar uma função.
O que é Tóxico?
Uma substancia que atua no organismo e produz alterações maléficas, levando a dependência. 
Quais os critérios de uma droga ideal?
A droga precisa apresentar efetividade, segurança, seletividade, reversibilidade, ser de fácil administração, mínimas interações e isenta de reações adversas.
O que é remédio?
Substancia administrada no organismo, que produz alterações somáticas e funcionais com intenções de melhorar ou curar doenças.
O que é Placebo?
Um procedimento inerte, que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos psicológicos do paciente que esta sendo tratado.
O que é Dose, dose mínima, dose máxima, dose terapêutica, dose letal e dose de ataque?
A dose é uma determinada quantidade de droga administrada no organismo, que pode ser dividida em dose mínima, máxima, terapêutica, letal e de ataque. Dose mínima é a quantidade mínima de um determinado medicamento capaz de produzir efeito terapêutico. Dose máxima é a maior quantidade que um organismo pode suportar sem apresentar grandes efeitos colaterais. Dose terapêutica fica entre a dose mínima e a máxima, é a dose ideal. Dose letal é a que dependendo da sua reação, quantidade, substancia pode levar a morte. Dose de ataque refere-se a uma ou uma série de doses de medicamento aplicadas a um determinado início de tratamento que tem como função atingir de forma rápida o alvo. 
O que é Margem de Segurança?
Margem entre a dose terapêutica e a dose letal de uma droga.
O que é Reação Adversa?
Qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.
Qual a diferença entre medicação Genérica e nome comercial?
O nome genérico é usado para identificar uma substância ativa pertencente a uma classe particular, a utilização do nome genérico diminui sensivelmente o problema na identificação dos medicamentos, evitando a confusão gerada pela existência de vários nomes de fantasia para um mesmo produto e o nome comercial é o nome fantasia do medicamento, a marca registrada, que não pode ser copiada. 
O que é veículo farmacológico?
É o meio que o medicamento se espalha pelo organismo.
O que é forma farmacêutica?
É o estado final que as substancias ativas apresentam depois de serem submetidas as operações farmacológicas necessárias, a fim de facilitar sua administração para obter o maior efeito desejado.
Quais são as principais formas?
 As principais formas farmacêuticas são os comprimidos, cápsulas, drágeas, pílulas, soluções, suspensão, emulsão, óvulos, pomadas, supositórios e linimentos. 
 
O que diferencia Farmacodinâmica de Farmacocinética?
Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo desde que a droga é administrada até a sua absorção, distribuição, biotransformação e excreção e Farmacodinâmica é a área que estuda os efeitos de uma determinada droga em seu tecido alvo que a droga tem efeito.  
Quais são os modelos farmacocinéticos?
Quais fatores podem influenciar nos processos farmacocinéticos?
São as características do paciente como idade, sexo, peso corporal, tabagismo, consumo de álcool, obesidade e o uso de algum medicamento e os estados patológicos como a disfunção hepática (cirrose, hepatite), insuficiência cardíaca, infecção, queimaduras severas, febre e anemias. 
Diferencie absorção, distribuição, biotransformação e eliminação:
O processo de absorção consiste na passagem do fármaco desde o local onde ele é aplicado até atingir a circulação sanguínea, já o processo de distribuição corresponde à transferência reversível das moléculas do fármaco da circulação sanguínea para os tecidos do organismo, ou seja, os fármacos penetram nos tecidos a diferentes velocidades, dependendo da sua capacidade de atravessar as membranas, a biotransformação e eliminação dos fármacos são substâncias estranhas ao organismo das quais eles se querem libertam, para isso que isso aconteça os fármacos sofrem transformações que alteram a sua estrutura química, permitindo a sua eliminação. 
Qual o órgão responsável por biotransformação e eliminar substâncias respectivamente? 
A biotransformação dos fármacos pode ter lugar em vários órgãos como o rim, o intestino, o pulmão e o fígado, este último órgão é o mais importante de todos nesta tarefa devido à sua grande diversidade enzimática, assim como os outros fármacos, os antibióticos são eliminados através da via hepática, da eliminação renal ou pelos dois órgãos em conjunto.
Diferencie ação local e ação sistêmica?
A ação local age no local onde o medicamento foi aplicado, não conseguindo atingir a corrente sanguínea como a assepsia, a paliativa e outros já a ação sistêmica o medicamento precisa passar pela corrente sanguínea para chegar até o local da ação como os comprimidos e injetáveis em geral. 
Quais as vias de administrações e suas respectivas áreas de aplicação? 
Oral: a ingestão é o método mais comum de prescrição de um fármaco além de ser mais seguro, mais conveniente e o mais econômico.
Sublingual: alguns medicamentos são colocados debaixo da língua para serem absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos.
Retal - com frequência, a via retal é utilizada quando a ingestão não é possível por causa de vômitos ou porque o paciente se encontra inconsciente.
Intravenosa: a concentração desejada de um fármaco no sangue é obtida com uma precisão e rapidez que não são possíveis com outros procedimentos.
Subcutânea: só pode ser usada para administrar substâncias que não são irritantes para os tecidos, a absorção costuma ser constante e suficientemente lenta para produzir um efeito persistente. 
Injeção Intramuscular: injeções intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual por ser bastante vascularizado pode absorvê-la rapidamente.
Intra-arterial: é raramente empregada, quer seja pelas dificuldades técnicas em aplicá-la, quer seja pelos riscos que oferece.
Intratecal: empregada quando se deseja efeitos locais e rápidos nas meninges ou no eixo cérebro-espinhal, como na anestesia espinhal ou nas infecções agudas.
Intraperitoneal: por essa via, os fármacos penetram rapidamente na circulação através da veia porta, a injeção intraperitoneal é um procedimento laboratorial comum, embora raramente seja empregado na prática clínica.
Turma: Tj – Tarde
Aluna: Giovanna Antares Ribeiro Nunes.

Outros materiais