Buscar

CASO CONCRETO PENAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1
Direito Penal I - CCJ0007
Respostas :
1) Com base no art. 391-A: A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo de aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea B do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias(Incluído pela Lei N. 12.812, de 2013)
Somente com base nesta informação a no caso relatado acima não é possível afirmar que o Sr. Ricardo praticou um crime pois para se configurar crime, é preciso que haja pena prevista em lei conforme está previsto no art. 1 do CP: Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal. 
Como a lei garante a gestante estabilidade provisória no emprego, existem duas alternativas: reintegrar ou indenizar a empregada gestante conforme o tempo de estabilidade provisória, sendo estas as únicas sanções aplicáveis ao empregador.
Não, nem todo ilícito configura crime, um ato ilícito penal é quando aquele que, por ação ou omissão culpável, comete ato ilícito tipificado em lei e existe pena definida para o infrator, portanto nem todo ato ilícito configura crime, mas todo crime configura um ato ilícito tipificado em lei e sua respectiva forma de sanção/pena sobre a pessoa, coomo penas restritivas de liberdade ou de direitos e multas.
2) Letra D
3) Letra C

Outros materiais