Buscar

Teorias e Funções da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O desenvolvimento das idéias e teorias acerca da Administração foi extremamente lento, inclusive recebendo influências de algumas estruturas da sociedade, como, por exemplo, a organização linear, que recebeu a influência:
		
	
	dos Filósofos e Sociólogos.
	
	da organização da Igreja Católica.
	 
	da organização Militar.
	
	da Revolução Industrial.
	
	dos Economistas Liberais.
	Quais as funções do Administrador segundo Fayol?
		
	 
	a) Previsão, organização, comando, coordenação, controle.
	
	c) Controlar, planejar, dirigir, organizar, comandar
	
	d) Organizar, comandar, controlar, planejar, dirigir
	
	b) Dirigir, comandar, planejar, prevê, controlar
	
	e) Nenhuma das alternativas
	Para Fayol o sucesso da Administração estava relacionado ao processo administrativo e a estrutura organizacional adequada. O ato de Administrar estava relacionado com os elementos / funções do Administrador:
		
	
	Planejar, Comandar, Controlar, Prever.
	 
	Prever, Organizar , Comandar, Coordenar e Controlar.
	
	Prever, Controlar, Organizar, Coordenar e Comandar.
	
	Planejar, Controlar, Dirigir e Organizar.
	
	Prever, Comandar, Controlar, Organizar e Coordenar.
	As consequências imprevistas da Burocracia ficaram conhecidas como Disfunções da burocracia para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto. Desta forma assinale a alternativa que apresenta uma Disfunção da Burocracia:
		
	
	Impessoalidade nas relações.
	 
	Exibição de sinais de autoridade.
	
	Hierarquia da autoridade.
	
	Caráter legal das normas e regulamentos.
	
	Caráter formal das comunicações.
	Um dos objetivos de Carlos, gerente administrativo da ABC Engenharia, é assegurar o máximo de prosperidade à empresa, e ao mesmo tempo oferecer o máximo de prosperidade ao empregado. Tomando como base esta forma de gerenciar o seu negócio, ele se aproxima de que tipo de teoria da administração?
		
	
	Estruturalista
	
	Comportamental
	
	Humanística
	
	Contingencial
	 
	Clássica
	Marque a opção FALSA:
		
	 
	¿Homem Social¿ é o conceito de que toda pessoa é influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.
	
	A Administração Científica visualiza cada empregado individualmente, ignorando que o trabalhador é um ser humano e social.
	
	Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
	
	A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).
	
	Just-in-Time e Kan-Ban são técnicas de traços constitutivos básicos do sistema da Toyota.
	A Escola de Relações Humanas revolucionou a teoria geral da administração da época ao mostrar que:
		
	
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelas técnicas de aumento de produtividade propostas por Taylor e Fayol, mas também pelas normas e regras da organização.
	 
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelos métodos de trabalho propostos pela administração científica, mas também pelo efeito do sistema social no comportamento dos indivíduos.
	
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado somente pelas suas características técnicas, mas também pelo percepção dessas características perante as chefias diretas.
	 
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pela qualidade dos gerentes, mas também pelo desenvolvimento tecnológico da empresa.
	
	O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelo ambiente, mas também pelas técnicas de aumento de produtividade.
	Assinale a alternativa que representa respectivamente as funções das empresas e as funções administrativas segundo Fayol.
		
	
	Econômica; Técnica; Financeira; Segurança; Comercial; Administrativa - Prever; Organizar; Comandar; Coordenar; Controlar.
	
	Contábil; Técnica; Financeira; Segurança; Econômica; Administrativa - Prever; Organizar; Comandar; Coordenar; Controlar.
	
	Contábil; Técnica; Financeira; Segurança; Comercial; Administrativa - Planejar; Organizar; Dirigir; Controlar.
	
	Técnica; Marketing; Financeira; Econômica; Segurança; Administrativa - Planejar; Organizar; Dirigir; Controlar.
	 
	Contábil; Técnica; Financeira; Segurança; Comercial; Administrativa - Prever; Organizar; Comandar; Coordenar; Controlar.
	O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo. I - A Teoria da Equidade, de Victor Vroom, propõe que as pessoas se esforçam para alcançar resultados ou recompensas, que para elas são importantes. II - A Teoria das Necessidades estabelece que as necessidades humanas dividem-se em dois grandes grupos: as necessidades básicas ou primárias e as necessidades adquiridas ou secundárias. III - A Teoria dos Dois Fatores (higiênicos e motivacionais), de Frederick Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. IV - A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, afirma que uma necessidade satisfeita não pode ser mais usada como motivador primordial de comportamento humano. V - Os Fatores Higiênicos, da Teoria dos Dois Fatores, incluem o exercício de responsabilidade no cargo, o reconhecimento pelo trabalho bem feito, o salário e as condições físicas e de segurança no trabalho. Estão corretas as afirmativas
		
	
	I, II, III e IV, apenas
	
	II, III e V, apenas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	I, IV e V, apenas
	 
	II, III e IV, apenas
	A segunda abordagem relacionada com a Estrutura Organizacional nasceu com Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão considerado o fundador da Teoria da Burocracia. Ele idealizou as 7 dimensões da Burocracia, essas sete dimensões principais se apresentam em graus variados em cada empresa. Quais são?
		
	
	Princípio da hierarquia, Impessoalidade, Controle, Separação, Administração, Profissionalização e Organização;
	
	Divisão de Tarefa, Principio da Racionalização, Competência Estratégica, Coordenar, Impessoalidade, Formalização e Administração;
	
	Divisão do tarefas, Princípio, hierarquia, Pessoalidade, Competência técnica, Separação entre propriedade e administração;
	 
	Formalização, Divisão do trabalho, Princípio da hierarquia, Impessoalidade, Competência técnica, Separação entre propriedade e administração e Profissionalização do funcionário;
	
	Formal, Tarefas, Princípio do Poder, Impessoalidade, Competência Operacional, Separação de administração e Profissionalização do funcional e Cooperativo;

Outros materiais