Buscar

Fusão de Empresas e Identidade Organizacional

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia as asserções a seguir:
Empreender é mais que abrir um negócio, é ter projetos, é pensar, planejar e executar algo que traga ao iniciador resultados, esperadamente positivos, que lhe possibilite avançar na direção do alcance de seus objetivos.
Porque
Na atualidade quem não empreende corre o risco de perder o emprego e ficar sem uma fonte de renda e com isso ter todos seus projetos/objetivos ameaçados. Não há outra solução para ter segurança a não ser abrir um empreendimento.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são verdadeiras.
	
	B
	Ambas as assertivas são falsas.
	
	C
	A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	A assertiva I é verdadeira e a II é falsa.
Você acertou!
Sim, empreender não é apenas abrir um negócio/empreendimento, empreender é ter projetos e nestes, gastar tempo, energia e dinheiro para concretizá-los, com o objetivo de alcançar resultados positivos. E a assertiva II é falsa porque, ainda que o indivíduo perca seu emprego existe outras saídas que não seja abertura de um empreendimento, pode por exemplo, se qualificar para conseguir outro emprego, buscar no mercado algo que responda às suas qualificações e experiências e não somente que a abertura de um empreendimento seja a única saída.
	
	E
	A assertiva II complementa a assertiva I.
Questão 2/5 - Instituições e Organização do Estado
José sofreu uma tentativa de assalto no meio da rua. Com a ajuda de outros pedestres conseguiu imobilizar o assaltante. Embora algumas pessoas tivessem o desejo de linchar o criminoso, José os acalmou e conseguiu chamar uma viatura policial.
 
Ao chamar a polícia, o comportamento de José tem uma grande relação com o tipo de sociedade que a humanidade vem buscando construir nos últimos três séculos. Analise então a atitude de José em função das teorias contratualistas desenvolvidas por filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau. Em seguida, assinale a única alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Ao chamar a polícia, José reproduziu o comportamento do “bom selvagem” idealizado por Rousseau.
	
	B
	Os pedestres comportaram-se de acordo com o “estado de natureza” descrito por Hobbes.
	
	C
	Por meio do “contrato social” nós renunciamos ao direito de fazer justiça com as próprias mãos.
Você acertou!
A resposta correta é a “C”.  Pelo “contrato social” firmado por nossos antepassados, para vivermos em paz e com justiça, entregamos ao Estado o poder de fazer as leis e aplicar o Direito. Assim, o criminoso deve ser julgado e punido por magistrados regularmente constituídos e não pelos particulares que auxiliaram na sua detenção.
	
	D
	José ignorou o fato de que é a vontade geral que deve dirigir o comportamento do Estado.
	
	E
	O comportamento de José está de acordo com a noção contratualista de que devemos oferecer a outra face.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
“Unir duas empresas para gerar uma nova marca sem por em risco a identidade de cada uma delas não é uma tarefa fácil. Há quase oito anos, a Sony e a Ericsson apostaram nesta joint venture para produzir celulares, agregando valores das duas marcas. É também o que convencionou-se chamar de co-brand. De um lado havia o conhecimento da Sony focado em produtos eletrônicos, de outro, a experiência da Ericsson no mercado de telecomunicações. A iniciativa deu origem a Sony Ericsson que hoje figura entre as cinco marcas de celulares mais vendidas do mundo, ao lado da Nokia, da Samsung, da Motorola e da LG. Segundo dados do Gartner, em 2008, a companhia vendeu mais de 93 milhões de aparelhos mundialmente, gerando uma receita líquida de US$ 16.754 bilhões. O desempenho da Sony Ericsson, no entanto, está longe da finlandesa Nokia, líder de mercado. De acordo com o IDC, no ano passado, a Nokia possuía 40,9% de market share contra 8,4% da Sony Ericsson. Depois de muitas especulações sobre uma possível crise e o fim da parceria entre a Sony e a Ericsson, agora as empresas investem no reposicionamento da marca”.
(Fonte: https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2009/09/sonyericsson.pdf)
Com base no contexto apresentado e no material da rota, pergunta-se: Porque a união de duas empresas pode pôr em risco a identidade de cada uma delas?
Nota: 20.0
	
	A
	Você não concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade da empresa.
	
	B
	O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos, mas não há necessidade da gestão se preocupar com isso, pois com o tempo as coisas se adaptam.
	
	C
	O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos. Os administradores devem estar atentos a esse processo e fazer a gestão das culturas organizacionais.
Você acertou!
as organizações podem ser consideradas microsociedades, portanto a fusão de duas empresas significa a junção de duas sociedades, as quais possuem regras, cultura e funcionamentos diferentes. Esse processo precisa ser acompanhado por profissionais competentes para evitar a perda de bons profissionais e conflitos decorrentes da fusão. Assim, a resposta mais adequada a esse questionamento seria a letra “C”.
	
	D
	Você concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade da empresa, pois pouco importa qual empresa é, nem tampouco o que faz.
Questão 4/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o fragmento de texto a seguir:
Segundo a Pesquisa GEM  Global Entrepreneurship Monitor 2013, publicação do SEBRAE sobre o perfil empreendedor Brasileiro, há diferenças entre os negócios, segundo seu tempo de abertura, renda proporcionada ao empreendedor e atividade econômica, assim descreve:
Empreendedores __________________ estão envolvidos na estruturação de um negócio, do qual são proprietários, mas ainda não pagou salários, pró-labores ou outra qualquer forma de remuneração pelo período de até 3 meses.
Empreendedores ___________________ administram e são proprietários de um novo negócio que pagou salário ou gerou pró-labores ou outra forma de remuneração aos donos do negócio depois de 3 meses até 42 meses.
Agora, assinale abaixo a opção que contemple os termos que complementam adequadamente as lacunas acima.
Nota: 20.0
	
	A
	Espertos, Carrascos
	
	B
	Iniciantes, Capacitados
	
	C
	Nascentes, Novos
Você acertou!
Empreendedores nascentes: estão envolvidos na estruturação de um negócio, do qual são proprietários, mas ainda não pagou salários, pró-labores ou outra qualquer forma de remuneração pelo período de até 3 meses.
Empreendedores novos: administram e são proprietários de um novo negócio que pagou salário ou gerou pró-labores ou outra forma de remuneração aos donos do negócio depois de 3 meses até 42 meses.
	
	D
	Experientes, Preparados
	
	E
	Inexperientes,  Estudados
Questão 5/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Leia, reflita e responda sobre a seguinte situação:
Reunidos na cidade de Rio de Janeiro, 300 parlamentares de 85 países se comprometeram em ajudar seus governantes a alcançar os objetivos estabelecidos nas conferências Rio+20 e Rio 92, assim como a utilizar a legislação para promover um crescimento mais verde e socialmente inclusivo para todos.
Após três dias de encontros na Cúpula Mundial de Legisladores, promovida pela GLOBE International – uma rede internacional de parlamentares que discute ações legislativas em relação ao meio ambiente –, os participantes assinaram um protocolo que tem como objetivo sanar as falhas no processo da Rio 92.
Em discurso durante a sessão de encerramento do evento, o vice-presidente do Banco Mundial para América Latina e o Caribe afirmou: ”Esta Cúpula de Legisladores mostrou claramente que, apesar dos acordos globais serem úteis, não precisamos esperar. Podemos agir e avançar agora,porque as escolhas feitas hoje nas áreas de infraestrutura, energia e tecnologia determinarão o futuro”.
                            Disponível em: <www.worldbank.or/pt/news/2012/06/20>
                                               Acesso em 22 jul. 2012 (adaptado)
O compromisso assumido pelos legisladores, explicitado no texto acima, é condizente com o fato de que:
Nota: 20.0
	
	A
	Os acordos internacionais relativos ao meio ambiente são autônomos, não exigindo de seus signatários a adoção de medidas internas de implementação para que sejam revestidos de exigibilidade pela comunidade internacional.
	
	B
	A mera assinatura de chefes de estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país.
Você acertou!
Todas as respostas tocam aspectos condizentes com o meio ambiente. Para responder é necessário ter informações e saber se na realidade os governos cumprem em sua totalidade, tudo o que é acordado nas diferentes reuniões de Cúpula sobre meio ambiente.
As alternativas: A, C, D e E não estão certas, pelas razões a seguir:
Acordos têm que ser comuns e adotados por todos com o cumprimento das respectivas medidas. Alternativa A
As metas não foram cumpridas e as medidas não foram plenamente adotadas. Alternativa C
Os acordos internacionais têm que ser respeitados pelos países signatários independentemente de quem assuma o governo ou seu mandato. Alternativa D
A lei vale para todos sem exceção, de acordo com os seus termos. Alternativa E
	
	C
	As metas estabelecidas na Conferência Rio 92 foram cumpridas devido à propositura de novas leis internas, incremento de verbas orçamentárias destinadas ao meio ambiente e monitoramento da implementação da agenda do Rio pelos respectivos governos signatários
	
	D
	A atuação dos parlamentos dos países signatários de acordos internacionais restringe-se aos mandatos de seus respectivos governos, não havendo relação de causalidade entre o compromisso de participação legislativa e o alcance dos objetivos definidos em tais convenções.
	
	E
	A Lei de Mudança Climática aprovada recentemente no México não impacta o alcance de resultados dos compromissos assumidos por aquele país de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, de evitar o desmatamento e de se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.

Continue navegando