Buscar

FICHAMENTO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHAMENTO 4.
SILVA, ANA BEATRIZ. Mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2010.
Cap.8 Para construir a vida nova (159-177)
A escola muitas vezes só se preocupa por questões estritamente cognitivas e disciplinares. Com o fato de bons profissionais, preocupados com o todo (aluno, disciplina, escola, hábitos/atitudes, valores, etc), não serem tão valorizados como deveriam, diminui-se a relação de afeto que deve existir nas relações interpessoais.
Ana Beatriz relata que, até o momento, é impossível eliminar a violência social, mas é possível reduzi-la com estratégias que envolvam toda a comunidade escolar. Estratégias essas bem planejadas, com investimentos sérios em educação e com a ajuda da família.
Para prevenir as condutas bullying é importante trabalhar valores como o afeto, a tolerância e a solidariedade, valores básicos de um ser humano em seus mais diversos aspectos. Sendo que estes deveriam ser estabelecidos primordialmente na família através do dialogo e limites.
A escola é um ambiente muito importante para reforçar estes valores. Porém muitas vezes não é o que acontece, devido ao fato de que os pais não fazem o papel que lhes cabem, transferindo a tarefa ao professor, e este, no entanto não está preparado para suprir esta deficiência. 
O professor necessita de uma direção que se envolva e ajude a ter uma relação mais afetiva com o aluno, pois a valorização dos laços afetivos no ambiente escolar é importante tanto para a expressão do aluno, quanto para o controle da violência na escola e, por consequência em longo prazo, na sociedade como um todo.
No entanto, o que frequentemente encontramos é uma direção omissa que deposita ao professor toda a responsabilidade de tratar e solucionar os problemas dentro da sala de aula, contribuindo com o fenômeno bullying. Temos professores sem preparo, desestimulados e sobrecarregados, o que dificulta ainda mais a luta contra o bullying.
Este capítulo fala da dificuldade dos professores em combater o bullying, este será mais um tema abordado em meu artigo. Visando isto, o estudo deste capitulo se faz de grande valia para minha revisão teórica.

Outros materiais