Buscar

Conhecimentos sobre Diabetes, Aterosclerose, Dieta Renal, Encefalopatia Hepática e Hepatite Viral

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701349156)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O diagnóstico do diabetes mellitus é feito quando a glicemia de jejum e a pós-prandial (2 h) forem, respectivamente:
		
	
	maior que 126 mg/dl e maior que 180 mg/dl;
	
	maior que 100 mg/dl e maior que 200 mg/dl.
	
	maior que 110 mg/dl e maior que 200 mg/dl;
	
	maior que 110 mg/dl e maior que 180 mg/dl
	 
	maior que 126 mg/dl e maior que 200 mg/dl;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701353223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O processo aterosclerótico caracteriza-se pelo acúmulo de material lipídico na camada íntima do endotélio. Assinale V no caso de afirmativa verdadeira ou F se a afirmativa for falsa.
( ) O processo aterosclerótico tem origem com a modificação da funcionalidade do endotélio devido aos vários fatores de risco.
( ) A formação das estrias gordurosas, que são a primeira lesão reconhecível da aterosclerose, independe do acúmulo progressivo de lipidez intracelulares nas células espumosas e/ou extracelulares.
( ) A angina é causada pela formação e o crescimento da placa aterosclerótica associada à redução do lúmen arterial com conseqüente redução do fluxo sanguíneo.
( ) Placas susceptíveis á ruptura (formação de trombos) são chamadas de estáveis e aquelas com menor chance de fissura, ulceração e rompimento são chamadas de instáveis.
( ) O aumento da pressão arterial com a idade é um fator de risco importante para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e não representa um comportamento biológico normal.
		
	 
	V; F; V; F; V.
	
	V; F; F; F; F.
	
	V; V; F; F; F.
	
	V; V; F; V; V.
	
	F; V; V; F; F.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701349157)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O diabetes mellitus é caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente da baixa ou ausência de produção de insulina pelo pâncreas. Dentre os sintomas da hiperglicemia pode-se citar:
		
	
	vômitos e sudorese
	
	hipofagia e poliúria frequente
	
	náuseas e fadiga;
	
	polifagia e ganho de peso;
	 
	polidipsia e alteração ponderal;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701345879)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) A alimentação apresenta efeito estimulante no fluxo biliar.
II) Após a sua formação, os ácidos biliares são conjugados com a glicina e a taurina. Todos os ácidos biliares secretados na bile encontram-se na forma conjugada.
III) Uma das funções da dieta hipercelulósica nos quadros de colelitíase é a diminuição do tempo de permanência dos sais biliares no duodeno.
IV) Na colecistite aguda calculosa o paciente deve permanecer em jejum até o procedimento cirúrgico, que pode ocorrer no 7º dia pós operatório.
		
	
	V, F, V, V
 
	
	V, F, V, F
 
	
	V, V, F, F
	
	F, V, V, F
 
	 
	V, V, V, F
 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701351254)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As recomendações protéicas em pacientes portadores de insuficiência renal crônica devem considerar o seguinte fato:
		
	 
	o efeito protetor da dieta hipoprotéica é multifatorial e inclui diminuição da pressão intraglomerular e redução do consumo de oxigênio em conseqüência da menor excreção de amônia e fosfato
	
	o uso de cetoácidos leva ao aumento da disponibilidade de nitrogênio e da formação de compostos nitrogenados tóxicos resultantes do seu metabolismo
	
	na insuficiência renal, quando a TFG é inferior a 25 ml/min, a dieta hipoprotéica convencional de 0,6 g/Kg/dia deve ser suplementada com 0,3 g/Kg/dia de aminoácidos essenciais
	
	em pacientes submetidos à diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD), a prescrição de 1,2 g/Kg/dia de proteína é suficiente para manter balanço nitrogenado positivo
	
	para paciente submetidos a hemodiálise e com peritonite a recomendação proteica é de 1,1g/kg/dia sendo 60% proteína de alto valor biológico
		
	
	
	 
	
		1a Questão (Ref.: 201701345957)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A encefalopatia hepática é uma síndrome neuropsiquiátrica que cursa com alterações da consciência e sinais neurológicos. Uma das hipóteses relaciona o desequilíbrio de aminoácidos. Assinale o desequilíbrio observado.
 
		
	
	Aumento de valina, leucina e isoleucina e diminuição de fenilalanina, tirosina e triptofano
	
	Aumento dos aminoácidos ramificados e diminuição dos aminoácidos aromáticos
 
	
	Aumento do indol e escatol
 
	
	Aumento de octopamina e feniletanolamina
 
	 
	Aumento dos aminoácidos aromáticos e diminuição dos aminoácidos ramificados
 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701345967)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Hepatite literalmente significa inflamação do fígado, que associa-se com degeneração ou necrose da célula hepática. A hepatite viral que propaga-se por inoculação (transfusões sangüíneas, tratamento dentário, injeções, perfurações orelhas, acupuntura, tatuagem com  material contaminado) e contato sexual, que apresenta possibilidade de cronificação e as vacinas são eficazes e devem ser aplicadas em grupos de alto risco é a  hepatite por virus:
 
		
	
	E
	 
	B
 
	
	Delta
 
	
	A
 
	
	C
 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701945858)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente do sexo feminino apresenta risco moderado para doença coronariana, diabetes tipo 2 e mortalidade quando a medida da circunferência de sua cintura corresponde a:
		
	
	70 a 78cm
	
	60 a 68cm
	 
	80 a 88cm
	
	50 a 58cm
	 
	90 a 98cm
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701345945)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fígado é a glândula mais volumosa do organismo. Situa-se entre a corrente sanguínea proveniente do intestino e o resto do organismo. O acesso que recebe sangue venoso do intestino e do baço e proporciona 50% da oxigenação das células hepáticas é:
 
		
	
	Ductos biliares hepáticos
 
	
	Sinusóides
	 
	Veia porta
 
	
	Artéria hepática
 
	
	Veia cava
 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701945851)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Síndrome metabólica está relacionada a comorbidade em pacientes com cardiopatias. No sistema cardiovascular em síndrome metabólica existem os marcadores que são considerados marcadores bioquímicos de síndrome metabólica: Marque a alternativa correta:
		
	 
	Infarto agudo do miocárdio, clearence de creatinina maior que 60 mL/min, dislipidemias e hipertensão arterial sistêmica.
	
	Hipoalbuminemia, anemia, hiperlipidemia mista, excesso de peso.
	
	Excesso de gordura no quadril, proteína C reativa acima de 3mg/dL, concentração plasmática de HDL superior a 40mg/dL, excesso de peso.
	 
	Hipertrigliceridemia e colesterolemia.
	
	Razão entre cintura/quadril maior que 0,85 para homens e menor que 0,75 para mulheres; insuficiência renal crônica, hiperlipidemia mista.
		
	
	
	 
	
		1a Questão (Ref.: 201702186278)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A recomendação de sal e sódio para um paciente hipertenso é, respectivamente:
		
	
	6g de sal e 2400mg de sódio
	
	6g de sal e 2g de sódio
	
	2000mg de sal e 5g de sódio
	 
	5g de sal e 2g de sódio
	
	2400mg de sal e 6g de sódio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701353228)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O principal objetivo do tratamento da Hipertensão Arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiorrenal. Assinale V no caso de afirmativa verdadeira ou F se a afirmativa for falsa.
( ) Manter o peso corporal na faixa do Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 a 24,9 kg/m2 e praticar regularmente atividade física aeróbica para 30 minutos na maioria dos dias da semana.
( ) Consumir uma dieta rica em frutas, vegetal e baixo conteúdo de gordurapoliinsaturada.
( ) Reduzir a ingestão diária de sódio dietético para não mais do que 50 mEq (1,2g de Na ou 3g de NaCl) e, limitar o consumo diário para 30mL de etanol.
( ) Consumir uma dieta rica em vegetais, frutas e de produtos com baixa quantidade de gordura como peixe, frango, carnes vermelhas magras e lacticínios magros.
( ) O Plano alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é considerado ideal na redução, de forma expressiva, dos níveis de pressão arterial porque tem como princípio o equilíbrio entre os macro e micronutrientes.
		
	
	F; F; F; V; V.
	 
	V; F; F; V; V.
	
	V; F; F; F; V.
	
	F; V; V; V; F.
	
	V; V; F; F; F.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701347098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pacintes com insufiência cardíaca podem desenvolver uma síndrome de inanição conhecida como caquexia cardíaca, que está associada a um mau prognóstico. Em relação ao estado nutricional desses pacientes, pode-se afirmar que:
		
	
	uma perda de peso de 20% do peso usual não é relevante para esses apcientes, pois, muitas vezes, apresentam edema importante
	 
	a dobra cutânea triciptal (DCT) e a circunferência muscular do braço (CMB) são parâmentros de fácil obtenção e servem para estimar as reservas de gordura e proteínas desses pacientes
	
	o melhor método para estimar os valores de compartimentos corporais de pacientes com insufciência cardíaca é a bioimpedância elétrica
	
	a circunferência do braço não é um bom método de avaliação para esses pacientes, pois a presença do edema pode levar a resultados pouco confiáveis
	
	o índice de massa corporal (IMC) é um ótimo indicador do estado nutricional, podendo ser usado por todos os pacientes
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701352514)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente obeso, dislipidêmico, diabético tipo II, apresentando glicemia de jejum de 260mg/dL. Nesse caso, faz parte da conduta terapêutica dieta hipocalórica e:
		
	
	Redução de exercício físico
	
	Colesterol dietético equivalente a 300mg/dia
	 
	Fibra dietética de 20 a 35 g /dia
	
	Normoglicídica com utilização de 10% de sacarose
	
	Hiperprotéica, com ênfase em aminoácidos ramificados
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702200629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um homem obeso, de 55 anos de idade, portador de Diabetes Mellitus Tipo 2 e Hipertensão Arterial Sistêmica, foi atendido no ambulatório da Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Neste atendimento, se verificou pressão arterial de 160mmHg x 100mmHg e foram solicitados alguns exames, cujos resultados apresentaram glicemia de jejum de 170 mg/dL e colesterol total de 350 mg/dL.
Considerando as condições de saúde desse indivíduo e os resultados de seus exames clínico-laboratoriais, a dieta recomendada deve ser:
		
	
	hipocolesterolêmica, hipocalêmica e hipocalórica.
	
	hipocolesterolêmica, hipoproteica e normocalórica.
	
	hipossódica, hipolipídica e normocalórica.
	
	hiperproteica, hipocalêmica, e hipocalórica.
	 
	hipocolesterolêmica, hipossódica e hipocalórica.
		
	
	
	 
	
	1a Questão (Ref.: 201701352664)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na fase de recuperação da pancreatite crônica, a prescrição nutricional deve ser:
		
	
	Normocalórica, hiperlipídica e hipoprotéica
	 
	Hipercalórica, hipolipídica e hiperprotéica
	
	Normocalórica, normolipídica e normoprotéica
	 
	Hipocalórica, hipolipídica e hipoprotéica
	
	Hipercalórica, normolipídica e hiperprotéica
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701345897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) Devido à estreita relação do diabetes com a DRC, sugere-se controle rigoroso da glicemia em diabéticos: Glicemia de jejum 80 - 120 mg/dL; HbA1c < 7%;
II) Normalmente quando há redução da taxa de filtração glomerular, ocorre elevação da uréia sérica;
III) Quando ocorre aumento da uréia, necessariamente ocorre elevação da creatinina sérica e vice-versa;
IV) Vários fatores podem alterar a creatinina sérica, como a desidratação e a perda de massa magra, além da progressão do dano renal;
 
		
	 
	V, V, F, V
 
	
	V, F, V, V
 
	
	V, F, V, F
	
	V, F, F, V
 
	
	V, V, V, F
 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701981996)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O manual clinico de alimentação e nutrição na Assistência a adultos infectados pelo HIV do Ministério da Saúde, aborda a síndrome da lipodistrofia. Essa síndrome é caracterizada por alterações na distribuição de gordura corporal principalmente:
		
	 
	Lipodistrofia na face e membros (inferiores e superiores) e acúmulo de gordura central (abdome, mamas e giba de búfalo)
	
	Lipodistrofia em face e gordura central (abdome, mamas e giba de búfalo)
	
	Lipoatrofia nos antebraços e pernas, face e com aumento lateral
	
	Lipoatrofia nos braços, face e membros superiores
	
	Lipoatrofia no pescoço, braços, face e membros inferiores
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701347124)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A encefalopatia hepática ou porto-sistêmica é uma síndrome clínica muito comum em portadores de doença hepática crônica, acometendo de 50% a 70% dos cirróticos no curso da sua doença. O surgimento de alterações neurológicas pode ser decorrente da deficiência na desaminação hepática do seguinte aminoácido:
		
	
	Leucina
	
	Isoleucina
	 
	Fenilalanina
	
	Valina
	
	Histidina
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701345875)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a American Diabetic Association e a Sociedade Brasileira de Diabetes, para confirmar o diagnóstico de diabetes:
		
	
	É necessário o valor sérico da hemoglobina glicosilada (HbA1C) e deve ser superior a 10%
 
	
	É obrigatória a realização do teste oral de tolerância à glicose
 
	 
	A glicemia de jejum deve ser superior a 126 mg/ dL
 
	
	O teste oral de tolerância à glicose deve ser superior a 140 mg/ dL
	
	A glicemia de jejum deve ser superior a 100 mg/ dL

Continue navegando