Buscar

Questões sobre Contratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(FGV - 2014 - DPE/RJ - Técnico Superior Jurídico) Fabrício ofereceu verbalmente uma mesa usada a Eduardo, pelo preço de trezentos reais, pagamento à vista, em dinheiro. Eduardo respondeu positivamente. É correto afirmar que o contrato: 
		
	
	Foi celebrado, pois houve proposta e aceitação.
	
	Foi celebrado, mas é rescindível até a entrega da mesa.
	
	Não foi celebrado, porque não houve formalidade essencial à venda. 
	
	Foi celebrado, mas é ineficaz até a entrega da mesa.
	
	Não foi celebrado, porque não houve a entrega do bem.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602192645)
	6a sem.: Compra e Venda
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Carlos adquiriu de Telma um automóvel usado, para uso próprio, pelo valor de R$ 80.000,00. Passados 3 (três) meses,Carlos estava trafegando com o veículo quando este subitamente parou de funcionar. Ao encaminha-lo para uma oficina mecânica idônea, Carlos descobriu que o veículo tinha um sério defeito elétrico, que havia sido outrora consertado de forma paliativa e incorreta. Para realizar o reparo da forma definitiva e correta, Carlos teria que despender R$ 7.500,00. Ao procurar Telma, no dia seguinte ao incidente, este admitiu que tinha conhecimento do problema, mas não o comunicou porque não acreditava que reapareceria. Considerando que a relação entre Carlos e Telma não tem natureza consumerista, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Carlos não pode redibir o contrato ou exigir o abatimento do preço, em virtude da decadência.
	
	Carlos pode redibir o contrato, devendo Tales devolver em dobro aquilo que recebeu.
	
	Carlos pode, a seu exclusivo critério, redibir o contrato ou exigir o abatimento do preço.
	
	Carlos não pode redibir o contrato ou exigir o abatimento do preço, em virtude da prescrição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602192511)
	6a sem.: Compra e Venda
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Carlos Martins firmou com Antônio Augusto contrato de compra e venda de imóvel, tendo sido instituindo no contrato o pacto de preempção. Acerca do instituto da preempção, assinale a afirmativa correta:
		
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Carlos Martins, enquanto constituir faculdade de exercício, poderá ceder ou transferir por ato inter vivos.
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Carlos Martins reserva para si a propriedade do imóvel até o momento em que Antônio Augusto realize o pagamento integral do preço.
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Carlos Martins se reserva ao direito de recobrar o imóvel vendido a Antônio Augusto no prazo máximo de 3 anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador.
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Carlos Martins impõe a Antônio Augusto a obrigação de oferecer a coisa quando vender, ou dar em pagamento, para que use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602142388)
	6a sem.: Contratos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O prazo para revogar doação por ingratidão é:
		
	
	Prescricional de 5 anos, contado do dia em que o doador souber da ingratidão
	
	Decadencial de um ano, contado do conhecimento do fato pleo próprio doador
	
	Decadencial de 2 anos, a partir da data da prática dos atos ofensivos
	
	Prescricional de 4 anos, contando da ciência do fato
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602117971)
	6a sem.: Contratos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação ao contrato de compra e venda regido pelo Código Civil, julgue os itens que se seguem. 
I - O pacto de retrovenda é cláusula acessória aposta no contrato de compra e venda de bens imóveis, consistente na faculdade que se reserva o vendedor de resolver o contrato, por vontade unilateral e imotivada, reavendo o imóvel desde que pague ao comprador o preço original, monetariamente corrigido, as despesas por ele suportadas e o valor equivalente às benfeitorias necessárias, bem como as úteis e voluptuárias que se efetuaram com a sua autorização escrita. 
II - Pela cláusula de preferência, o comprador se compromete a vender o bem móvel ou imóvel adquirido ao vendedor, em prazo certo e decadencial. Trata-se de cláusula resolutiva expressa no contrato, por ser potestativa, subordinada à vontade do antigo dono de readquirir o bem. O direito de preferência não se transmite por ato entre vivos, apenas por causa de morte do alienante aos herdeiros. 
III - A cláusula de venda a contento subordina a eficácia do negócio à circunstância da satisfação do adquirente. Pela condição suspensiva desse negócio, o comprador, enquanto não se manifesta acerca da aprovação da coisa, ocupa posição jurídica análoga à do comodatário. 
IV - Na venda sobre documentos, a entrega do bem é substituída pela entrega do título representativo e dos outros documentos exigidos pelo contrato. Como nesse tipo de contrato não há a tradição do bem alienado, o comprador pode condicionar o pagamento à verificação de inexistência de vícios redibitórios ou de outros tipos de defeitos ou recusar o pagamento quando comprovar tais defeitos na coisa vendida. 
V - A venda com reserva de domínio é uma modalidade de venda a crédito de bens imóveis com garantia fiduciária, na qual o comprador, até a quitação integral do preço, não adquire a propriedade da coisa, embora já exerça sobre ela a posse. Essa cláusula prevê o desfazimento da venda caso o comprador deixe de cumprir a obrigação de pagar o preço no prazo estipulado, independentemente de ação judicial e do pagamento de qualquer indenização ou restituição do valor já pago. Estão certos apenas os itens: 
		
	
	III e IV.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	I e III.
	
	I e IV.

Outros materiais