Buscar

QUESTÕES EXTRA DISCURSIVA DE ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

QUESTÕES EXTRA DISCURSIVA
1. A lei da demanda aponta que a variação de preço de um determinado bem ou serviço causa a variação das quantidades procuradas. Esta sensibilidade é denominada na Economia de Elasticidade, e aponta que diferentes tipos de bens e serviços apresentam ¿sensibilidades¿ na quantidade procurada à variação de preço. Um dos fatores que afeta o grau de Elasticidade nas quantidades procuradas é a existência de produtos substitutos ou similares para o bem ou serviço analisado. Sendo assim, os produtos ou serviços que não possuem muitas opções de produtos substitutos tendem a ter uma Procura mais Elástica ou Inelástica? Argumente a sua resposta, expondo o que vai acontecer com as quantidades procuradas e exponha algum produto que possa apresentar essa característica de ter pouca substituição.
 
2. A taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. O principal determinante desta taxa é a oferta e a demanda de moeda estrangeira. Caso o preço do câmbio aumente, dizemos que ocorreu um processo de desvalorização cambial. Caso diminua, dizemos que ocorreu um processo de valorização cambial. Quanto à valorização cambial, responda:
a) O que acontece neste caso com as importações de um país? Justifique.
b) O que acontece neste caso com as exportações de um país? Justifique.
 
3. A Economia pode ser interpretada por diversos ângulos: 1) Senso comum: que está ligado ao ato de poupar, isto é, fazer um sacrifício presente para usufruir no futuro os recursos pessoais; 2) Como Atividade Econômica: que está ligada à produção, à comercialização, à distribuição e ao consumo de bens e serviços que atendam às necessidades e aos desejos da sociedade; e 3) Ciência Econômica: que se dedica a estudar os fenômenos sociais ligados às decisões que envolvem escolhas de como empregar, da melhor maneira possível, os recursos produtivos disponíveis na produção de bens e serviços, que satisfarão aos desejos e às necessidades dos consumidores, garantindo seu futuro como sociedade. Considerando este último ângulo, disserte sobre o motivo que praticamente força a sociedade a tomar decisões para atender a seus desejos e necessidades e cite um exemplo que aponta uma situação real em que há a necessidade de tomar alguma decisão frente a uma necessidade ou desejo da sociedade.
4. A moeda é um instrumento criado pela humanidade e que evoluiu com a sociedade à medida que as relações econômicas entre os indivíduos ficavam cada vez mais complicadas, principalmente em virtude do volume comercializado e da distância física entre os centros de comércio. No decorrer desse processo evolutivo, a moeda variou de formato, desde o emprego de mercadorias - sal, conhas etc. -, passando por metais (ouro e prata), até seu formato moderno como os cartões de crédito/débito, chamados de moeda escritural. Independente de seu formato, a moeda precisa ter algumas características essenciais para ser útil para as atividades econômicas humanas. Sendo assim, cite e explique duas dessas características básicas ou essenciais.