Buscar

Fundamentos da biblioteconomia

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Prova:
	 Nota 7,00
	
	
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O conhecimento é a informação aplicada que é transformada em um saber, e também requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Referente ao conhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dados com relevância e propósito.
(    ) Simples observações sobre o estado do mundo.
(    ) Exige a mediação humana para realizar a transferência.
(    ) Frequentemente tácito, de difícil transferência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - V - F.
	c)
	F - F - F - V.
	d)
	V - F - V - V.
	2.
	A informação só faz sentido quando ela se torna útil para quem a estava buscando, um indivíduo ou grupo. Informação são dados contextualizados que fazem sentido para a pessoa que os recebe. Por fim, o conhecimento é a informação aplicada, transformada em um saber, requer uma vivência da pessoa. Referente à informação, analise as sentenças a seguir: I- Dados com relevância e propósito.
II- Simples observações sobre o estado do mundo.
III- Exige a mediação humana para realizar a transferência.
IV- Frequentemente tácito e de difícil transferência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Ao longo da história, diversos materiais serviram de suporte para a informação e, atualmente, o papel ainda é o mais utilizado. No entanto, a inovação tecnológica pela qual estamos passando fez surgir outras formas de suportes. Sobre os suportes da informação, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O suporte eletrônico, as mídias digitais e os e-books (livros digitais) são uma nova forma de armazenar informação.
	b)
	O papel ainda é o suporte mais usado para armazenar informação, pois existem vastos estoques de livros sendo impressos.
	c)
	Tábuas de argila, papiros e pergaminhos ainda servem para registrar informação de alguma forma.
	d)
	O papiro e o pergaminho não existem mais. Somente através de escritos antigos, têm-se registro desses suportes.
	
4.
	
A pedra, a argila e o papiro foram utilizados como suporte da informação, pois era nessas estruturas que as ideias e as mensagens eram registradas. Como o papiro só era cultivado em regiões quentes, foi necessário descobrir outro suporte para a escrita. Dessa forma, o pergaminho, feito com o couro de carneiros ou cabritos, começou a ser utilizado na Idade Média, sobretudo na Europa. As peles de animais passavam por um processo de lavagem e de preparação para ficarem adequadas para sua utilização, chegando até as informações em suporte virtual. Sobre o papiro, assinale a alternativa CORRETA: 
	a)
	Era um tipo de linguagem que se parece com os idiomas que usamos hoje, variavam de região para região.
	b)
	Era um método que, se comparado aos tempos atuais, se equipara ao alfabeto.
	c)
	Era um material utilizado para tirar o couro para registrar informação.
	d)
	Era uma fibra vegetal que, depois de passar por um processamento, se assemelhava a um papel rudimentar.
	
5.
	
O conhecimento é a informação aplicada que é transformada em um saber, requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Referente ao conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Dados com relevância e propósito.
II- Simples observações sobre o estado do mundo.
III- Exige a mediação humana para realizar a transferência.
IV- Frequentemente tácito e de difícil transferência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	Somente a sentença IV está correta.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	O Brasil foi o terceiro país a implantar um curso de Biblioteconomia no mundo, o primeiro da América do Sul. Esse marco ocorreu em 11 de julho de 1911, por meio do Decreto nº 8.835. A partir dessa data, várias escolas se estabeleceram pelo país. No entanto, a regulamentação da profissão de bibliotecário ocorreu apenas em 1962, através da Lei nº 4.084, que dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício, de 1950, que tinha Laura Garcia Moreno Russo, uma atuante e dinâmica bibliotecária de São Paulo, à frente do movimento. Essa lei determina o exercício da profissão de bibliotecário e suas atividades. Especifica que o exercício da profissão de bibliotecário só é permitido aos "bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as atribuições do bibliotecário:
	a)
	Planejar e executar o trabalho docente, em consonância com o plano curricular da escola e atendendo ao avanço da tecnologia educacional; levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe; definir, operacionalmente, os objetivos do plano curricular, no âmbito de sua sala de aula.
	b)
	O ensino de Biblioteconomia; a fiscalização de estabelecimentos de ensino de Biblioteconomia reconhecidos, equiparados ou em via de equiparação; administração e direção de bibliotecas; a organização e direção dos serviços de documentação; a execução dos serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros raros e preciosos, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência.
	c)
	Equilibrar e permitir o harmonioso funcionamento social, das relações sociais, para que não ocorram prejuízos pessoais ou sociais por conta de condutas inadequadas. Se porventura isso acontecer, as condutas
inadequadas devem ser punidas adequadamente.
	d)
	Encaminhar documentos essenciais para o exercício da cidadania, além de facilitar as relações dos representantes do Estado e das instituições públicas com os cidadãos afetados por suas exigências legais. Desse bom relacionamento, depende o andamento das demandas e, em última instância, a evolução dos indicadores econômicos e o estabelecimento de uma situação de bem-estar social.
	
7.
	
As pessoas, desde os primórdios, sempre tiveram a necessidade de se comunicar e de repassar seu conhecimento aos demais, para sua família ou sua comunidade. O homem primitivo, quando ainda não tinha desenvolvido a linguagem, o fazia por meio das pinturas rupestres. Rupestres são desenhos feitos em paredes de cavernas e rochas, que representavam situações do dia a dia dos homens daquela época, como as caçadas. Desta forma, conseguiam se comunicar ou repassar informações. Sobre os suportes para o registro do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Teve uma época que se misturaram pedra, madeira e pano para dar suporte à informação.
	b)
	Sempre foi o papel o suporte utilizado para o registro do conhecimento e da informação.
	c)
	As peles de animais serviam como capas para cadernos e livros.
	d)
	A pedra, a argila e o papiro foram utilizados como suporte da informação, pois eram nessas estruturas que as ideias e as mensagens eram registradas.
	
8.
	
Com o ocorrido na China, em 105 a.C., e com o uso do alfabeto latino com consoantes e vogais, originário no século VII a.C., foi possível a criação dos tipos móveis pelo alemão Johannes Gutenberg. Esse invento ocorreu no século XV. Sobre o papiro e o papel, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Foi abolido o uso do pergaminho, pois foi descoberto o papel.
	b)
	O ocorrido revolucionou a imprensa, permitindo cópias de livros em tempo menor, e propiciou a disseminação da informação e da cultura para um grande público.
	c)
	Com a descoberta do papel, foi descartado o uso do pergaminho, pois teve-se a consciência de poupar damorte os animais.
	d)
	Usava-se o pergaminho somente para diplomas.
	
9.
	
A necessidade da comunicação humana permitiu a evolução nas formas de expressão antes do domínio da linguagem, assim, o registro do conhecimento passou por suportes diversos até chegar às tecnologias atuais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O papiro foi muito utilizado na Europa como uma alternativa para o uso do papel.
(    ) As bibliotecas surgiram antes mesmo da criação dos livros, armazenando as tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
(    ) O acesso à escrita era permitido a toda a população, não havia privilégios no mundo antigo.
(    ) Atualmente, as tecnologias digitais estão ocupando um grande espaço e mudando a forma de pensar a atuação do profissional bibliotecário. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - F - V.
	
10.
	
Informação é o conteúdo de um determinado documento. Documento é o suporte em que a informação está registrada, é o suporte material de algum registro. Os documentos possuem atributos e particularidades que os diferenciam entre si. Sobre os aspectos físicos e intelectuais dos documentos, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Os físicos dizem respeito ao suporte em que estão dispostos os materiais. Os intelectuais dizem respeito ao nível intelectual de quem o acessa.
	b)
	Os físicos dizem respeito ao material, à forma, à produção, entre outros. Os intelectuais dizem respeito ao objetivo, ao conteúdo e à originalidade.
	c)
	Os físicos dizem respeito ao tipo de papel. Os intelectuais dizem respeito ao foco a que se destina.
	d)
	Os físicos dizem respeito ao tipo de matéria em que a informação está guardada. Os intelectuais dizem respeito a quem produziu a informação.
Parte inferior do formulário
	
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454667) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
9,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em um processo de negociação natural do mercado, devemos avaliar como a dinâmica de mercado determina o preço de equilíbrio. Esta avaliação é realizada por meio da análise das situações extremas: comportamento da procura e da oferta quando o preço de um bem ou serviço estiver bem baixo e comportamento da procura e oferta quando o preço estiver bem alto. Sobre a oferta e a demanda, analise as sentenças a seguir: 
I- Quando os preços forem altos em relação ao preço ideal, os consumidores compram menores quantidades em relação às quantidades que os empresários desejam vender, forçando-os a ofertar seus produtos/serviços em um preço menor.
II- Quando os preços forem muito baixos, os consumidores estão dispostos a comprar maiores quantidades. No entanto, nesse nível de preços, os produtores podem ter pouco estímulo em vender essas quantidades, levando essa condição para um desequilíbrio de mercado.
III- Quando a oferta de um produto ou serviço for maior que a demanda, os empresários procuram aumentar seus preços para que, com isso, alavancar suas vendas.  
IV- Quando a procura de um bem ou serviço for maior que a oferta os empresários procuram diminuir os preços dos produtos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Com as constantes alterações de preços, o consumidor será sempre afetado pelo preço que desembolsará pelo produto. Entretanto, quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	a)
	Uma procura elástica.
	b)
	Uma procura inelástica.
	c)
	Uma oferta elástica.
	d)
	Uma oferta inelástica.
	3.
	A Escola Neoclássica (Marginalista) trouxe à tona a busca por explicar as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis (escassos) para a satisfação de necessidades humanas (ilimitadas), sendo suas contribuições e estudos considerados bastante atuais e utilizados até os dias de hoje. Segundo os economistas da Escola Marginalista, com relação à atitude racional do consumidor, podemos afirmar que ela ocorre quando:
	a)
	Busca maximizar a sua poupança (acúmulo de riqueza), evitando o consumo desnecessário.
	b)
	Convive com uma curva de indiferença mediana, de forma a evitar que toda a renda seja gasta com consumo.
	c)
	Opta pela curva de indiferença mais reduzida que sua renda lhe permitir atingir.
	d)
	Opta pela curva de indiferença mais elevada que sua renda lhe permitir atingir.
	4.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de demanda:
	a)
	Na situação de excesso de demanda, sobram produtos para atender às necessidades dos consumidores.
	b)
	O preço de determinada mercadoria é igual ou pouco acima do preço de equilíbrio.
	c)
	O preço de determinada mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	d)
	O preço de determinada mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	5.
	As relações entre os agentes econômicos, empresas e consumidores ocorrem de várias maneiras. Entretanto, a forma como estas relações estão estruturadas dentro do mercado é analisada relevando-se o número de empresas atuantes. Sendo assim, a respeito da Estrutura de Mercado, analise as sentenças a seguir:
I- A Concorrência Perfeita é uma estrutura de mercado na qual o empresário tem muito poder para fixar os preços de seus produtos. 
II- Na Concorrência Monopolista, costumam ocorrer associações de empresas sob a forma de cartéis. 
III- Nos Oligopólios, não existem fortes barreiras de entrada no setor, ou seja, é relativamente simples abrir novas empresas neste tipo de mercado. 
IV- Nos monopólios, a empresa que atua no setor, normalmente, faz uso de campanhas institucionais para salvaguardar a imagem frente aos consumidores e à sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença IV está correta.
	b)
	Somente a sentença I está correta.
	c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	F - V - F - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - V - F.
	7.
	A curva da oferta de produtos revela que quanto maior for o preço dos produtos vendidos, maior também será a vontade em ofertá-los, ou seja, há uma relação direta entre quantidade oferta e preço dos produtos. Esta é a chamada Lei da Oferta. Sobre as variáveis que constituem a oferta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preço do produto ou serviço não influencia a oferta, pois está relacionado estritamente à quantidade de produtos que será comprada pelos consumidores.
(    ) As matérias-primas utilizadas no processo de produção determinam a quantidadeofertada em função de seus preços.
(    ) Fatores climáticos como um grande volume de chuva não interfere na oferta de produtos, pois as empresas podem proteger-se totalmente destes efeitos.
(    ) A tecnologia empregada na fabricação é importante para a oferta de produtos, uma vez que aumenta o nível de competitividade das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	F - V - V - F.
	8.
	Com relação à lei da oferta e procura, suponha a seguinte situação de mercado: o preço de determinada mercadoria é de R$ 10,00. Em função desse preço, a quantidade procurada é de 650 unidades, já a quantidade ofertada é de 60 unidades. Analise as sentenças a seguir: 
I- A demanda é maior que a oferta. Em função disso, há uma tendência de elevação dos preços. 
II- A capacidade de produção vai dar conta da demanda; portanto, não há tendência de elevação dos preços. 
III- A quantidade procurada ficará igual à capacidade ofertada. Portanto, os preços serão iguais, resultando num equilíbrio de mercado.
IV- Nesta situação, a procura será menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	d)
	Somente a sentença II está correta.
	9.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
	a)
	O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	b)
	O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
	c)
	O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	d)
	Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
	10.
	A Teoria Marginal tem como base o poder da escolha do consumidor. É a utilidade marginal que nos dará a percepção para escolher se continuamos consumindo ou não um determinado bem. A teoria marginalista do consumidor está alicerçada em pelo menos cinco princípios: utilidade percebida, utilidade acumulativa, produtos complementares, comparações racionais e maximização da satisfação. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- A utilidade pode estar sujeita a comparações racionais. No momento de satisfazer uma necessidade específica, o consumidor atribui graus de satisfação relativas em função dos produtos disponíveis e suas preferências.   
II- O consumidor reflete no momento de maximizar sua satisfação. Em razão disso, a decisão de consumir será racional, fazendo com que suas escolhas sejam levadas em consideração.          
III- A utilidade de um produto pode ser percebida. Isso significa que todo produto ou serviço, por melhor que seja, possui um limite. No momento de consumir unidades adicionais, o grau de satisfação total vai acumulando até chegar a saturação. 
IV- A utilidade total de um produto ou serviço é acumulativa. Isso quer dizer que a satisfação pode ser mensurada em termos relativos para cada consumidor. O consumidor percebe um grau subjetivo de utilidade em cada produto ou serviço.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	Somente a sentença I está correta.
Parte inferior do formulário
		Disciplina:
	
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454670) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os assuntos econômicos têm implicações no dia a dia das famílias, dos empregados, das empresas e de qualquer pessoa que interatua no mercado. Assim, mesmo que elas não gostem de falar, são impactadas pelos acontecimentos econômicos. Nesse sentido, sobre o significado de fazer economia, analise as sentenças a seguir:
I- Administrar bem os recursos pessoais finitos, otimizando os gastos; desta maneira evita-se desperdícios.
II- Desenvolver ações feitas pelos seres humanos, visando criar as condições materiais para se viver com luxo e sem preocupações.
III- Mesmo que as pessoas sem emprego interatuam nas atividades econômicas, porquanto, para viver, elas precisam consumir alimentos, que de alguma maneira foram adquiridos no mercado.
IV- Estudar as diferentes formas pelas quais a sociedade se organiza para produzir, distribuir e consumir bens e serviços para suprir as necessidades da população, e assim manter a dinâmica da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	A organização das atividades econômicas acontece de diferentes maneiras, conforme a orientação político-econômica da cada território. Embora os países tenham assumido uma organização mista e própria, assume-se como exemplo os extremos das economias de mercado e das economias centralmente planificadas. Com relação ao funcionamento de uma economia de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	No mercado de fatores de produção, as empresas disponibilizam a força de trabalho produzindo o fluxo real das economias capitalistas.
	b)
	As famílias são responsáveis por unir os bens de capital e produzir mercadorias e serviços considerados úteis e necessários para o conjunto da sociedade.
	c)
	No fluxo monetário estão presentes os pagamentos dos bens e serviços pelas empresas, bem como a remuneração dos fatores de produção pelas famílias e indivíduos.
	d)
	Uma parte do fluxo real da economia refere-se à demanda das empresas por trabalho no mercado de fatores de produção e à demanda pelas famílias de bens e serviços.
	3.
	A economia é uma ciência social que procura, fundamentalmente, relacionar a produção dos bens e serviços com a satisfação das necessidades de uma coletividade. Por isso, também podemos entender os estudos econômicos por "Ciência da Escassez". A respeito da Economia, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Considera que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.
	b)
	Entende como escassos os bens e os serviços destinados ao consumo da população.
	c)
	Procura entender exclusivamente os motivos da escassez de renda nos países pobres.
	d)
	Entende como escassos os investimentos públicos voltados à geração de empregos para todos.
	4.
	O conceito de "bem" pode ser definido como tudo aquilo que permite satisfazer as necessidades humanas. Em economia, os bens podem ser classificados em bens livres e bens econômicos. Os bens econômicos são caracterizados pelo esforço humano em tê-los, possuem como característica o preço e são geralmente escassos. Alem disso, podem ser classificados em bens materiais e bens imateriais. Com relação a esta classificação dos bens econômicos, analise as afirmativas a seguir: 
I- Bens imateriais são bens que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano. 
II- Bens materiais são bens tangíveis, ou seja, a eles podem ser atribuídos, por exemplo, peso ou altura. Podem ainda ser classificados como de consumo e de capital.      
III- Bens imateriais são intangíveis, ou seja, não podem ser tocados, nem medidos. Estes bens também não podem ser estocados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos. Uma das vantagens da existência do mercado é que,quanto mais consumidores, maior será a necessidade de produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los. De outro lado, uma das desvantagens é que:
	a)
	Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa, assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
	b)
	A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades; logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.
	c)
	A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.
	d)
	As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem poupar.
	6.
	O Fluxo Circular de Renda utiliza-se para inter-relacionar os diferentes agentes econômicos. Na inter-relação de fluxo monetário, as famílias e as empresas fazem a troca de bens e serviços por meio do dinheiro. Analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se que as empresas sejam as proprietárias dos recursos produtivos.
II- As famílias pagam remunerações às empresas pelo uso dos recursos produtivos.
III- As empresas pautam seus investimentos em função das decisões de gastos do governo.
IV- As relações entre empresas e famílias ocorrem no mercado, no qual se configura o processo de compra e venda de bens e serviços, bem como de recursos produtivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	Somente a sentença IV está correta.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Na atividade econômica há os agentes econômicos, que são: as empresas, as famílias (os consumidores), o Estado e o resto do mundo. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As Empresas: o processo de decisões se dá sob o padrão de comportamento, os desejos e as necessidades básicas do outro agente: as famílias.
(    ) As Famílias têm o papel de consumidor, assim, ao adquirir uma mercadoria (bem ou serviço), está referendando sua decisão de compra. Funciona como um voto a favor de uma determinada mercadoria cuja produção depende do empresário.
(    ) O Mercado é o local físico, ou não, onde há o processo de compra e venda, em que o comprador adquire os direitos de consumir um produto em troca de dinheiro, fixando um preço à mercadoria trocada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V.
	b)
	F - F - V.
	c)
	F - V - F.
	d)
	V - F - F.
	8.
	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
	b)
	A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	c)
	As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
	d)
	O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	9.
	O governo é um importante agente econômico. Ele desempenha um papel fundamental na economia de qualquer nação. Este papel é ainda mais importante em sociedades capitalistas em que o Estado emerge justamente para melhorar a relação entre os demais agentes macroeconômicos, ou seja, na relação entre empresários e consumidores. Com relação ao papel do governo na economia, analise as sentenças a seguir: 
I- O governo concentra-se nas atividades de supervisão, regulação, oferta de bens públicos e distribuição de riquezas.  
II- O governo pode combater as desigualdades na distribuição das rendas e riquezas do país. Uma maneira de atuar, nesse sentido, é transferir renda para a camada da população mais favorecida economicamente, ou seja, com mais recursos financeiros.        
III- O governo pode ofertar bens e serviços com dinheiro público. Um exemplo disso é a oferta, pelo Estado, de saúde, educação e segurança pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	Somente a sentença III está correta.
	c)
	Somente a sentença I está correta.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	
10.
	
A economia é uma ciência social que procura resolver, fundamentalmente, três problemas principais: o quê/quanto produzir, como produzir, para quem produzir. Desta forma, o estudo da Economia tende a ser visto como uma ciência da escassez, pois procura administrar o uso de recursos considerados escassos frente a necessidades ilimitadas da sociedade. Sobre as necessidades humanas no âmbito da Economia, podemos considerá-las como:
	a)
	Limitadas e exclusivamente materiais, pois podem ser plenamente atendidas pelo sistema produtivo, desde que ele esteja bem organizado.
	b)
	Ilimitadas, pois elas se renovam com o tempo, uma vez que o ser humano sempre busca melhorar sua condição material.
	c)
	Ilimitadas, pois os gastos financeiros com consumo podem crescer indefinidamente.
	d)
	Limitadas, pois os seres humanos sempre chegam a um nível de saciedade, no qual tende a cessar seu consumo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando