Buscar

Resumo do Texto Conhecendo a Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do Texto: Conhecendo a Sociedade¹
Autor: Nelson DacioTomazi
Estudar Sociologia é ter como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas, e indicar algumas pistas sobre o rumo das mudanças.
A Sociologia investiga os problemas que afetam nosso cotidiano, evidenciando a estreita relação entre as questões individuais e as questões sociais, ou seja, das relações pessoais aos grandes conflitos mundiais de modo sistemático e consistente. Por meio da Sociologia, obtemos um conhecimento científico sobre a realidade social e o desenvolvimento da nossa capacidade crítica de analisar experiências cotidianas e estabelecer relações entre elas e de situações mais amplas que nos condicionam e nos limitam, mas que também pode explicar o que acontece em nossa vida.
A produção social do conhecimento surge por meio das formas das relações e das organizações sociais entre indivíduos em grupos ou camadas sociais. Essas relações envolvem ideias, normas, valores, costumes e tradições, que juntos, permitem compreender porque as sociedades podem ser tão diferentes umas das outras. E a Sociologia é uma dessas formas de conhecimento, resultado das condições sociais, econômicas e políticas do tempo em que se desenvolveu. Ela nasceu da necessidade de entender as transformações que ocorreram nas sociedades ocidentais entre o século XVI e o início do século XIX, decorrentes da emergência e do desenvolvimento do capitalismo.
Pensadores como o Conde de Saint-Simon (176-1825), Auguste Comte (1798-1857) e Karl Marx (1818-1883) foram teóricos formadores das bases sobre as quais a Sociologia viria a se definir como ciência. Esses estudiosos, dialogavam com a sociedade por meio de pesquisas e reflexões procurando ultrapassar o senso-comum de conceitos e teorias que a maioria das pessoas não questionavam. 
¹Livro: VIEIRA, Evaldo. Sociologia da educação: reproduzir e transformar. São Paulo: FTD, 1994. cap. I. p. 12-15.

Outros materiais