Buscar

Plano de aula 2 Mandado de Injunção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Prática Cível V 
Prof (a): Carina Catia Bastos de Senna
Acadêmico: Thiago Sampaio Costa Mat: 20130141898-6
PLANO DE AULA 2 – MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 
(10 linhas)
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS do Município Y, Pessoa Jurídica de Direito Privado, inscrita no CNPJ sob o nº..., com sede a Rua..., nº..., bairro..., Município Y, São Paulo, CEP..., representado por seu Presidente CAIO, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., CPF nº..., RG nº..., residente e domiciliado à Rua..., nº..., bairro..., Cidade..., Estado..., CEP..., endereço eletrônico..., por intermédio do advogado constituído conforme procuração anexa, com endereço profissional Rua..., nº..., bairro..., Cidade..., Estado..., CEP..., endereço eletrônico..., para onde deverão ser encaminhadas as comunicações processuais, para fins do artigo 77, V, do Código de Processo Civil, vem perante Vossa Excelência, com fundamento no artigo 5º, LXXI, da Constituição Federal e Lei 13.300/2016, impetrar,
MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO
contra ato omisso em do PREFEITO MUNICIPAL DO MUNICIPIO Y, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade nº, inscrito no CPF nº, residente e domiciliado a Rua, nº, bairro, Município Y , Estado de São Paulo , pelos fatos e fundamentos que passa expor.
CABIMENTO
De acordo com o art. 5º, LXXI da Constituição Federal de 1988, caberá mandado de injunção sempre que não houver norma regulamentadora que torne inviável o exercício 
dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à cidadani. No caso concreto há ausência de lei complementar municipal regulamentadora do direito previsto na Constituição Estadual (art. 126, § 4º, III), o que torna inviável o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais, que laboram em condições especiais que prejudicam a saúde ou integridade física (atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas), razão pela qual o mandado de injunção coletivo é o instrumento adequado à satisfação da pretensão veiculada.
LEGITIMIDADE ATIVA
O artigo 12, inciso III da Lei 13.300/16 autoriza a organização sindical legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos 1 (um) ano, para assegurar o exercício de direitos, liberdades e prerrogativas em favor da totalidade ou de parte de seus filiados, na forma de seus estatutos e desde que pertinentes as suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial.
DOS FATOS
Teresa é funcionária do município de Y, Estado de São Paulo, e exerce, há 16 anos, atividade profissional em estação de tratamento de esgoto, submetendo-se à exposição constante a agentes nocivos à saúde. Recebe, assim como todos aqueles que trabalham nesta função, adicional por insalubridade. Caio presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Município Y, afirma que segundo a lei orgânica do município, compete ao prefeito apresentar proposta de Lei Complementar para regular o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais, efetivando-se, assim, o direito previsto na constituição estadual a tal benefício.
FUNDAMENTAÇÃO
O Prefeito do Município tem autonomia para legislar sobre a aposentadoria especial de seus servidores no exercício da competência supletiva (art. 24, § 3º c/C art. 30, II, da Constituição Federal). A competência legislativa das pessoas políticas para editar normas sobre previdência social, em especial acerca do regime jurídico dos seus servidores públicos, é concorrente (artigo 24, XII da CF), de modo que ausente norma de caráter geral expedida pela União, haverá competência plena do Chefe do Executivo local para a propositura da lei, sem prejuízo, é claro, da superveniência de Lei Federal a respeito (§ 4º, artigo 24 da CF). Vale salientar que o impetrado incide em mora, não restando outra alternativa a não ser buscar a tutela jurisdicional para a aplicação analógica àqueles que laboraram por 15, 20 ou 25 anos conforme estabelecido no artigo 57 da LBPS de 8213/91
DO PEDIDOS
Diante do exposto , requer: 
a) a notificação da autoridade coatora para prestar informações; 
b) Intimação do Representante Judicial da pessoa jurídica interessada:
c) intimação do Ministério Público; 
d) Procedência do “mandamus”;
e) Reconhecimento da mora legislativa, fixando prazo para regulamentação;
f) Não sendo regulamentado, deferir a procedência do pedido para declarar a omissão normativa e aplicação analógica do artigo 57 parágrafo 1º da Lei nº 8.213/ 91, para todos os filiados da impetrante. 
PROVAS
Requer a juntada dos documentos anexos na exordial.
 
IV. DO VALOR DA CAUSA 
 	 Dá -se a causa o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para fins procedimentais
Nestes Termos 
Pede Deferimento
Belém-PA, 30 de Setembro de 2017
ADVOGADO OAB N°
Ass: ___________________

Outros materiais