Buscar

Plano de aula 3 Mandado de Segurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Prática Cível V 
Prof (a): Carina Catia Bastos de Senna
Acadêmico: Thiago Sampaio Costa Mat: 20130141898-6
PLANO DE AULA 3 – MANDADO DE SEGURANÇA
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO _____________.
(10 linhas)
MARIA SOUZA, (nacionalidade), (estado civil), professora, portador da carteira de identidade nº, inscrito no CPF/MF sob o nº, residente e domiciliado na Rua nº, (bairro), (cidade), (UF), CEP, endereço eletrônico, vem por meio de seu advogado com endereço profissional na Rua , n°, (bairro), (cidade), (UF), CEP , endereço eletrônico, onde recebe notificações, conforme Artigo 106, I do Código de Processo Civil, com base no artigo 5º LXIX da Constituição Federal, na lei 12.016/09 vem respeitosamente a Vossa Excelência impetrar:
 MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR
Pelo rito especial, contra ato do Relator da Universidade Federal de ___, com endereço na Rua, nº ___, (bairro), (cidade), (UF), CEP, endereço eletrônico, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA (Artigo 5º LXXIV, Lei 1.060/50 e Artigo 98 CPC).
Com fundamento do artigo 5º, LXXIV, a autora declara que não possui condições de arcar com as custas e despesas processuais sem prejuízo de seu sustento e de sua família, devido sua demissão e por consequente desemprego. Requer a Vossa Excelência o benefício da gratuidade de justiça, conforme lei 1.060/50 e artigo 98 do Código de Processo Civil.
DOS FATOS
Marcos Silva, aluno de uma Universidade Federal, autarquia federal, inconformado com a nota que lhe fora atribuída em uma disciplina do curso de graduação, abordou a professora Maria Souza, servidora pública federal, com um canivete em punho e, em meio a ameaças, exigiu que ela modificasse sua nota.
Nesse instante, a professora, com o propósito de repelir a iminente agressão, conseguiu desarmar e derrubar o aluno, que, na queda, quebrou um braço.
Diante do ocorrido, foi instaurado Processo Administrativo Disciplinar (PAD), para apurar eventual responsabilidade da professora. Ao mesmo tempo, a professora foi denunciada pelo crime de lesão corporal.
Na esfera criminal, a professora foi absolvida, vez que restou provado ter agido em legítima defesa, em decisão que transitou em julgado. O processo administrativo, entretanto, prosseguiu, sem a citação da servidora, pois a Comissão nomeada entendeu que a professora já tomara ciência da instauração do procedimento por meio da imprensa e de outros servidores. Ao final, a Comissão apresentou relatório pugnando pela condenação da servidora à pena de demissão.
O PAD foi encaminhado à autoridade competente para a decisão final, que, sob o fundamento de vinculação ao parecer emitido pela Comissão, aplicou a pena de demissão à servidora, afirmando, ainda, que a esfera administrativa é autônoma em relação à criminal. Em 10/04/2015, a servidora foi cientificada de sua demissão, por meio de publicação em Diário Oficial, ocasião em que foi afastada de suas funções.
DOS FUNDAMENTOS
 DA CONCESSÃO DE MEDIDA LIMINAR
Presentes os requisitos legais, conforme artigo 5º LXIX, o Mandado de Segurança será concedido para proteger direito líquido e certo, sempre que haja ilegalidade ou com abuso de poder por parte de autoridade.
Verifica-se presente o “fumus boni iuris” ante a incontestável necessidade de notificação da autora para defesa em Processo Administrativo Judicial, em virtude do cumprimento do preceito Constitucional contido no artigo 5º LV e artigo 22 da Lei 8.112/90. Corroborada com o fato da autora já ter sido absolvida em esfera criminal, em virtude da excludente de ilicitude em razão da legítima defesa, o que também afasta a demissão em PAD, por força do artigo 132, VII da lei 8.112/90.
Já o “periculum in mora”, se verifica em razão da séria dificuldade financeira passada pela autora, que perdeu como a demissão sua fonte de renda.
 DO CABIMENTO DO MANDADO DE SEGURANÇA – ARTIGO 5º LXIX CF E ARTIGO 1º DA LEI 12.016/09 E TEMPESTIVIDADE.
Conforme o artigo 5º LXIX da Constituição Federal da República Federativa do Brasil e do artigo 1º da lei 12.016/2009 será concedido o Mandado de Segurança para proteger direito líquido e certo, sempre que ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física sofrer violação por parte de autoridade, dentro do prazo de 120 da publicação do cometido pela autoridade que ocorreu no dia 11/01/2017.
No caso concreto houve violação do direito do autor, pois há nulidade do PAD na sua origem por falta de citação da autora, ferindo o devido processo legal, o que comprometeu a ampla defesa e contraditório do autor conforme art. 52, LXIX da CF/88, além da absolvição na esfera criminal que também afasta a demissão em PAD.
FUNDAMENTAÇÃO
Primeiro ponto irregular, foi a abertura do PAD (Processo Adminsitrativo Disciplinar) em desfavor da Servidora Pública Federal, sem a devida citação o que fere o principio do devido processo legal previsto no art. 5°, LV e LVI da CF/88, o qual comprometeu a ampla defesa e contraditório, previsto no art 161, §1° da lei 8112/90 e causou dano proveniente da insegurança jurídica por desobediência aos princípios e normas previstas no art. 2°, incisos VIII e IX da Lei 9784/99. E mesmo com todas as evidências dos atos viciados, o processo administrativo prosseguiu sem a devida citação e posteriormente foi resolvido pela condenação da autora à pena de demissão pela Comissão Disciplinar em seu relatório, cuja pena foi aplicada pela autoridade competente.
Por último, o deferimento e ratificação da pena de demissão vinculado ao parecer emitido pela Comissão Disciplinar, afirma que a esfera administrativa é autonôma em relação a criminal. Sendo que concomitantemente, a autora havia sido denunciada pelo crime de lesão corporal na esfera criminal, porém, foi absolvida, pois foi provado ter agido em legítima defesa, em decisão transitada em julgado. Com base no art 126 da Lei 8112/90 e art. 65 do CPP, afirma que a responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria, motivo que torna ilegal a demissão da autora pelo PAD com base nos fatos narrados.
DOS PEDIDOS
Diante do exposto , requer: 
a) Notificação da autoridade coatora.
b) Concessão da liminar para suspensão dos efeitos da decisão;
c) Intimação do órgão de representação judicial do ente Público.
d) Intimação do Ministério Público para emitir parecer no prazo de 10 dias; 
e) Concessão do madado de segurança para anular o processo administrativo disciplinar e reintegrar a impetrante definitvamente.
f) Condenação em custas processuais; 
PROVAS
Requer a juntada dos documentos anexos que instruem a inicial.
 
IV. DO VALOR DA CAUSA 
 	 Dá -se a causa o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para fins procedimentais
Nestes Termos 
Pede Deferimento
Belém-PA, 22 de fevereiro de 2017
ADVOGADO OAB N°
Ass: ___________________

Outros materiais